faceboook

Entenda o que são e como funcionam os Fab Labs

Criados em 2001 na universidade do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos), os Fab Labs fazem parte da Fab Foundation, um modelo (...)

Autor: Rogério Ramalho

Nos últimos anos, a nossa sociedade se modificou bastante e tem se tornado cada vez mais digital. Não saímos de casa sem os nossos celulares, utilizamos diferentes aplicativos para estudar, conversar, pedir comida ou solicitar um carro particular. Enfim, vivemos em um mundo cada vez mais online e utilizamos as ferramentas disponíveis em nossas rotinas.
Muitas dessas soluções, tão úteis em nosso dia a dia, surgiram a partir de experiências negativas ou devido à ausência de um determinado serviço, por exemplo. Dessa forma, aparecem as melhores ferramentas para que a nossa sociedade siga evoluindo constantemente. Para garantir que mais ideias continuem surgindo, existem alguns mecanismos de incentivo, como é o caso dos Fab Labs.
Quer saber mais sobre esse modelo que vem se tornando uma febre em todo o mundo e ajudando a nossa sociedade a evoluir? Então, é só continuar a leitura para entender o que são os Fab Labs, a função desses laboratórios, como eles impactam a sociedade e o que você precisa fazer para poder utilizar um deles. Confira!

O que são os Fab Labs?

Criados em 2001 na universidade do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos), os Fab Labs fazem parte da Fab Foundation, um modelo de laboratório criado para incentivar a troca de informações e conhecimentos.
Na prática, são laboratórios abertos ao público para que a comunidade possa participar, contribuir e aprender com ferramentas tecnológicas que estão disponíveis no mercado, mas dificilmente podem ser utilizadas por um cidadão comum — como uma impressora 3D ou uma cortadora a laser.
No total, são mais de 450 sedes dos laboratórios espalhadas em diversas cidades pelo mundo, todas com acesso gratuito para que a população em geral e, principalmente, estudantes e professores, possam ter contato com as ferramentas mais modernas.
A proposta é incentivar a criação de novas ideias, conceitos e produtos dentro desses espaços, montando um ambiente inclusivo para que qualquer pessoa que tenha interesse possa participar.

Qual é a função desses laboratórios e como eles impactam a sociedade?

A principal função dos Fab Labs é oferecer acessibilidade e, portanto, mais igualdade em nossa sociedade. Isso porque os espaços foram pensados para que o maior número de pessoas possa ter acesso facilitado às inovações e ferramentas tecnológicas. Afinal, é a partir de experiências individuais que muitas ideias e projetos acabam se tornando importantes para a nossa sociedade.
Outro objetivo é incentivar a cultura de “colocar a mão na massa”, ou seja, fazer com que mais pessoas se interessem pelo desenvolvimento de produtos, serviços e ações — desde uma prótese para membros superiores do corpo humano até uma cadeira ou um abajur.
Utilizando os recursos tecnológicos do universo da robótica e eletrônica e contando com o auxílio de técnicas mais rudimentares, como marcenaria e artesanato, novos produtos e até novos negócios podem surgir. Afinal, a ideia é oferecer um ambiente inclusivo, aberto para que todos possam aprender e contribuir de alguma forma para a evolução da nossa sociedade.
Com o acesso mais fácil, a população que usufrui dos Fab Labs se torna mais empoderada, aprendendo a lidar com novas tecnologias e a colocar as suas ideias e planos em prática. Desse modo, se torna possível a resolução de muitos problemas do cotidiano a partir dos novos negócios, produtos, soluções e ações criados nos laboratórios.
Com o empoderamento da população, a tendência é que a vida nas comunidades em volta dos Fab Labs se torne ainda melhor. Com mais pessoas propondo fazer a diferença, mais ações positivas podem ser colocadas em prática: desde solucionar problemas de um bairro ou grupo de moradores até alguma dificuldade mais específica, como uma deficiência física.
Além da importância desse empoderamento social com a possibilidade do desenvolvimento de projetos, os Fab Labs oferecem outros tipos de serviços que também são essenciais para a nossa sociedade.
Diferentes cursos – que variam de aulas de desenho digital até tecnologias de fabricação digital e eletrônica – são ministrados nos laboratórios. Conversas com profissionais de áreas como robótica, design, cultura digital e empreendedorismo também são disponibilizadas nos locais.

O que você precisa fazer para utilizar um dos Fab Labs?

Como falamos, os Fab Labs são espaços abertos para que todos possam participar. Portanto, quem tiver o interesse em conhecer e utilizar as ferramentas de fabricação mais modernas do mercado e ter contato com um ambiente voltado para a criação de novas soluções, basta procurar pelo laboratório mais próximo da sua localização.
Para participar das conversas com profissionais, especialistas e entusiastas das áreas tecnológicas, basta conferir a programação do Fab Lab que você tiver interesse. Já as aulas e cursos ministrados no local têm vagas limitadas e, portanto, é preciso checar o calendário de cada unidade e se inscrever para garantir a sua participação e, futuramente, o seu certificado de conclusão.
Agora, se você quer utilizar as ferramentas e técnicas disponíveis no laboratório, além do auxílio da equipe do Fab Lab, é preciso inscrever o seu projeto no site da unidade em que você pretende utilizar as instalações. Com a aprovação, é possível fazer o agendamento prévio e utilizar os equipamentos e máquinas de fabricação digital para que você possa desenvolver os seus projetos, serviços e soluções.
Ficou claro, portanto, a importância que os Fab Labs têm para as comunidades, uma vez que possibilitam maior acesso a diversas ferramentas e, como resultado, mais pessoas podem contribuir para uma sociedade melhor e mais inovadora. De curiosos a especialistas, de empreendedores individuais a professores e alunos — todos podem frequentar os espaços.
Os laboratórios são fundamentais para o desenvolvimento da nossa sociedade e promovem empoderamento social. Desse modo, a população local consegue colocar os conhecimentos em prática e agir em prol da evolução.
Agora que você já entendeu como os Fab Labs são importantes para a nossa sociedade e o que fazer para colocar as suas ideias e projetos em prática, que tal saber mais sobre a Faculdade Impacta? Conheça os nossos cursos de graduação e pós, e encontre a opção que melhor se encaixa ao seu perfil profissional e pessoal!

1 Comentário

    Deixe o seu comentário!

    Não perca nenhum post!