faceboook

Diretor de Arte: você sabe o que esse profissional faz?

Você sabe o que faz e como pode se tornar um Diretor de Arte? Conheça mais sobre esse profissional fundamental para o mercado criativo!

Autor: Redação Impacta

Criar e comunicar conceitos visuais para um determinado público: esse é o papel do Diretor de Arte!
De acordo com Rita Aprile – criadora do SAIBADESIGN, o Diretor de Arte traduz o conceito criativo em peças que irão compor uma campanha, no caso da publicidade. “No cinema e na televisão o ofício se torna ainda mais dinâmico. Não se trata de um layout estático, mas do movimento contínuo dos frames: cada quadro é um layout e o diretor de arte coordena diferentes elementos visuais, que combinados, resultam na estética desejada”, explica.

Diretor de Arte: O profissional e a profissão

O chamado D.A. cria e desenvolve a imagem da empresa frente ao mercado, agindo como uma espécie de personal stylist. “Em um mundo onde as imagens são nosso segundo idioma, o trabalho de um diretor de arte torna-se essencial para todas as empresas que desejam manter uma comunicação coerente”, afirma Rita.
Quando se trata do caminho profissional a ser escolhido pelo Diretor de Arte, as opções são variadas: é possível atuar em agências digitais, escritórios de comunicação visual, cinema, produtoras de tv e produtoras para web.

No entanto, Rita explica que ainda mais opções vem por aí. “Apesar das áreas mais conhecidas, as novas mídias estão dinamizando e transformando o mercado de direção de arte que se amplia cada vez mais, exigindo cada vez mais especialistas”, comenta.

Diretor de Arte: você sabe o que esse profissional faz?

Aprendendo a ser um Diretor de Arte

Além de ser um designer, conhecer sobre arte e suas técnicas, um Diretor de Arte precisa ter a habilidade de gerir pessoas e projetos, pois geralmente é ele o profissional responsável por definir e encaminhar as diretrizes para uma equipe de criação.
Vale lembrar que mesmo com uma formação, realizando cursos de Direção de Arte, conhecendo as principais ferramentas e dominando softwares de criação, a Direção de Arte é um ofício que leva a vida toda para se aprender.
E aí, quer ser um D.A? Deixe seu comentário e compartilhe esse artigo!

4 Comentários

  1. Gutierres Pimentel disse:

    meu deus, meu sonho ser um diretor de arte

  2. Fernanda Ferreira disse:

    A arte é um dos grandes meios de comunicação, ela é essencial para a vida! Não sei o que eu seria sem ela em minha vida. Tenho 15 anos e me sinto muito realizada por ter encontrado uma profissão que me agradasse tanto! Depois de tanto pesquisar sobre, ser uma diretora de arte com toda certeza eh uma ótima opção de carreira!

  3. Adílson disse:

    eu sempre foi criativo no paint ai passei pro Microsoft Power Point ai depois fiz um curso pra web design instalei CorelDraw Photoshop e Ilustrador e sempre que chego do serviço faco quadros criativos desenhos aut door e outras artes nas tres contas to satisfeito tenho facilidade pra criar recriar e mais coisas sonho entrar em uma firma nessa aria

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!