faceboook

Evento IT Forum+ reúne CIOs para debater o amanhã!

Cultura de dados e data driven foram os assuntos mais abordados no IT Forum+ 2018 para mudar a forma de se fazer negócios no futuro. Veja as tendências!(...)

Autor: Bruno Saes

Em meio a termos como Inteligência Artificial, Blockchain e Transformação Digital, os Dados – e a capacidade de aproveitá-los com inteligência para gerar valor – foram o grande assunto do IT Forum+ 2018, evento que reuniu os CIOs das maiores empresas do país na Praia do Forte, Bahia, entre os dias 16 e 19 de agosto.
Os participantes puderam acompanhar palestras, workshops e muito conteúdo de alto nível sobre as novas maneiras de se fazer negócios e, repetindo o que indicam pesquisas e análises de mercado, a grande prioridade das empresas é a necessidade de implementar inteligência de negócios para lidar com as imensas quantidades de dados gerados na era digital.

Vamos apresentar aqui as tendências e temas mais tratados durante o encontro que teve o tema “A história do amanhã”, abordando ainda a participação do Grupo Impacta como patrocinador e pioneiro na qualificação de profissionais em BI e Big Data. Continue lendo e confira tudo!

Cultura de Dados: análise, inteligência e profissionais

Em pesquisa realizada em 2017, a Gartner elencou as prioridades de centenas de CIOs em todo o mundo, servindo como um indicador do atual cenário das empresas que passam pela transformação digital. Veja as 5 primeiras:

  1. BI/Analytics – 36%
  2. Cloud Serviços /Soluções – 25%
  3. Infraestrutura e data center – 23%
  4. Planejamento de recursos de empresas – 20%
  5. Segurança da informação – 17%
    Digitalização e Marketing Digital – 17%

Podemos ver que as três primeiras posições estão diretamente relacionadas a dados (sem falar das três seguintes, que também estão de certa forma ligadas a capacidade de análise):

  • BI/Analytics: saber analisar dados com inteligência para dar suporte na tomada de decisões e crescer de forma escalável;
  • Soluções e serviços em nuvem: criar novas formas para suportar e compartilhar informações e arquivos de forma rápida e acessível;
  • Infraestrutura e data center: como armazenar grandes quantidades dados e dar viabilidade a projetos.

Não é à toa que análise de dados e business intelligence foram temas centrais de palestras e encontros durante os dias de Fórum.
O presidente da Qlik, Marcelo Rezende, por exemplo, abordou justamente as grandes quantidades de dados disponíveis em sua palestra. “Antes, falávamos de petabytes, depois exabytes e hoje já são zetabytes.  Até 2020, serão entre 35 e 40 zetabytes de dados criados na internet”, disse.
Em tempo, 1 Zettabyte = 1 trilhão de Gigabytes. Isso mesmo, serão 40 trilhões de Gigabytes.
Mas a questão maior não é a quantidade que podemos capturar, mas sim o que fazer com tanta informação disponível. De nada ter milhões de bytes e não saber como utilizá-los para gerar valor para sua empresa. É aí que entram os temas mais abordados no IT Fórum+, vamos explicar um pouco sobre cada um deles.

Economia analítica

Como ler corretamente o que os dados nos contam? Como ter insights com essas informações em volume, velocidade e variedades tão grandes?
Essas são algumas perguntas que as empresas precisam responder para dar sentido e tirar valor do Big Data, entrando assim na economia analítica. Segundo Rezende, ainda em palestra da Qlik, é possível listar 5 pontos de atenção para implementar no seu negócio:

  1. API’s abertas: necessárias para conseguir “conversar” com qualquer plataforma
  2. Governança: todos têm acesso aos dados. Mas quem pode acessar o quê?
  3. Ambiente híbrido: dados disponíveis em qualquer base, sejam ambientes cloud, físicos ou híbridos
  4. Escalabilidade: plataforma capaz de crescer com as demandas. Expansão pode ser programada, sem gerar surpresas de custos
  5. Modelo associativo: tecnologia capaz de relacionar os dados de diversas formas e sem precisar de organização prévia.

Data-driven

Data-driven nada mais é do que tomar decisões e gerar ideias com base na análise das informações coletadas sobre seu cliente. A prática é a base de tendências como machine learning e marketing preditivo. Trata-se do uso de dados para gerar mais conhecimento para seu negócio.
Muitas das empresas de sucesso na era da transformação digital tem isso no core, aproveitando para personalizar ações e alcançar a satisfação de seus clientes como muitas companhias tradicionais não conseguiam.

Data Literacy

Os dois pontos anteriores não serão possíveis sem esse. Afinal, Data Literacy é a capacidade de ler, trabalhar, analisar e argumentar utilizando os dados coletados. Um empresa não conseguirá implementar uma cultura de dados sem pessoas – principalmente gestores – que sejam “fluentes em dados” para liderar isso.

É por isso que o grande desafio das empresas é a de encontrar profissionais especializados e fazer o que Marcelo Rezende chama de “Alfabetização de dados”. Ou seja, oferecer a todos a capacitação necessária para lidar com dados, podendo utilizar qualquer ferramenta de BI e indo do iniciante ao avançado.

Capacitação para a era de dados

Por tudo que falamos nesse artigo, já deu para perceber que profissionais com a capacidade de ler corretamente e tomar decisões baseadas em dados serão cada vez valorizados no mercado de trabalho. Afinal, a prática já é comprovada que traz resultados e aumenta a competitividade de empresas.
O Grupo Impacta já sabia disso. Não à toa, lançou há mais de 10 anos a primeira turma de Pós-graduação em Big Data e Business Intelligence na Faculdade Impacta e vem sempre gerando novas opções de treinamentos, graduações e MBAs na área de tecnologia e inovação.
Atuando como patrocinadora do jantar e show de encerramento do IT Fórum+ 2018, a Impacta ainda sorteou uma bolsa de estudos para justamente oferecer formação de qualidade para esse profissional tão em alta.
E você já está preparado para lidar com dados e fazer a transformação digital na sua empresa? Não perca a oportunidade de aprender mais no TDS 2018, conheça e garanta seu lugar:

1200x628-facebook-transform-digital-summit-2018-2

Inscreva-se ainda no primeiro lote!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!