Como anda o mercado de games no Brasil? Descubra neste post!
De acordo com dados do II Censo da Indústria de Jogos Digitais, o mercado de jogos digitais expandiu em todas as regiões do Brasil, o que mostra um desenvolvimento (...)
Autor: Rogério Ramalho
De acordo com dados do II Censo da Indústria de Jogos Digitais, o mercado de jogos digitais expandiu em todas as regiões do Brasil, o que mostra um desenvolvimento muito significativo da indústria de games em nosso país. Além disso, entre os anos de 2013 e 2018, o número de desenvolvedoras brasileiras aumentou de 142 para 375!
Uma pesquisa realizada pela empresa Homo Ludens mostrou que foram desenvolvidos 1.718 jogos no Brasil apenas em 2017 e 2018. Para você ter uma ideia sobre os dispositivos que mais chamam atenção do público, dentre todos os jogos criados:
- 43% foram para mobile;
- 24% foram para computadores;
- 10% foram para RV (realidade virtual);
- 5% foram para consoles.
Com tantos jogadores e dispositivos para games, os brasileiros estão frente a frente com um ótimo cenário profissional para os interessados na área. Quer saber mais sobre o assunto? Então confira o nosso panorama sobre o mercado de games no Brasil!
Expansão do mercado de games no Brasil por região
Se comparado com o 1.º Censo, realizado em 2013 pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), a quantidade de desenvolvedoras de jogos por regiões do Brasil teve um grande crescimento.
A região Norte foi a que apresentou maior expansão nos últimos anos, com um aumento de 2 para 10 estúdios de games. As demais regiões, apesar de já apresentarem anteriormente um bom número de empresas, mantiveram o crescimento, que contabilizou em:
- 196 desenvolvedoras no Sudeste;
- 61 desenvolvedoras no Nordeste;
- 31 desenvolvedoras no Centro-Oeste;
- 77 desenvolvedoras no Sul.
Ou seja, o cenário está bom em todo o país. Independentemente da região, há bastante crescimento!
Área nova para ser explorada
A área de games, apesar do crescimento contínuo, ainda é muito nova em nosso país e, por isso, apresenta grandes oportunidades de crescimento. Para você ter uma noção, o Brasil ocupa o quarto lugar no mundo em relação ao consumo de jogos digitais, ficando atrás apenas dos EUA, Japão e China.
Se não bastasse esse cenário otimista, ainda há outro aspecto que chama atenção quanto ao cenário de games no Brasil: mesmo em tempos de crise, o mercado continua progredindo e, consequentemente, novas oportunidades continuam surgindo. Isso porque os games aproveitam muito bem as plataformas online para publicar e vender jogos, com mais de uma forma de lucro (loja de itens, mensalidades, compra do game, entre outros).
O setor de games também foi impulsionado com a chegada de alguns incentivos financeiros do governo que contribuem para o avanço desse mercado e das iniciativas, como a Abragames (Associação Brasileira de Games) e a AciGames (Associação Comercial, Industrial e Cultural dos Jogos Eletrônicos no Brasil).
Oportunidades e resultados no mercado
A internet tem influência direta na prosperidade da área de games no Brasil: com plataformas que permitem financiamento de projetos por parte do público, muitos profissionais que estão começando adquirem o investimento necessário para desenvolver um game.
Além disso, as oportunidades no mercado de jogos vão além do Brasil. Como os games podem ser comercializados na internet, com o mundo todo, muitos projetos nacionais são desenvolvidos em inglês (além de outros idiomas) para que consigam um alcance maior.
Outro ponto importante é o coworking, que reduz muito os gastos que uma desenvolvedora teria no caso de precisar manter uma sede própria. Há ainda os trabalhos com profissionais terceirizados, uma estrutura de trabalho que tem funcionado muito bem na rotina de trabalho e com menos custos para os estúdios.
Os resultados gerados por meio dessas oportunidades foram apresentados pelo II Censo da Indústria de Jogos Digitais, que mostra os seguintes dados:
- 71,2% das empresas de jogos no Brasil faturam até R$ 81 mil;
- 29,6% das desenvolvedoras brasileiras possuem clientes internacionais;
- os lucros se dividem em 34,6% para venda dos games e 17,5% para venda nas “lojas internas” dos jogos.
Crescimento profissional e variedade de cargos
O desenvolvimento de carreira dentro do mercado de jogos vai depender muito das suas habilidades profissionais. É possível trabalhar em diversos cargos, mas a maioria das pessoas envolvidas nos projetos se dividem entre artistas, programadores e gestores. Para você ter uma noção de como é estruturada uma equipe básica para a criação de um game, são necessários:
- game designers;
- artistas 2D e 3D;
- animadores;
- programadores;
- gestores de projetos;
- testers e outros profissionais.
Para entrar no mercado, é preciso ter em mente o que você imagina para sua carreira: trabalhar em uma empresa ou ter a sua própria? Atualmente, muitos estúdios de games são criados por pessoas que se conheceram na faculdade ou em algum curso relacionado, assim como por colaboradores que deixaram seus empregos para criar o próprio negócio.
Muitas vagas de empregos nos estúdios brasileiros são abertas durante o ano, principalmente aquelas para áreas de profissionais com mais escassez. Um exemplo disso é a profissão de animação 2D e 3D que, além de contar com poucos profissionais no Brasil, raras são as pessoas qualificadas para as atividades (o que eleva o salário dos especialistas).
Como se capacitar para o mercado de games no Brasil
Com tantas oportunidades de aprendizado e de crescimento, o primeiro passo a ser tomado se você tem interesse nesse mercado é começar a estudar. Para adquirir o conhecimento necessário para atuar na área de games no Brasil, é preciso correr atrás de cursos de capacitação profissional.
É claro que todo esse crescimento no cenário dos jogos digitais também é refletido no ensino brasileiro, inclusive nas universidades. A formação tecnóloga no curso de Jogos Digitais está presente nas principais faculdades do país, assim como pós-graduações em áreas relacionadas.
O principal diferencial do curso superior em Jogos Digitais é que o aluno tem contato com todas as áreas envolvidas nos games, como arte, programação e até noções de gestão e marketing. Ao longo do curso, os alunos ganham afinidade com áreas específicas e, então, conseguem decidir em qual profissão se especializar.
Gostou de conhecer essas informações sobre o mercado de games no Brasil? Então, aproveite e deixe um comentário contando a sua visão sobre o cenário dos games em nosso país.
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