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Como as estratégias de SEO podem reduzir os custos do seu negócio?

Autor: Redação Impacta

Uma das maiores vantagens das práticas de marketing digital é a possibilidade de obter bons resultados mesmo com um orçamento reduzido. Por meio de ações direcionadas a um público mais propenso a se interessar pelo seu produto/serviço, o trabalho de marketing online fica muito mais assertivo.

E uma das alternativas para executar esse tipo trabalho está nas estratégias de SEO.

Por isso, veremos neste artigo como as técnicas de Search Engine Optimization podem reduzir os custos da sua empresa ao mesmo tempo em que alavancam o seu negócio. Confira!

Como o SEO pode alavancar o seu negócio?

O SEO consiste em uma série de práticas estratégicas e técnicas que têm como objetivo otimizar um site para mecanismos de busca, tais como o Bing e o Google. Essas práticas visam conseguir o melhor posicionamento possível nos resultados de busca desses sites, principalmente do Google, que detém cerca de 97% do mercado de buscas no Brasil.

Fazendo as devidas melhorias na velocidade, usabilidade, conteúdo do site e em diversos outros fatores, o Google passará a enxergar o seu site como relevante para pesquisas que envolvam termos relacionados ao seu mercado. E, quanto mais relevante uma página for para uma busca, maiores são as chances de ela estar entre os primeiros resultados.

O SEO trabalha com os resultados orgânicos, ou seja, aqueles que aparecem nos resultados de busca sem que seja necessário pagar por isso.

Os chamados links patrocinados aparecem marcados como anúncios e é necessário pagar para que eles apareçam ali. Para anunciar no Google, é necessário usar a plataforma Google AdWords.

Lembrando que, quanto mais próxima a sua página estiver da primeira posição, mais provável será que os usuários cliquem nela. Isso significa que, quanto melhor for o seu ranking, mais visitantes e leads você conseguirá para o seu site, aumentando sua visibilidade e suas vendas.

Como as estratégias de SEO podem reduzir os seus custos?

Saiba como as estratégias de SEO te ajudam a reduzir custos no marketing

1. Redução de custos com links patrocinados

O investimento em Google AdWords é ótimo para negócios digitais que acabaram de começar no mercado e ainda não são muito conhecidos do público. Investindo em links patrocinados com as palavras-chave certas e uma chamada instigante, é possível atrair um bom tráfego nesse momento inicial da empresa.

Porém, continuar investindo nesse tipo de divulgação pode se tornar inviável. À medida que a sua concorrência utiliza os mesmos termos que você nas campanhas dela, o custo por clique (CPC) aumenta.

Por esse motivo, é importante que o seu site tenha uma boa presença nos resultados orgânicos. Usando técnicas de SEO e gerando conteúdo com informações úteis e de qualidade para o seu público, as chances do Google melhorar o ranking do seu site serão bem altas.

Avalie os termos dos seus anúncios mais eficientes e produza conteúdo com base neles. Aplicando os conceitos de marketing de conteúdo, você conseguirá ótimos resultados.

Conforme o seu tráfego orgânico for aumentando, o CPC dos seus anúncios tende a diminuir, o que melhora o seu custo de aquisição de cliente (CAC) por meio desse canal. Sem falar que o tráfego orgânico tem a vantagem de ser mais consistente, ou seja, o número de visitas que ele proporciona tende a não cair com o tempo.

2. Atração do público certo com remarketing

Outra forma de reduzir o seu CAC é fazendo o uso de técnicas de remarketing. Se você não sabe o que é isso, não tem problema que a gente explica. Acompanhe:

Imagine que você queira anunciar apenas para usuários que já visitaram o seu site, especialmente para aqueles que visitaram uma determinada página de produto ou adicionaram algo no carrinho e saíram (para o caso de um e-commerce).

É mais fácil fechar uma venda para esse tipo de público, afinal, essas pessoas já tiveram algum contato com a sua marca. Principalmente quem já realizou uma atividade com uma clara intenção de compra.

Isso é remarketing! Adicionando recursos fornecidos por plataformas como Google e Facebook dentro do seu site, é possível rastrear as atividades dos usuários. Em outro momento, essas mesmas plataformas direcionam os anúncios para esse público personalizado.

Mas, para isso funcionar, é preciso que o público chegue nas suas páginas web. E qual é a forma mais consistente de conseguir tráfego para o seu site? Por meio do SEO!

3. Diminuição da taxa de rejeição

A taxa de rejeição de uma página diz respeito ao número de usuários que entram nela e saem do seu site sem visitar mais nenhuma outra página. Isso acontece devido a diversos motivos, como conteúdo desinteressante, lentidão no carregamento e uma experiência do usuário ruim.

Todos esses fatores devem ser melhorados durante a execução de uma estratégia completa de SEO. E, ao melhorá-los, a tendência é que a taxa de rejeição de suas páginas diminua. Isto é, as pessoas que entram no site agora estão mais inclinadas a permanecer nele e, eventualmente, se tornarão leads.

Uma vez que estamos evitando que os visitantes que chegam ao site o abandonem, estamos, novamente, reduzindo o custo de aquisição de cliente. Mais um ponto para o SEO.

Mas tem mais! Se compararmos a quantidade de tráfego que a busca orgânica traz para sites comerciais frente ao tráfego de links patrocinados, a diferença é enorme.

Segundo estudo da empresa de marketing de conteúdo e SEO BrightEdge, a busca orgânica é responsável por 51% do tráfego em sites de empresas, enquanto apenas 10% é originário dos links patrocinados.

Sabemos o quanto uma consultoria de SEO pode pesar no orçamento, então que tal aprimorar os seus conhecimentos na área? Lendo mais sobre esse tema na web e fazendo cursos de SEO online e/ou presenciais, você já estará apto a colocar em prática as principais técnicas de otimização de sites para os mecanismos de busca.

E aí, o que achou dos benefícios que as estratégias de SEO podem trazer para o seu negócio? Gostou de aprender como elas são capazes de reduzir os custos da sua organização?

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