Como convencer meu chefe a investir em treinamentos?

Quer crescer na carreira, mas precisa de uma forcinha? A gente te ajuda a convencer seu chefe dos benefícios de investir em treinamentos. Veja como!

Autor: Redação Impacta

Quando estamos em uma profissão que gostamos, o natural é procurar se especializar naquilo cada vez mais. Nessa hora, a ajuda do chefe é essencial para podermos investir em treinamentos que nos façam crescer dentro da empresa, além de possibilitar atuarmos em outras funções. 
Essa ajuda pode não ter aparecido ainda por falta de argumentos que revelem ao seu chefe os benefícios das especializações. Dessa forma, neste post você vai aprender como convencer o seu chefe a investir em bons treinamentos para os funcionários da sua empresa. Confira conosco!

Mostre que você tem foco e vontade de aprender

Uma dica importante para que o seu chefe possa investir em treinamentos é mostrar para ele que você os tem como objetivo. Quando estamos focados naquilo que queremos fica muito mais fácil das pessoas verem em nós a vontade de aprender coisas novas. 
Para isso, sempre fique atenta ao que a sua empresa está buscando, mostre que você tem o desejo de ajudá-la com o seu melhor, mas que para isso precisa aperfeiçoar as suas habilidades por meio de cursos.
Você pode, por exemplo, sempre procurar conversar com pessoas de outras áreas, com o intuito de descobrir como é o trabalho delas. Além de ser importante para a sua experiência essa conexão com outros departamentos, mostrará para os demais o seu interesse em expandir conhecimentos.

Ademais, também revele, por meio de conversas e discussões saudáveis, todos os seus novos aprendizados, trocando experiências que não se prendam a sua própria rotina. No entanto, mantenha o foco, você não precisa abraçar o mundo. Escolha um caminho e tenha como objetivo percorrer ele todo, sem se desviar.     

Como convencer meu chefe a investir em treinamento

Encontre referências na internet de que aquele curso será bom para a empresa

É essencial que você encontre referências na internet de que aquele curso que você pretende realizar será bom para os anseios da empresa também. O seu chefe precisa entender que ao possibilitar que você se capacite, estará ajudando a sua organização da mesma forma. 
Por isso, faça uma pesquisa sobre as vantagens daquele treinamento para a sua empresa. Por exemplo, um curso de marketing vai aumentar o seu potencial na hora de fechar negócios. Além disso, ele dará ferramentas que são vantajosas para que a sua organização melhore a experiência do cliente
Nesse momento, é fundamental que você anote quais são os benefícios desse curso para a sua empresa, para depois mostrar ao seu chefe. Sempre leve em consideração quais são as metas e os objetivos da instituição, pois não adiantará escolher algo que não condiz com sua perspectiva.   

Encontre um concorrente que esteja usando aquela tecnologia que você aprenderá

Uma dica especial para convencer o seu chefe a investir em treinamentos é encontrar concorrentes que estejam usando aquela tecnologia que você deseja aprender. Certamente, a sua empresa não quer ficar para trás e não aceitará que os seus concorrentes saiam na frente.
Desse modo, mostre para o seu chefe como é importante que você realize esse treinamento para que você também possa trabalhar com aquilo que outras companhias estão utilizando e tendo sucesso. 
Não é preciso que você crie intrigas para conseguir isso, uma vez que o mercado vive de disputas para oferecer o melhor e beneficiar o consumidor. O seu objetivo deve ser levar o seu chefe a pensar que a organização pode crescer ainda mais quando investir em treinamentos para capacitar os seus funcionários.   

Monte um projeto para apresentar

Montar um projeto sobre tudo o que o curso pode oferecer para a sua empresa não parece ser uma tarefa fácil, mas é imprescindível para você alcançar o que anseia. O seu projeto deve levar em consideração os objetivos estratégicos da sua empresa. Não é necessário também um projeto muito detalhado, mas, sim, algo que revele com clareza o que você pretende. 
Caso o seu projeto seja avaliado pelo seu chefe, mas não consiga a sua aprovação, não é hora de desanimar. Você precisa perguntar quais são os pontos em que não houve acordo para que você possa pensar em algo diferente que atenda às expectativas. Você verá como fazer isso no ponto a seguir.

Saiba no que ele deseja investir no momento

Saber no que o seu chefe deseja investir no momento é importante para que você possa oferecer a ele exatamente aquilo que está buscando. Não é prudente perceber que o seu patrão deseja investir mais em marketing e lhe apresentar treinamentos que envolvam contabilidade.
Portanto, estabeleça um diálogo com ele, pergunte o que almeja conquistar e diga que você tem interesse em ajudar com novas técnicas, desenvolvimentos e estratégias.
Lembre-se de que o seu chefe não vai investir em treinamentos apenas porque você quer. Para convencê-lo é necessário sempre mostrar que a sua preocupação é com o sucesso da empresa acima de tudo.

Sugira opções dentro da realidade

Outra dica fundamental é que você sugira opções de treinamentos que vão de encontro à realidade da sua empresa. Por exemplo, caso não haja como investir em treinamentos que vão custar muito dinheiro, há opções mais baratas que podem estar dentro dos padrões.
Caso a preocupação da empresa seja a de ficar fora do ambiente de trabalho, às vezes uma opção de treinamento online ou planos de assinatura seja o ideal.
Verifique as economias da empresa, veja se ela está passando por um momento de crise ou se está tendo o lucro esperado. É a partir disso que você criará parâmetros para selecionar investimentos maiores ou menores que sejam boas opções, além de possíveis, para você e para a organização.

Tenha todas as informações em suas mãos

Por fim, é essencial que você tenha todas as informações do curso pretendido em mãos: tempo de duração do treinamento, matérias que vão ser estudadas, valor a ser pago e a possibilidade de parcelamento, o nome da empresa que oferecerá o curso etc.
Tudo isso deve ser apresentado para o seu chefe com muito cuidado para que depois não haja erros. Entregue essas informações em folha de papel para que ele possa entrar em contato com a administração do curso. Isso fará com que seu chefe considere os investimentos de acordo com suas possibilidades.
Então, você aprendeu no post de hoje sobre como convencer o seu chefe a investir em treinamentos para funcionários. Várias dicas fundamentais para você traçar estratégias que levem o seu patrão a atender ao seu anseio. É útil que você coloque tudo isso em prática agora mesmo!

Que tal uma ajudinha para convencer seu chefe? A gente te ajuda com um modelo de carta de solicitação que você pode enviar direto ou baixar. Confira:

Modelo de Carta para o chefe

Esperamos que você consiga! Agora nos siga nas nossas redes sociais, estamos presentes no FacebookTwitter e LinkedIn

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!