Comunicação visual: por que é uma área tão promissora?

Poucos segundos são suficientes para que alguém forme uma opinião sobre outra pessoa. Mas e quando falamos de empresas e negócios, isso também vale? (...)

Autor: Rogério Ramalho

Poucos segundos são suficientes para que alguém forme uma opinião sobre outra pessoa. Mas e quando falamos de empresas e negócios, isso também vale? A crescente importância da comunicação visual reforça como é essencial o cuidado com a estética tanto de uma companhia quanto de seus serviços e ofertas. Por isso, essa é uma das profissões em alta.
Não há dúvidas de que a comunicação visual é uma área sólida e um campo de estudo que continuamente se renova. Porém, não é um setor novo — muito pelo contrário. Desde os primeiros passos da humanidade, o homem já representava suas observações, medos e detalhes de suas rotinas em pinturas nas cavernas. Dessa forma, contavam histórias e possibilitaram a construção de um entendimento sobre tempos remotos.
É pela riqueza das técnicas de comunicar por meio de ícones e símbolos, e pelo potencial de diferenciação existente na comunicação visual, que a área segue muito relevante em meio às transformações tecnológicas e digitais.
Entenda, a partir de agora, mais sobre o setor que é um dos pilares do marketing. Também vamos ajudar você a ter sucesso trabalhando com comunicação visual, para ter qualidades desejadas pelas empresas. Combinado?

Conhecendo a comunicação visual

Comunicação visual é o campo de atuação que abrange todas as interações e trocas que acontecem com o apoio de elementos visuais. Fazem parte do segmento:

  • anúncios na televisão;
  • anúncios em veículos impressos;
  • anúncios em sites, blogs ou redes sociais;
  • outdoors;
  • campanhas em vídeos;
  • placas de sinalização.

Ou seja, quando existem informações visuais utilizadas para passar uma mensagem ou contar uma história, há uma comunicação visual. É por envolver tantas questões, princípios e técnicas que ela se baseia em formatos e abordagens diferentes.
Para que cumpra o seu papel como ferramenta de marketing ou com caráter informativo, a comunicação visual precisa que a sua linguagem seja bem amarrada em elementos de design. Nesse cenário, linhas, cores, texturas, luzes, formas, movimentos — que podem ser combinados à sons — são utilizados de forma estratégica para impactar o receptor.
Porém, diferentemente da comunicação verbal, que esbarra nos desafios da língua, a comunicação visual tem o poder de ser global. Por isso, recorrentemente, as imagens quebram barreiras e os símbolos vencem diferenças sociais.
Duvida? Pode ter certeza de que a imagem de uma pizza será compreendida nos quatro cantos do mundo. O mesmo vale para a cor vermelha, que carrega a ideia do perigo, enquanto a cor verde está ligada a uma ideia de sequência.
Mas como é o campo de atuação do profissional que se especializa em comunicação visual? É muito promissor, como mostraremos a seguir.

Desvendando o mercado de trabalho

Escolher entre vocação e mercado não é algo simples. Mas existem casos nos quais essa decisão não é nem mesmo necessária. O mercado de trabalho para a área da comunicação visual é muito amplo. É possível seguir alguns variados caminhos, entre eles:

  • o branding, com fortalecimento de marca;
  • a construção de uma reputação sólida;
  • a criação de estratégias de interação e engajamento;
  • a atuação na mídia ou na comunicação;
  • o trabalho de publicidade, com elaboração de peças gráficas.

Isso significa que não é preciso se dedicar exclusivamente ao marketing ou à publicidade para trabalhar com comunicação visual. Em resumo, existem duas grandes vertentes que podem ser seguidas — a imprensa ou as agências de publicidade —, complementadas por atuações estratégicas ligadas aos campos em questão.

Possibilidades ampliadas para a comunicação visual

Em um tempo no qual o mercado digital vem ganhando cada vez mais força, as empresas sabem que é necessário ter uma reputação sólida para se destacar. Por isso, um número crescente de companhias está investindo em profissionais que possam atuar com o branding da marca.
Para que a empresa seja vista com clareza e reconhecida com facilidade, é preciso que toda a sua comunicação aconteça com coerência. Para isso, o profissional com habilidades e conhecimentos em comunicação visual consegue fazer tal trabalho com propriedade.
Dessa força, atualmente existem três importantes pontos de ataque para a comunicação visual. São eles:

  • fazer propaganda;
  • construir um posicionamento de mercado;
  • ter uma sólida imagem digital.

Com desafios renovados, destacar-se na área de comunicação visual requer alguns importantes cuidados. É sobre isso que falaremos a seguir.

Segredos para ter sucesso na área de comunicação visual

A qualificação profissional é um pré-requisito básico para quem quer se dar bem em qualquer profissão. Porém, no campo da comunicação visual, esse pode ser um ponto determinante para uma carreira diferenciada.
Ter a base em uma instituição consolidada deve ser o ponto de partida. Mas se o seu desejo é uma atualização (um MBA ou uma pós-graduação), saiba que também é possível mudar os rumos da sua vida profissional. Comece pensando em um plano de carreira e siga colocando em prática a busca pelos seus sonhos.

Escolha uma área para se especializar em comunicação visual

As áreas que envolvem a produção multimídia ou mesmo o marketing digital conversam diretamente com os estudos das estéticas da comunicação. Por isso, podem ser interessantes para quem já se formou, mas quer aumentar a competitividade profissional.
Com a qualificação adequada, é possível:

  • entender com profundidade as tendências do setor;
  • conhecer novas ferramentas de trabalho;
  • antecipar movimentos de design ou comunicação;
  • compreender o funcionamento do mercado;
  • ficar por dentro do que é feito pelos grandes players.

Outros pontos, como ter conhecimento em gestão de projetos ou construir uma sólida rede de contatos, também são muito favoráveis.
No mais, o campo da comunicação visual é, de fato, muito promissor. Mas seja para empreender, seja para seguir carreira em uma empresa, é preciso ter métodos de trabalho que consigam comunicar com eficiência.
Se o seu desejo é seguir carreira na comunicação visual ou fazer uma transição, perceba que o momento é ideal! Tanto para um trabalho voltado para o digital, quanto para o tradicional (impresso), o trabalho envolve serviços amplos que continuamente se renovam.
Que tal saber mais sobre áreas promissoras como a comunicação visual? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos diretamente em seu e-mail!

1 Comentário

    Deixe o seu comentário!

    Não perca nenhum post!