faceboook

O que fazer com seu lixo eletrônico?

O descarte apropriado do E-lixo é muito importante, porém nem todos sabem o que fazer com ele e como "reciclá-lo" de maneira correta.

Autor: Redação Impacta

Quando pilhas, baterias, celulares e outros componentes eletrônicos deixam de ser úteis para as pessoas, geralmente vão parar no “lixo comum”. A desculpa quase sempre é a de que se desfazer desse tipo de material de maneira correta ser algo muito trabalhoso, mas isso irá ficar para trás.
No Brasil, as cidades com mais de 80 mil habitantes têm até, no máximo, 2025 para criar pontos de coleta de E-lixo. Serão 5 mil, que estarão espalhados por 400 municípios, resultando em um ponto de coleta para cada 25 mil habitantes. 
Isso é resultado da PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos -, que é também conhecida como Lei n° 12.305, estabelecendo que o material descartado pela sociedade e demais envolvidos será regulamentado baseado no sistema de responsabilidade compartilhada, levando o Poder Público e setor empresarial a tomarem responsabilidade também. 
O país é o líder na América Latina na produção de lixo eletrônico, posição que ninguém gostaria de estar. Um estudo da Global e-Waste Monitor, realizado pela ONU (Organização das Nações Unidas), aponta que o país produz, anualmente, 1,5 mil tonelada de lixo eletrônico, estando na colocação de sétimo maior produtor do mundo. 
Desses números, apenas 3% desse e-Lixo é coletado de maneira apropriada para ser reciclado ou descartado, o que gera riscos a saúde pública, já que os aparelhos possuem uma composição química com substâncias tóxicas também para o meio ambiente. 
Mas então o que fazer com o seus materiais eletrônicos inutilizados? Vamos ver!

   Como fazer o descarte correto do e-Lixo?

Com os riscos ao meio ambiente e as pessoas, as marcas mais conhecidas de eletrônicos propõem soluções sobre reciclagem/descarte para o lixo eletrônico. Confira as principais:
 

  • Apple

A tão famosa marca de celulares, computadores e fones de ouvido tem um canal para descarte de seus produtos no Brasil. Para saber mais informações, o número é 0800 772 3126, ou o e-mail renew brasil@apple.com.
 

  • Samsung 

A marca possui um programa de reciclagem com urnas de coleta, que ficam localizadas nas assistências técnicas autorizadas ou nas lojas espalhadas pelo país, permitindo o descarte de celulares, baterias, pilhas ou qualquer outro tipo de acessório que a marca oferece em diversos postos de coleta.
 

  • Acer 

A Acer informa que possui responsabilidade com o meio ambiente e tem um canal específico para que os produtos de sua marca sejam descartados apropriadamente. Veja o site para saber mais informações sobre essa ação.
 

  • Dell

Possui pontos de recolhimento gratuito em todo o Brasil, sendo necessário um agendamento através do preenchimento do formulário no site da marca.
 

  • Motorola

A marca já possuía um programa de recolhimento de baterias usadas, porém fizeram a expansão para que a coleta também seja de para todos os equipamentos da marca. A iniciativa é conhecida como ECOMOTO, possuindo, no site, uma área para a reciclagem, onde tem dicas de procedimentos que precisam ser feitos.
 

  • Epson 

Com a iniciativa de coletar equipamentos, cartuchos, garrafas de tinta e lâmpadas de projetos, a empresa dá o destino correto aos seus produtos. As lojas espalhadas pelo país ficam responsáveis por receber esses materiais descartados nos endereços corretos
 

  • Lenovo

A marca tem um canal específico para ajudar quem deseja descartar corretamente os produtos da Lenovo. Se você possui algum produto que deseja que vá para reciclagem, ligue para 0800 885 0500 ou mande um e-mail para reciclar@lenovo.com.  
Não há dúvidas que, tanto para o meio ambiente quanto para a humanidade, é de extrema importância que haja o descarte correto dos lixos eletrônicos que são produzidos diariamente e, acima de tudo, descartados inapropriadamente. Buscar informações e procurar pontos de coleta é o melhor a ser feito!
Curtiu o post? Deixe nos comentários se você já recicla seu e-Lixo ou caso tenha descoberto novos pontos de reciclagem com essa publicação!
 

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!