Gamificação: a evolução do mercado digital
Saiba o que é a gamificação, como ela funciona e os benefícios que ela pode trazer para você ganhar e engajar seus clientes e usuários.
Autor: Redação Impacta
Quando você lê o termo gamificação, o que passa pela sua mente?
Posso apostar que você pensou em games, e a ideia é exatamente essa! Por isso, por mais que a palavra pareça estranha à primeira vista, com certeza, mesmo que intuitivamente, você tem alguma noção do que ela significa.
No post de hoje você vai entender, de fato, o que é a gamificação, como ela funciona e os benefícios que ela pode trazer. Confira!
Mas, afinal, o que é gamificação?
De forma bastante simples, podemos dizer que gamificação é o uso de elementos de jogos usados em contextos que não são propriamente do mercado de games, como no design e desenvolvimento de aplicações, por exemplo.
Quem nunca propôs a brincadeira “vaca amarela” para uma criança em uma situação em que fosse necessário silêncio? Ou, ainda, quem nunca brincou de pular as rachaduras do chão para a volta para a casa ficar mais divertida? Basicamente, gamificação é isso!
É aplicar dinâmicas e mecânicas de jogos em situações diversas, para estimular e engajar pessoas em algum tipo de função.
Por mais que esse termo pareça bastante moderno, a ideia de levar métodos motivacionais dos jogos para outros ambientes surgiu na década de 1970. Porém, hoje as técnicas de gamificalção estão muito mais apuradas, a base é bem acessível e dá muito certo por um motivo bastante simples: as pessoas gostam de jogar! Jogando nós nos sentimos empolgados e motivados!
Como funciona a gamificação?
Atualmente, é muito difícil manter uma pessoa focada em alguma coisa. Principalmente no mundo virtual, onde a oferta de entretenimento e informação é enorme e, se não houver um “algo a mais”, a atividade que está sendo feita rapidamente deixa de ser interessante.
A gamificação funciona como este “algo mais” que faz com que a pessoa permaneça focada e entretida em determinada atividade. As estratégias mais utilizadas são as baseadas em recompensas, como medalhas, placar de líderes, troféus e etc.
Para entender como a gamificação pode ser ampla e aplicada em vários contextos é necessário conhecer alguns princípios
O preceito básico é motivar o usuário, fazendo com que ele encontre um sentido extra na tarefa que está executando e se sinta estimulado a fazer melhor.
Nada é mais estimulante do que saber que você será recompensado por executar bem determinada tarefa, e é exatamente nesse ponto que a gamificação faz sentido!
Mas, para ser eficaz, o sistema deve apresentar características como:
- ser divertido;
- conter objetivos claros;
- incentivar interações;
- estimular a competição saudável;
- levar em conta o aprendizado;
- pensar na expressão particular de cada participante;e
- ser desafiador.
Quais são os benefícios?
A essa altura, você já deve ter percebido que a gamificação pode ser aplicada em diferentes segmentos como empresas, marketing e vendas, educação corporativa, treinamentos, recursos humanos, gestão de pessoas, gerenciamento de tarefas, programas de fidelidade e etc.
Portanto, um dos maiores benefícios da gamificação é a amplitude do seu alcance.
Outro benefício é o engajamento dos participantes. Como o objetivo é fazer com que as pessoas se divirtam e se sintam estimuladas a fazer as tarefas que elas já têm que fazer, elas acabam fazendo da melhor forma!
Isso aumenta o interesse pela atividade e estimula novos aprendizados. Com os colaboradores incentivados, a empresa ou organização que adota esse sistema passa a ter previsões efetivas de sucesso.
Qual o futuro da gamificação?
Hoje em dia o mercado já entendeu que é muito mais lucrativo engajar consumidores utilizando programas eletrônicos do que com programas de pontos que viram prêmios, como milhagens, por exemplo. Por isso, a tendência é que os sistemas de gamificação fiquem cada vez mais tecnológicos e insiram o usuário no mundo virtual.
Um bom exemplo disso é o aplicativo de localização social Foursquare, que induz o usuário a ir várias vezes a um mesmo estabelecimento para virar “prefeito” do local e ganhar descontos em seus produtos.
Levando em consideração as vantagens do uso desse sistema – um perfil de consumidor cada vez mais propício e as possibilidades tecnológicas – é possível imaginar um panorama bem favorável para o mercado da gamificação.
Em suma, gamificação é coisa séria! A implantação desse sistema, seja para arrebanhar mais clientes ou para motivar funcionários, tem sido cada vez mais interessante, afinal, ganhar benefícios reais divertindo-se como no videogame é bem mais legal do que passar de fase!
Ainda tem dúvidas sobre a estratégia de gamificação? Deixe um comentário e confira também o nosso artigo com tudo que você precisa saber para desenvolver games para crianças!
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