faceboook

Como iniciar uma carreira em tecnologia sem experiência

Leia o artigo e saiba qual estratégia iniciar para ingressar no setor mais promissor e concorrido da atualidade!

Autor: Redação Impacta

A tecnologia não mudou apenas a forma como vivemos, consumimos e interagimos. Também avançou radicalmente e aumentou o número de opções de carreira na indústria de tecnologia. A digitalização tornou-se um dos principais motores do crescimento.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir o conteúdo!

Escolher uma área para entrar pode ser difícil, pois a tecnologia é um campo amplo. Algumas áreas principais incluem ciência da computação, desenvolvimento web, big data, desenvolvimento de aplicativos móveis, gerenciamento de produtos, redação técnica, design UI/UX, design de produtos, análise de dados, ciência de dados, engenharia de software e segurança cibernética.

Há uma grande demanda por candidatos de tecnologia em todos os mercados de trabalho em todo o mundo. Além disso, não há apenas uma demanda por técnicos em empresas de tecnologia. 

Muitas indústrias estão competindo por essa força de trabalho tecnológica limitada. E é também por isso que cursos em tecnologia provavelmente oferece oportunidades para acelerar sua carreira e obter um salário altamente competitivo.

Continue a leitura a seguir e saiba mais sobre o tema!

Diversidade na tecnologia

Além de uma ampla gama de empregos em tecnologia e opções da indústria, a indústria de tecnologia também é diversa e inclusiva. Até recentemente, a indústria de tecnologia era considerada principalmente um domínio masculino.

Enquanto o estereótipo do jovem codificador masculino é difícil de morrer, as mulheres agora estão buscando carreiras em tecnologia em números recordes, incentivadas por empresas com visão de futuro que entendem as vantagens de construir uma força de trabalho diversificada e inclusiva.

Uma boa razão para mudar para a tecnologia é que você estará adquirindo habilidades tecnológicas que o mercado está desesperado para acessar. Há uma escassez de talentos tecnológicos em todos os lugares e a demanda é para todas as funções de tecnologia, não apenas relacionadas a software.

7 maneiras práticas de alavancar sua carreira em tecnologia

Animado com a ideia de uma carreira em tecnologia, mas sem saber por onde começar? Ou você está preocupado em entrar em uma área que pode não gostar no futuro?

O melhor de uma carreira em tecnologia é que você pode mudar de especialização. 

A carreira de tecnologia não é definida por sua primeira função técnica. Não estamos dizendo que você deve mudar de área, mas poderá se desenvolver em outro segmento no futuro. Para ser contratado na indústria de tecnologia, aqui estão algumas maneiras de começar.

1) Aprimore as soft skills que você já possui para se manter competitivo no mercado de trabalho

De gerentes de projeto a administradores de segurança cibernética, muitos funcionários de TI passam mais tempo interagindo com pessoas do que com máquinas. Em última análise, a tecnologia está sendo aplicada em todas as organizações para atender a propósitos de negócios. 

Os profissionais do setor devem se comunicar eficientemente para tornar o impacto da tecnologia significativo, implantado adequadamente e alinhado com a visão, missão ou objetivos da empresa. A empatia e as habilidades de escuta ativa são o básico para iniciar essa comunicação eficaz, buscando entender os outros primeiro.

Para desenvolver habilidades interpessoais como colaboração e comunicação, você pode ser voluntário em projetos que exijam a interação com várias pessoas, de colegas a clientes. Além disso, modele o comportamento de pessoas bem-sucedidas que você encontrar, seja seu gerente, um mentor ou outra pessoa. O que os torna comunicadores eficazes? Como eles reagem quando colocados sob pressão?

2) Ganhe certificações de TI de nível básico para trabalhos de tecnologia

invista algum tempo e energia para obter uma certificação introdutória de TI.

Nem todo mundo pode aprender novas habilidades de TI no trabalho. Em vez de deixar que isso o frustre, invista algum tempo e energia para obter uma certificação introdutória de TI.

CompTIA A+ é um certificado básico que pode ajudá-lo, pois abrange habilidades que vão desde hardware e rede até sistemas operacionais e segurança cibernética. Dependendo de suas áreas de interesse, outras certificações de TI básicas que valem a pena considerar são Certified Associate in Project Management (CAPM), Certified Information System Security Professional (CISSP) e Microsoft 365 Fundamentals. Você também pode escolher linguagens de programação de software como Python, JavaScript, C/C++ e PHP.

3) Esteja preparado para começar de baixo (e vá subindo)

Com uma certificação de Tecnologia da Informação em seu currículo, você estará no caminho certo se puder colocar em prática as habilidades e conhecimentos adquiridos em trabalhos de tecnologia de nível básico.

Para profissionais de tecnologia em meio de carreira, isso pode significar uma redução de sua função atual em termos de salário e tempo de serviço. No entanto, se você é apaixonado por tecnologia e tem motivação e determinação para aprender novas habilidades diariamente, você subirá rapidamente a escada em seu novo campo.

4) Aprenda algumas habilidades técnicas em seu tempo livre

Faça cursos curtos sobre os diferentes gêneros de tecnologia para ajudá-lo a encontrar a carreira certa em tecnologia.

Além das certificações tecnológicas introdutórias mencionadas acima, existem inúmeras plataformas online onde você pode aprender uma linguagem de programação ou os fundamentos dos cursos de computação em nuvem no seu próprio ritmo na área de tecnologia.

Faça cursos curtos sobre os diferentes gêneros de tecnologia para ajudá-lo a encontrar a carreira certa. Existem muitos recursos online para aulas. Por exemplo, o freeCodeCamp é uma plataforma web de aprendizado interativo sem fins lucrativos, onde você pode aprender a codificar gratuitamente. E estes podem ser adicionados ao seu currículo.

5) Monte seu portfólio

Além de fazer cursos técnicos, você também pode se voluntariar para projetos multifuncionais de código aberto e participar de hackathons ou competições de codificação.

Esses canais fornecem uma plataforma para novos técnicos obterem experiência em codificação e desenvolverem seus conjuntos de habilidades. As habilidades que você adquirir serão úteis para ajudá-lo a se apresentar como um forte candidato técnico quando estiver diante de um gerente de contratação.

6) Procure empregos de tecnologia em seu setor ou organização atual

Uma profissional asiática em uma entrevista cara a cara com dois outros entrevistadores

Embora não haja barreiras de idade para carreiras em tecnologia, e qualquer pessoa apaixonada por tecnologia deva se sentir livre para buscar empregos em tecnologia, é preciso dizer que pode ser um desafio para alguém mais velho, digamos na casa dos 50 anos, entrar na tecnologia nessa idade.

Mudanças na tecnologia podem acontecer rapidamente e isso pode exigir muita energia, tempo e esforço para acompanhar em termos de qualificação. Uma escolha melhor e mais segura seria procurar oportunidades em sua organização ou setor atual, onde você pode usar algumas das hard skills que você já adquiriu. Você pode considerar mudar seu escopo de trabalho para algo relacionado a tecnologia ou digital na mesma empresa. 

Você também pode começar procurando habilidades em transformação digital em áreas como RH digital e finanças digitais. Começar aos 50 anos pode ser um desafio para aprender alguns dos fundamentos, mas nada é impossível. Há uma grande falta de candidatos em todo o mundo e estamos vendo pessoas transitando para cargos de liderança.

7) Comece sua carreira em tecnologia assumindo funções contratuais

três profissionais contratadas rindo enquanto trabalham em seus computadores em um café

As funções contratuais são comuns na indústria de tecnologia, pois as empresas recorrem a profissionais contratados para gerenciar ou trabalhar com flexibilidade em novos projetos como parte de seus planos de negócios – ainda mais durante a pandemia.

A contratação é uma ótima maneira de colocar o pé na porta das empresas desejadas, permitindo que você prove seu valor e mostre como você se encaixa na cultura corporativa. Isso permitirá que o empregador o avalie para as próximas funções e permita que você experimente a empresa ou o cargo antes de se comprometer com um emprego permanente.

O contrato ou trabalho temporário pode ajudar a enriquecer a experiência do talento tecnológico na diversidade de projetos e experiência de trabalho. No entanto, a longo prazo, pode ser um desafio para os empregadores vê-lo como comprometido quando você decide mudar para um trabalho permanente.

Se interessou em começar cursos tecnológicos para ingressar na área? Visite o site da Impacta e comece já a se preparar para o mercado!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!