Como utilizar o Twitter para SEO

Autor: Redação Impacta

Para muitos profissionais de SEO e blogs parece que o céu caiu desde o fim das informações de palavras-chave nas análises de SEO. Com o que trabalhar agora que não sabemos mais quais as palavras exatas que alguém usa para procurar o que desejamos qualificar bem em um busca? A resposta mais simples é a de que o Google está criando resultados de busca usando tópicos, que nada mais são do que um agregado de palavras-chave relevantes, erros de digitação e termos relacionados. Uma vez que a informação individual de palavras-chave se foi, como atravessar esse obstáculo e descobrir o que as pessoas estão realmente procurando? Usando o Twitter, é claro!

O Twitter é a maior rede de conversação aberta disponível no mundo e, consequentemente, as palavras, frases e expressões que as pessoas utilizam em suas conversas e postagens serão os mesmos tipos de palavras, frases e expressões que elas usam em buscas, principalmente sobre os tópicos que elas desejam saber a respeito. Vejamos como isso funciona. Digamos que você deseja se tornar uma autoridade em marketing de conteúdo. Que palavras e frases as pessoas estão usando em relação a isto?

Comece fazendo uma busca pela frase ou termo em questão no Twitter, conforme abaixo.

Busca_MKT

Use a barra de rolagem para descer pela página da busca e copie e cole todos os tweets que conseguir em um arquivo de texto.

Busca_MKT_2

Selecione e remova do arquivo as partes de textos que não são relevantes, como as linhas com nomes de usuário e números da postagem (retweets, curtir, etc.), e sobrará uma boa quantidade de texto contendo os diferentes termos e tópicos relacionados a marketing de conteúdo, tudo graças à audiência do Twitter.  Em seguida, condense essas informações utilizando um software de concordância ou de cloud de palavras, como o Wordle, e você então terá uma visualização do que há de mais relevante ao redor do seu principal termo de busca, como no exemplo abaixo.

Busca_MKT3

O Twitter nos dá um léxico de diferentes palavras-chave e termos que podemos misturar e encaixar nos conteúdos que criamos para tirar vantagem dos tópicos de busca como um todo ao invés de palavras-chave individuais. Faça um teste e nos diga se funcionou com você!

 

Esse conteúdo foi adaptado do artigo de Christopher Penn, disponível em www.christopherspenn.com.

2 Comentários

  1. André Luiz Ribeiro disse:

    Muito instrutivo, parabéns!

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