faceboook

Entenda tudo para trabalhar com redes de computadores

Trabalhar com redes de computadores é uma ótima opção de carreira dentro do mercado de TI. Separamos tudo o que você precisa saber para começar. Confira!(...)

Autor: Redação Impacta

Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo:

A área de redes de computadores é uma das mais quentes das últimas décadas. A demanda no Brasil só cresce. Segundo a CIO, o déficit de profissionais de TI em 2019 será de 161 mil. Para suprir essa demanda, o mercado está precisando de profissionais qualificados e que saibam quais são os conhecimentos necessários para lidar com diferentes demandas do setor.
Para ajudar os futuros profissionais a construírem o melhor currículo, vamos falar neste post sobre as responsabilidades e áreas de atuação, além dos conhecimentos fundamentais para trabalhar com redes de computadores. Ficou interessado em saber mais? Então continue a leitura!

Principais responsabilidades dos profissionais de redes de computadores

O profissional de redes deve ter como perfil um pensamento lógico, capacidade de resolver problemas e saber trabalhar em equipe. As principais responsabilidades de quem trabalha com rede são:

  • administrar redes físicas e lógicas;
  • implementar rede de computadores;
  • otimizar o tráfego de dados;
  • garantir a segurança de todos os dispositivos conectados na rede;
  • especificar e avaliar tecnicamente uma rede;
  • analisar os riscos de falhas;
  • elaborar planos de contingência e recuperação de dados em casos de invasão;
  • determinar controles de acessos de usuários;
  • participar de auditorias internas.

profissional_redes

Áreas de atuação dos profissionais de redes de computadores

Essas responsabilidades refletem a grande versatilidade de um profissional de rede. Ele deve ser capaz de atuar em diferentes demandas. A seguir são listadas as principais áreas de atuação desses profissionais.

Administrador de redes

O administrador é o responsável por manter em pleno funcionamento uma rede de computadores. Pode ser uma rede interna de uma empresa ou um data center complexo. Esse profissional também atua realizando atendimento aos usuários que precisam de manutenção, configuração e correção de defeitos na rede.

Gestor de segurança

O gestor de segurança atua como intermediário entre as demandas presentes nas políticas de segurança da empresa e sua aplicação na prática em redes de computadores. Seu principal papel é proteger os dados da organização e realizar as configurações de acesso e restrição de usuários a dados sigilosos.

Analista de suporte

O analista de suporte é responsável por cuidar da infraestrutura de rede. É ele quem fornece aplicações de TI para os usuários e instala programas de proteção como antivírus, antispywares, firewalls etc. Também é papel do analista de suporte realizar rotinas de backup e reparos físicos que podem ocorrer na rede.

Consultor de tecnologia em redes

O consultor é responsável por prestar serviços especializados de rede a diversos usuários. Por exemplo, ele pode fazer um projeto sob demanda de implantação de uma rede interna para uma empresa. Ele elaborará uma planta que indicará como os equipamentos serão instalados, os softwares a serem adquiridos etc.
Outro exemplo de consultoria é atualização de softwares de segurança e aquisição de novos equipamentos para substituir uma rede depreciada pelo tempo.

Conhecimentos fundamentais para trabalhar com redes de computadores

Quem quer trabalhar com redes de computadores terá pela frente uma série de funções diferentes para desempenhar. Por isso, é importante ter uma vasta gama de conhecimentos para se tornar um profissional completo e flexível. Listamos em seguida os conhecimentos fundamentais para trabalhar com redes. Confira!

Data center

profissional de redes deve entender bem como funciona um data center, pois é um recurso que tem sido muito utilizado pelas empresas que usam computação em nuvembig data e internet móvel.
Os data centers são verdadeiras estações conectadas em redes e responsáveis por uma série de serviços e módulos usados por milhares de usuários. É papel do profissional manter seu funcionamento constante fazendo manutenções periódicas e testes de performance.

Cloud computing

Serviços em nuvem estão cada vez mais comuns por meio da modalidade “as a Service”. Plataformas, infraestrutura, backups e softwares são tipos de serviços que podem ser contratados nessa modalidade de negócio. Então, é papel fundamental do profissional de redes entender o funcionamento de serviços em nuvem, bem como configurá-los de acordo com as necessidades da empresa.
O cloud computing também é usado para conectar colaboradores remotos da empresa na intranet principal. Para isso, é preciso configurar pontos de acesso e permissões de uso para evitar problemas, como roubo de dados.

Cabeamento

Apesar da ascensão das redes sem fio, o cabeamento ainda é indispensável para quem trabalha com redes de computadores. Os cabos são os responsáveis pela alta performance na entrega de dados e são amplamente usados em corporações que têm vários desktops instalados na intranet. O profissional precisa, então, ser capaz de instalar e projetar o sistema de cabeamentos de uma rede.

Segurança de rede

É fundamental para quem quer trabalhar com redes de computadores entender de segurança. A maioria dos ataques realizados em empresas e computadores pessoais vem pela rede. O profissional de rede precisa entender como configurar ferramentas de antispam, antivírus, firewall e configurar a rede para evitar ataques como phishing, DDoS, backdoor etc.

Lógica de programação

Em redes de computadores a programação não é a tarefa principal. No entanto, é esperado que o profissional entenda de lógica de programação e conheça as principais linguagens usadas no mercado de trabalho. Esse conhecimento é importante para a construção de pequenos scripts que automatizarão algumas rotinas de verificação na rede.

Banco de dados

O conhecimento de banco de dados é importante para o profissional de rede para que ele faça o controle de acesso às informações sigilosas da empresa. Uma rede bem administrada tem o controle total sobre tudo que circula por ela. Além disso, algumas informações precisam ser protegidas contra acessos não autorizados a fim de proteger os dados da organização.
Para trabalhar com redes de computadores é importante buscar boas fontes de conhecimento. Para isso, fazer cursos livres ou mesmo uma graduação em instituições especialistas no mercado  é a melhor opção. Eles abordarão os conceitos necessários para que o profissional se posicione no mercado de trabalho e consiga os melhores empregos na área. Não deixe de pesquisar os melhores para você.

Ficou interessado em trabalhar com redes de computadores? Saiba mais no E-book Gratuito:

Guia de Redes de Computadores

Inscreva-se e receba o seu!

2 Comentários

  1. Boa noite, gostaria muito de fazer esse curso, más muitos dizem que estou velho (48 anos) que até posso cursar más conseguir um emprego com essa idade é outra coisa, além do más as certificações são dificílimas e muito caras….qual a opinião de vocês sobre esses feedbacks ???? rssssss, obrigado

    • Redação Impacta disse:

      Olá, Luciano! Aqui na Impacta acreditamos que não existe limites de idade para começar a aprender ou mesmo começar uma carreira. Inclusive, temos vários exemplos de alunos com mais experiência e que não se deixaram intimidar pela idade. Sobre as certificações, realmente é preciso estudar e investir um certo dinheiro, mas com a preparação certa, com certeza, ficará mais fácil e você poderá ir conquistando aos poucos. Abraços e muito boa sorte na sua jornada!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!