5 Dicas para Começar a Aprender Excel Online

Quer se Destacar no Mercado? Então Aprender Excel Online é um Ótimo Começo! Separamos 5 Dicas para te ajudar. Confira tudo!

Autor: Redação Impacta

Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo:

Atualmente, o mercado de trabalho exige cada vez mais de seus candidatos. Nesse contexto, uma ferramenta que não pode faltar de forma alguma é o Excel. 

Aprender Excel online é uma das alternativas mais rápidas e práticas de garantir o conhecimento básico do programa. Além disso, também é uma forma de garantir sucesso na hora da seleção profissional. 

Há muita dúvida em como começar a aprender Excel. Entretanto, a boa notícia é que isso é mais fácil do que se imagina, somente sendo necessário empenho e dedicação. Vamos ver a seguir!

O que é o Excel?

Considerado a melhor plataforma eletrônica para criação de planilhas eletrônicas, o Excel é o programa mais utilizado em empresas de todo o Brasil. Atualmente, muitas delas vivem a partir dos dados e cálculos realizados através do programa.

Uma de suas maiores vantagens – e o que faz com que seja tão essencial – é que seus recursos são ótimos para calcular e trabalhar com diversos tipos de dados e estatísticas. Além disso, possui uma interface extremamente intuitiva, o que facilita muito a realização de distintas operações.

A possibilidade de construir gráficos de ótima qualidade e fácil visualização faz com que o Excel seja um dos principais e mais populares aplicativos desde quando foi criado. 

Aprender Excel online é difícil?

A melhor notícia é que aprender Excel online não é difícil. Logicamente, até mesmo as coisas mais simples levam um tempo para que aconteçam. Portanto, não se aprende Excel do dia para a noite, a não ser suas funções mais básicas.

Porém, se a intenção é se destacar e fazer a diferença, é indispensável ultrapassar a linha do básico e descobrir funções ainda mais úteis e avançadas.

É comum que muitas pessoas tenham medo do aplicativo, já que ele possui um conteúdo muito completo e é dito como assustador por muitas pessoas. No entanto, com suas revisões constantes e atualizações, ele muda constantemente e cada vez se mostra melhor.

Como dito anteriormente, até coisas simples levam tempo. Logo, é importante ter calma e conseguir aprender o máximo possível do Excel.

Como começar a aprender Excel?

Aprender Excel online pode ser feito até mesmo em casa. É necessário apenas organizar um cronograma de estudo que possibilite se dedicar completamente ao assunto. Com algumas dicas, fica mais fácil conseguir encaixar um espaço na agenda.

1. Monte um cronograma de estudos

Como destacado acima, estudar Excel online fica mais fácil a partir da montagem de um cronograma. Em suma, todo estudo online é um desafio, já que cobra foco e disciplina que o próprio indivíduo precisa impor a si mesmo.

Como não haverá nenhum professor cobrando horário, é preciso organizar essa questão. Primeiramente, busque estudar no seu melhor e mais tranquilo horário. Afinal, é nesse momento que será possível voltar toda a sua atenção para um conteúdo mais denso, já que o Excel aborda:

  • Números;
  • Fórmulas;
  • Lógica;
  • Etc.

Além disso, é preciso saber se é melhor estudar no horário da manhã, tarde ou noite. Isso fica a critério de cada um.

2. Encontre um local tranquilo para estudar

Uma das maiores vantagens de aprender Excel online é que isso pode ser feito no conforto de casa. Ao mesmo tempo que isso se torna uma grande vantagem, é um grande problema também. É preciso encontrar um espaço tranquilo e sem grande quantidade de estímulo.

Evite, por exemplo, estudar em cima da cama ou no sofá, já que esses espaços estimulam que o aluno acabe ficando com sono ou desanimado para aprender. Opte por estudar na mesa ou montar um pequeno escritório para tornar possível realizar todas as tarefas.

3. Busque informações na internet

É fato que estudar online já é tecnicamente estudar através da internet. Porém, o que queremos dizer é que tudo se torna mais fácil a partir do momento em que se troca contato com outras pessoas que também estão aprendendo.

Por exemplo, procure por comentários em vídeos no Youtube, encontre e-books e materiais gratuitos, busque por comunidades no Facebook, etc. Essa é uma forma de conseguir interagir com pessoas que possuem os mesmos propósitos e podem ajudar de grande forma a qualquer momento.

aprender_excel_online

4. Comece pelo que é básico

De nada adianta aprender os tutoriais mais difíceis e não saber o mais básico do Excel. Essa é, inclusive, uma das formas mais adequadas de dar início ao estudo, já esse ato familiariza o aluno com todas as ferramentas do aplicativo, telas, funções, etc.

Na hora de aprender o mais básico, se nunca teve contato com o programa, é possível até mesmo aprender como colorir letras, linhas, colocar pequenos gráficos, calcular de forma automática, aumentar e diminuir células, entre outras funções necessárias em um ambiente de trabalho.

5. Procure por cursos online

Há ótimas formas de aprender Excel online de maneira autônoma. Porém, tudo se torna mais fácil através de um Curso de Excel.

A ferramenta é de suma importância e um curso pode ser a melhor e mais eficaz forma de entendê-la. Muitos, inclusive, ainda oferecem certificado, o que garante um grande diferencial no currículo.

Por que o Excel é tão importante no mercado de trabalho?

Independente da área de atuação, segmento ou qualquer outra característica que procure no mercado de trabalho, o Excel é conhecido por ser a mais eficaz forma de registrar dados financeiros de uma empresa. Desde um operador de caixa até uma secretária, saber como utilizá-lo é indispensável.

Atualmente, muitas empresas têm isso como requisito absoluto. Portanto, é sempre interessante adquirir conhecimentos diferenciados e se destacar no mercado de trabalho, tornando possível garantir melhor visibilidade e crescimento profissional, seja como um profissional autônomo ou como colaborador.

Conclusão

Como muitas empresas estão cada vez mais exigentes em relação aos conhecimentos de seus colaboradores, é indispensável surpreender de maneira positiva e garantir seu espaço no mercado, especialmente sabendo como começar a aprender Excel. 

Mesmo atuando como profissional autônomo, clientes procuram profissionais com conhecimentos diferenciados. Portanto, optar por aprender Excel online é a melhor opção!

Para aprender ainda mais sobre essa incrível ferramenta, conte com a Impacta e clique aqui para acessar os materiais e aulas gratuitas!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!