Administração e Tecnologia: entenda a relação!

A Administração e Tecnologia estão completamente ligadas quando o assunto é Mercado de Trabalho.Vem entender essa relação no artigo de hoje!

Autor: Redação Impacta

Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo:

Em 09 de setembro é comemorado no Brasil o Dia do Administrador, uma data para homenagear esse profissional tão importante para as empresas e para o mercado. Afinal, é ele o responsável por planejar estratégias, acompanhar desempenhos e fazer o gerenciamento de recursos humanos ou materiais de um negócio.

Um profissional com uma Graduação em Administração, na prática, pode atuar em diferentes formatos e áreas do mercado, podendo se tornar um empreendedor ou trabalhar em diversos departamentos como financeiro, logística, marketing ou de sistemas de informação. 

Além disso, a área é muitas vezes a base para a formação de Líderes, Gestores e CEO’s (Chief Executive Officer).

Para uma formação completa e preparada para os desafios do mercado atual, entretanto, é preciso que o profissional de Administração tenha habilidades e conhecimentos de tecnologia também.

Mas qual a relação entre as áreas? É sobre isso que vamos falar no artigo de hoje. Confira!

Administração e Tecnologia: qual a relação?

Para responder a essa pergunta, vale ressaltar que essa relação na surgir na era digital e muito menos nos últimos anos. Isso porque a tecnologia influencia o funcionamento das empresas desde a Revolução Industrial.

Afinal, desde que as máquinas passaram a facilitar a vida de trabalhadores e aumentar a produtividade das organizações, os produtos e avanços tecnológicos foram fundamentais para que administradores liderassem o desenvolvimento de todo o mercado, bem como da própria sociedade.

Com a chegada e popularização da computação, essa relação da Administração com a Tecnologia se tornou ainda mais direta e indispensável para as empresas e colaboradores. Rapidamente, a necessidade de informatização de processos e tarefas foi deixando de ser um diferencial para se tornar essencial na manutenção da competitividade.

Com isso, as companhias precisaram de profissionais preparados para lidar com sistemas integrados e atuar com softwares e programas – desde o uso das tão comuns planilhas de Excel, até a implementação de ERPs, por exemplo.

Responsáveis pela organização e busca de melhorias para as empresas, os administradores ficaram também com a responsabilidade de garantir a informatização do negócio. E foi aí que os cursos de Administração passaram a incorporar disciplinas como Sistemas de Informação.

O avanço de ambas as áreas fez surgir diversos novos cargos, setores e ramos de estudo, como a gestão de TI, por exemplo, que une o conhecimento técnico – cada vez mais importante ao negócio – com funções administrativas para a tomada de decisões e planejamento estratégico.

Administração e Tecnologia

Administração na Era Digital

Já na Era do Digital, o profissional de Administração precisa estar ainda mais preparado para lidar com a tecnologia em praticamente todos os cenários e momentos da carreira. Com a necessidade de buscar melhoria constante nos seus processos e atividades, os administradores ganharam novos desafios, como: 

  • aumento de produtividade;
  • redução de custos;
  • acompanhamento e controle de resultados;
  • automatização de processos;
  • digitalização de arquivos.  

Além disso, é cada vez mais comum o surgimento nas empresas do conceito de orientação por dados. Ou seja, utilizar a quantidade de dados disponíveis e coletados para tomar as decisões do negócio.

Com isso, o profissional de administração também ganha um enorme diferencial com a capacidade de analisar dados com estratégia e inteligência. 

Tudo isso para aproximar ainda mais o profissional de administração aos conhecimento necessários para o crescimento e um mundo cada vez mais conectado e em mercados disputados.

Mas então, o que aprender para estar em sintonia com as duas áreas tratadas nesse artigo? Vejamos a seguir!

O que aprender de tecnologia para a Administração?

Como vimos, o profissional administrador de hoje em dia precisa estar conectado com a tecnologia e inovação para buscar sempre melhorias e processos mais eficientes para a empresa.

Porém, muitas vezes não será preciso ser um especialista em determinada ferramenta e tecnologia, mas sim ter o conhecimento para poder encontrar a melhor solução para cada desafio.

Considerando a grade atualizada da Graduação em Administração da Faculdade Impacta, que tem foco na tecnologia e inovação, podemos elencar alguns conhecimentos e disciplinas que vão abranger tecnologia e que são essenciais aos administradores de atualmente:

 

  • Lógica de Programação para Administração;
  • Análise Exploratória de Dados;
  • Gestão de Projetos;
  • Inteligência de Negócios;
  • Business Analytics;
  • Gestão de Operações,
  • Startup e Inovação.

A formação no curso de Administração permite que o profissional trabalhe em áreas relacionadas a: Marketing, Recursos Humanos, Produção, Tecnologia, Gestão Organizacional, Financeiro, Vendas e Logística.

Entre as funções que se pode desempenhar com conhecimento importante em áreas da tecnologia, podemos citar:

  • Trabalhar com equipes de venda, liderando e planejando estratégias de otimização;
  • Ser supervisor da produção de indústrias e fábricas com aplicação de melhorias nos processos e equipamentos;
  • Trabalhar na área de investimentos com implementação de ferramentas e soluções;
  • Gerenciar o fluxo de capital de uma empresa com uso de softwares e serviços avançados;
  • Gerenciar o processo de seleção de funcionários com a aplicação de processos digitais;
  • Controlar qualidade, estoque e vendas de produtos, buscando soluções inovadoras para organização segura;
  • Prestar consultorias a empresas para maturidade digital;
  • Administrar o próprio negócio com inovação.

Quer saber mais sobre a área de Administração? Se inscreve na nossa Newsletter para não perder nenhuma dica!

1 Comentário

    Deixe o seu comentário!

    Não perca nenhum post!