faceboook

Como treinar equipes e pessoas com EAD

O EAD pode ser um grande aliado para formar equipes e pessoas capacitadas para sua empresa. Quer saber como fazemos isso? Confira!

Autor: Edools

O treinamento e desenvolvimento de um colaborador é sem dúvidas um dos fatores primordiais para o desenvolvimento de uma organização.

Acompanhar o progresso da sua empresa é tão crucial quanto a elaboração de um planejamento estratégico, assim como definir os indicadores-chave de desempenho (KPI’s), mensurá-los e transformar estes dados em informação, irá lhe auxiliar a visualizar de forma mais clara não só a saúde financeira, como o crescimento da sua empresa em diversos sentidos.

As empresas, no geral, estão em um mundo muito competitivo, constantemente enfrentando dificuldades e desafios no seu percurso. A grande meta é sobreviver à tamanha concorrência. Para isso, a tecnologia veio de modo a contribuir para o sucesso dos mais preparados, sendo uma grande aliada para o conhecimento e assim, o potencial crescimento.

Com isso, a necessidade de incluir um treinamento e desenvolver sua educação corporativa, seja ela de forma presencial ou através do ensino a distância (EAD), se mostra extremamente importante.

Treinar equipes e pessoas com EAD

Com a educação a distância, o treinamento consegue atingir um grande número de colaboradores, rompendo fronteiras geográficas, respeitando ritmos de aprendizagem e reduzindo custos com infraestrutura e pessoas.

Com tamanha interatividade oferecida por uma plataformas LMS, a praticidade que este modelo de ensino apresenta tem se fortalecido bastante nos processos de capacitação ofertados pelas organizações na área de educação corporativa.

Portanto, se você também deseja se atualizar e aprimorar o treinamento de suas equipes com EAD, confira algumas dicas que separamos para você:

Faça um planejamento

Um treinamento EAD é muito mais do que apenas uma reunião de colaboradores para transmissão de conhecimento, é um processo que deve ser previamente planejado, para que ele possa trazer os melhores resultados possíveis.

Portanto, a primeira etapa ao criar um treinamento e desenvolvimento de colaboradores se resume à pesquisas, estruturação e planejamento. São eles que vão te guiar no restante do processo e garantir a eficácia do que está sendo investido.

Invista em conteúdo de qualidade

Antes de inserir o conteúdo de seu treinamento online , pense e planeje-o previamente.

Verifique se este conteúdo será relevante para o público que você quer atingir, mantendo-o atualizado sempre que possível.

Outra dica bastante relevante: torne o seu conteúdo de seu e-learning prático, trazendo a proximidade da realidade que o treinando necessita para desempenhar em sua função, na sua rotina de trabalho.

Produza conteúdos que sejam curtos e objetivos, sempre com foco no assunto a ser tratado.

Foque no visual

O design é uma excelente maneira de engajar pessoas, pois ele tem a função de atrair quem realiza o treinamento online, de maneira que se sinta confortável ao percorrer pelo conteúdo sem dificuldades. É importante que a estrutura de capítulo e módulos seja bem estruturada e que faça sentido. Preparar um material dinâmico e atrativo é essencial, pois ele pode lhe ajudar a conquistar sua audiência e dar suporte para a sua fala.

Logo, é muito importante que você crie sua página de acordo com o seu público, visto que cada pessoa se identifica com um layout diferente, e isso reflete em diferentes tipos de personalização.

Na Edools, um das plataformas de ensino a distância mais usadas no Brasil, por exemplo, você pode realizar a personalização completa de seu AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), com opções para diferentes níveis de conhecimento.

Motive seus colaboradores

Como um treinamento costuma ser relacionado a algo obrigatório e não muito atrativo pela maioria dos colaboradores, essa é a hora em que você pode definir se o seu treinamento será ou não um sucesso.

Portanto, você deve valorizar o aprendizado e mostrar que este deve ser uma parte fundamental da para o crescimento corporativo. Ajudando assim a seus colaboradores a sentirem mais motivação ao procurar esse tipo de atividade.

Não esqueça de caprichar na divulgação do treinamento e na convocação dos alunos.

Mais do que apenas enviar um e-mail, você pode fazer por exemplo, um vídeo breve convidando-os e explicando de forma resumida como será o curso e as suas vantagens.

Não basta oferecer a solução educacional perfeita para seus colaboradores se eles não estiverem alinhados com o treinamento existente.

Portanto, faça peças de comunicação atrativas, customize seu AVA, abuse da criatividade e encante seu treinando. A comunicação é uma ferramenta crucial, pois é através dela que irá ser desenvolvida uma boa avaliação de engajamento e desempenho.

O acompanhamento da capacitação deve ser feito regularmente. Metas também devem ser idealmente estabelecidas. Assim, um ritmo de aprendizagem é mantido e o treinamento é completado em um período de tempo determinado.

Conclusão

Não importa o nicho em que o seu negócio esteja inserido, sem um treinamento apropriado, até mesmo os funcionários mais experientes tendem a render menos do que deveriam se não estiverem devidamente capacitados.

É importante lembrar que contar somente com bons conteúdos não será suficiente para otimizar o treinamento via EAD da sua empresa. O uso de uma plataforma LMS é extremamente importante, pois nela é feito o armazenamento, a distribuição, a comunicação, o relacionamento e todo o monitoramento dos alunos e dos conteúdos, sendo ainda um canal de comunicação bastante eficiente entre a empresa e o colaborador.

Portanto, faça um planejamento, levante as necessidades da sua empresa e comece já a investir. Se você precisar de alguma ajuda ou estiver com alguma dúvida sobre o que está por trás de um treinamento online de sucesso basta entrar em contato conosco ou deixar um comentário ao final desta página.

A Edools oferece uma solução LMS completa e intuitiva, com possibilidade de personalização completa de acordo com as necessidades desejadas, ideal para quem deseja implementar e aprimorar de forma simples e eficiente o treinamento de sua organização.

Conheça melhor tudo o que essa plataforma pode fazer para lhe ajudar a treinar ainda mais equipes e pessoas com EAD!

Guest post publicado pela Edools, parceira Impacta.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!