faceboook

Entenda o que é a modelagem de banco de dados

Para armazenar e administrar as informações e cadastros de uma empresa, você precisará que alguém faça a modelagem de banco de dados. Entenda como!(...)

Autor: Redação Impacta

Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo:

Um dos momentos mais críticos no processo de desenvolvimento de um software é a modelagem de banco de dados. Nessa fase, deve-se entender precisamente a necessidade do requisitante, para que o produto final atinja os objetivos estabelecidos por ele.

Um erro durante a modelagem compromete a usabilidade do sistema final, tendo em vista a necessidade de retrabalho, que aumenta o custo do processo de desenvolvimento.

Para que isso não ocorra, detalharemos a seguir os passos fundamentais no processo de modelagem de um banco de dados. Entenda cada um deles:​

1. A análise de Requisitos

Essa fase é na qual se procura entender a regra do negócio, ou seja, como o sistema será usado e, também, o objetivo e uso do sistema que será desenvolvido. Nesse momento, o cliente e os futuros usuários do sistema são ouvidos, para que se possa compreender quais são suas necessidades.

2. A definição do Modelo Conceitual

A fase seguinte, conhecida como Modelo Conceitual, procura desenhar as relações entre as diversas áreas ou usuários do sistema para um modelo ainda teórico.

Nesse momento, entra em cena o uso de diagramas de relacionamento, que procuram descrever graficamente os atores e suas ações. A linguagem UML — Unified Modeling Language, ou Linguagem de modelagem unificada — é geralmente a escolhida para essa fase.

Ela permite representar, em forma de entidades e relacionamentos, os atores participantes. Assim, a regra de negócio começa a tomar forma no projeto do banco de dados.

3. A definição do Modelo Lógico

O próximo passo é a elaboração do Modelo Lógico. A partir daí, algumas regras ou restrições já começam a ser implementadas no desenho, como as chaves primárias: valores únicos que não podem ter duplicatas.

Por exemplo, um cadastro de clientes ordenado por CPF. Como registro único, não podemos ter dois clientes com um mesmo registro de pessoa física.

Também os relacionamentos entre as entidades, chamados de chaves estrangeiras são definidos, como o cadastro de vendas, no qual há o registro dos itens vendidos. Essa parte é importante para a integridade e confiabilidade das informações.

4. A definição do Modelo Físico

Na fase de criação do Modelo Físico, entram em cena os detalhes técnicos do projeto: qual o produto mais se adéqua à necessidade do cliente e que tipo de política de backup e segurança será implantada.

Nessa fase, há a geração dos scripts em código SQL que vão criar a base de dados do sistema. Por isso, aqui a tecnologia aplicada já toma o lugar primordial, pois a parte de negócios já foi definida e estabelecida.

Entenda como fazer a modelagem de banco de dados

O preparo profissional para projetos com modelagem de banco de dados

O entendimento do processo descrito faz parte da capacitação do profissional, seja ele um administrador de bancos de dados, um analista de sistemas ou um desenvolvedor.

Para isso, um curso de capacitação ou programa de certificação vai torná-lo apto a desenvolver as atividades necessárias para o projeto.

Além disso, estar atualizado com as tecnologias presentes no mercado sempre coloca tal profissional na mira de grandes empresas.

Se você quiser conhecer mais sobre modelagem de banco de dados, bem como outras soluções de TI, gostaríamos de ter sua companhia nas Redes Sociais. Siga-nos no FacebookTwitter, e no LinkedIn.

3 Comentários

  1. ERIKA RILCO disse:

    existe curso de modelagem de banco de dados

    • Redação Impacta disse:

      Olá, Erika! Existem sim cursos focados em ensinar técnicas de modelagem de bancos de dados, podendo ser desde abordagens mais genéricas até alguns já focados nas principais linguagens e tecnologias, como o Curso SQL 2016 – Criando Sistemas de Banco de Dados. Espero ter te ajudado, mas se quiser saber mais detalhes e conhecer as melhores opções de cursos para o que você precisa, eu posso pedir que um consultor educacional entre em contato com você. O que acha?

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!