Estruturas de Controle da Programação orientada à Objetos!

Existem diversas estruturas que ajudam a controlar a programação, sendo voltadas a utilidade do objeto.

Autor: Redação Impacta

Antes de tudo, é importante entender claramente o que são estruturas de controle, quais seus usos e como elas podem ser úteis no contexto de uma programação orientada à objetos.

Uma Estrutura de Controle é um bloco de programação que analisa variáveis e escolhe uma direção para seguir baseado nos parâmetros pré-definidos.

O termo controle de fluxo define bem a sua função: sendo nada mais do que o processo básico de tomada de decisão das máquinas, o controle de fluxo determina como um software ou uma aplicação responderá diante de certas condições e parâmetros.

Uma vez compreendida sua função na programação, podemos chegar à conclusão de que, independentemente do projeto, a maneira como planejamos e executamos sempre segue uma estrutura de controle. E estruturas de controle têm basicamente dois tipos:

  • Estruturas de Controle Condicional (Conditional Control Structure)
  • Estruturas de Repetição (Loops Control Structure)

Estruturas de Controle Condicional utilizam os subconjuntos de frases “if/then” e “switch/case” e são simples de entender. Basta lê-las como uma estrutura gramatical condicional simples. Por exemplo, se estiver executando uma programação com uma frase como “if this statement is true, then perform the action, otherwise, do another action” (traduzindo: “se essa sentença for verdadeira, então execute a ação, caso contrário, execute outra ação”).

<?php

if (condition) {

// Take on action

} else {

// Take another action

}

?>

Claro que a programação é um pouco mais complexa que isso, mas dá para entender claramente a essência da sentença ao seguir as sentenças que indicam ação sob a estrutura condicional da programação. Há muitas sentenças que podem ser escritas e estruturas de programação que podem ser executadas com “if/then”.

Já o uso das sentenças com “switch/case” acontecem de modo diferente. Essas linhas ditam qual ação deve ser tomada. Após cada sentença, uma ordem “break” é dada para “quebrar” o curso das ações durante a programação.

<?php

switch (condition) {

case ‘value’:

// do action

break;

case ‘another value’:

// do a different action

break;

default:

// perform a default action

break;

}

?>

Estruturas de Repetição mediam a repetição de um comando, controlando quantas vezes a instrução vai repetir. Exemplo:

<?php

                for( $i = 1; $i <= 10; $i++ ){

                               echo “2 x $i =”.(2*$i).”<br/>”;

                }

?>

Há vários exemplo de sentenças com loop onde “while loop” é usado para repetir um comando. Como um comando “if”, se o fator condicionante for verdadeiro, então a ação é executada imediatamente.

Também há o “for loop”, usado mais com para processar listas, como um grupo grande de números. Embora seja similar ao “while loop”, a diferença básica é que o teste é condicionado no fim da programação e não no início.

Essas são informações básicas com que um programador deve estar familiarizado antes de executar tarefas usando programação orientada a objetos. Mas como a programação orientada a objetos funciona com estruturas de controle?

  • Essas funções são pré-requisitos para programar um overlay no WordPress, por exemplo.
  • Essas sentenças são vitais no entendimento da execução de qualquer programação, principalmente das funções da programação orientada a objetos, que é uma introdução ao design de sistemas de software modulares e reutilizáveis, de fácil entendimento, manutenção e preparados para desenvolvimento.

Em suma, esses são os princípios básicos da programação orientada a objetos sob estruturas de controle. Portanto, conhecê-los melhor é a chave para executá-los cada vez melhor em suas programações.

Colaborou neste artigo: Wilson Divino, programador júnior no Grupo Impacta.

Curtiu o post? Deixe seu comentário nos contando se o conteúdo foi relevante para você ou caso tenha ficado alguma dúvida!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!