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Dicas de Marketing para Qualquer Site na Black Friday

A Black Friday é esperada pro Clientes e Empresas, mas como Começar uma Campanha que Dê resultados para qualquer site? Separamos 4 Dicas Aqui!

Autor: Redação Impacta

Quem atua com comércio e marketing – seja no ambiente presencial ou online –  já sabe da importância que a Black Friday possui para as vendas no Brasil e no mundo. 

Afinal a data, que esse ano cai em 27 de novembro, é muito esperada por usuários, que buscam bons descontos, e também pelas marcas, que mais do nunca desejam melhorar os resultados de um período bastante ruim.

Porém, como um dos efeitos da pandemia, são milhares de negócios que estão entrando no cenário do e-commerce agora em 2020. Segundo o portal E-commerce Brasil, apenas entre o início de março e o final de abril foram 100 mil e-commerces abertos por aqui.

Acontece, que muitos desses novos “empresários digitais” são pequenos negócios que ainda dão os primeiros passos no ambiente online e possuem dúvidas sobre como aproveitar a Black Friday da melhor maneira.

Se engana porém que somente sites renomados e grandes varejistas conseguem bons resultados com a data. Com o público cada vez mais acostumado com a compra online, há espaço para todos os tipos de site.

É claro que, assim como em qualquer ação de Marketing Digital para o comércio eletrônico, o planejamento estratégico é sempre fundamental para o melhor resultado de um campanha de Black Friday. 

Porém, ainda assim é possível colocar algumas dicas básicas e rápidas em prática para aproveitar a data de última hora. E é isso que separamos para você hoje. Confira!

Por que fazer uma campanha de Black Friday no seu E-commerce?

Como já citamos acima, muitos clientes esperam pela Black Friday para fazer as compras dos itens que mais desejam com os melhores preços do ano. Por isso, muitas empresas criam grandes campanhas e se preparam com uma dos eventos mais importantes do calendário, assim como o Natal ou o Dia das Crianças, por exemplo.

Além disso, o mês de novembro e, principalmente, o dia da Black Friday vem quebrando recordes entre o público brasileiro. 

Para se ter uma ideia, segundo levantamento da Ebit, em 2019 o evento cresceu 23,6% em relação ao ano anterior, movimentando R$ 3,2 bilhões no período.

Ainda segundo a Ebit, foram 5,33 milhões de pedidos realizados em um Ticket médio de R$ 602. E a expectativa para 2020 é ainda melhor!

Fora tudo isso, vale dizer que muitos negócios aproveitam o grande volume de usuários e interessados durante a Black Friday para atrair e iniciar um relacionamento com o cliente. Portanto, o lucro nem sempre é esperado para o período e sim em uma estratégia de médio a longo prazo.

Não vale a pena perder essa oportunidade com seu público, não é mesmo? Mas como fazer isso em qualquer site? Vamos ver nas dicas a seguir!

4 Dicas de Marketing para Qualquer Site na Black Friday

1 – Crie uma campanha com Descontos Reais e informe no seu site

Como já falamos acima, os consumidores esperam descontos e oportunidades incríveis na Black Friday. Portanto, é muito importante aplicar preços realmente em oferta.

Dito isso, o próximo passo será definir como será a sua campanha:

  • quais produtos ou serviços terão condições especiais?
  • qual será a porcentagem máxima de desconto?
  • quais as regras para validação?
  • qual a validade: apenas no dia ou até o final do mês?

Uma boa dica para acertar em uma campanha rápida de Black Friday é ouvir os seus clientes. 

Se você já sabe qual é o produto mais procurado, o principal desejo do seu público ou qual é a principal objeção na hora de fechar uma venda, vale a pena focar nesse ponto, não é mesmo?

Por exemplo, se uma loja virtual sabe que muitos usuários visitam um produto, mas acabando não comprando pelo preço, um desconto especial seria muito bem-vindo no seu site.

Depois de definir as condições da sua campanha, é preciso informar isso a quem já visita a sua página. Você pode publicar banners e/ou pop-ups nas páginas mais visitadas, por exemplo.

2 – Recompense seus Clientes Fiéis

Uma das formas mais fáceis de aproveitar a Black Friday para aumentar os resultados é trabalhar com a sua própria base. Afinal, além de ser um investimento muito mais baixo, a prática pode ser muito eficiente.

Além de ter retorno com oportunidades paradas ou mesmo perdidas em outros momentos, a sua campanha pode ter como resultado a fidelização de clientes que se tornam verdadeiros fãs da sua empresa, ajudando a construir branding com divulgação orgânica.

Para isso, a dica é seguir os passos:

  1. Separe a sua base de contatos – ativos e engajados;
  2. Ofereça um bom desconto ou vantagem na campanha;
  3. Defina um objetivo de retorno: o que o cliente deve fazer para validar o desconto ou receber o prêmio?;
  4. Envie para seus melhores clientes;
  5. Acompanhe os resultados.

Uma ótima ferramenta para fazer o envio dessa campanha para o seu público é o E-mail Marketing, que representa uma das maiores taxas de conversões nas campanhas de Black Friday.

Porém, esse tipo de contato com seus clientes também é possível de ser realizado por outros meios e ferramentas, como o próprio Whatsapp ou via redes sociais.

black_friday nas redes sociais

3 – Divulgue nas suas redes sociais

Como falamos delas no tópico anterior, devemos lembrar que as redes sociais são cada vez mais importantes para os negócios, sejam eles online ou não. Afinal, sua empresa pode não estar nelas, mas o seu público certamente está.

Uma campanha de Black Friday também pode trazer bons resultados por meios dos seus canais nas mídias sociais. Seja de forma orgânica ou mesmo investindo em publicidade nas redes, é importante não deixar a data passar sem avisar seus seguidores de possíveis promoções.

Aqui, a dica é mostra com clareza as vantagens e descontos mais atrativos da sua campanha, Afinal, a data é altamente concorrida quando o assunto é a atenção do usuário.

Algumas boas práticas para acertar na sua campanha em mídia social, tais como:

  • Promova a interação com o público: invista em posts com foco no engajamento;
  • Garanta vantagens para superfãs: valorize aqueles usuários que acompanham e interagem com suas páginas com cupons de desconto exclusivos;
  • Ofereça conteúdo gratuito: se não é possível oferecer desconto, porque não entregar valor de forma gratuita?

4 – Invista em Anúncios Patrocinados

Criar anúncios com ferramentas como Google Ads e Facebook Ads podem ser muito úteis em uma campanha de Black Friday. 

Por ser muito concorrida, a data deve ter leilões altos no Google Ads para os principais termos de busca, mas ainda assim é possível fazer escolhas por palavras-chave mais específicas que podem te garantir um bom retorno sobre o investimento.

A dica é usar a criatividade para criar campanhas que se destaquem para ganhar a atenção do público e otimizar os anúncios para os produtos que tragam maior retorno.

Outras possibilidades

Em tempos de empresas fazendo a digitalização de processos, a data pode ser uma ótima alavanca para os resultados de vendas. Para isso, demos 4 dicas que podem ser aplicadas por qualquer site. 

Porém, com um pouco mais de planejamento e investimento há uma infinidade de possibilidades para tornar a Black Friday ainda mais lucrativa para o seu negócio.

Esperamos que nossas dicas de Marketing Digital para o Dia da Black Friday sejam úteis para a sua carreira ou negócio. Compartilhe com a gente suas dúvidas ou resultados!

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