faceboook

Certificação Scrum: como usar a metodologia ágil na gestão?

Metodologia cada vez mais aplicada na área de gerenciamento de projetos, a certificação scrum te ajudará a ser mais produtivo e competitivo. Veja como!(...)

Autor: Redação Impacta

A certificação Scrum, assim como outros processos ágeis, tem tido cada vez mais ascensão e status no mercado. Isso porque a estratégia permite fazer mais com menos, ajudando a superar desafios comuns na área de gerenciamento de projetos.
Trata-se de uma metodologia que adota procedimentos para aperfeiçoar operações, mercadorias e serviços. Dessa forma, a empresa se torna mais competitiva, pois entrega produtos de excelência de maneira rápida e com a menor quantidade possível de recursos.
Ficou interessado? Então acompanhe neste post dicas sobre esse revolucionário método!

Entenda o conceito

Como já mencionamos, a certificação Scrum envolve a adesão a uma série de práticas com o intuito de aprimorar a produtividade com ganhos em qualidade e menos perdas, sejam elas de tempo de execução ou de dinheiro aplicado.
O profissional que obtém esse documento é considerado apto a vencer os entraves necessários para agregar valor ao produto e para reduzir os prazos e os custos.
Ao contrário de outros tipos de certificados, o Scrum pode ser obtido por meio de diferentes instituições. Seja qual for o modelo escolhido, o postulante ao documento, para consegui-lo de fato, vai precisar estudar o programa e passar por uma prova. Algumas certificadoras exigem ainda a presença em cursos. 
Como tudo que envolve o mundo high-tech evolui em alta velocidade, os profissionais de TI precisam se atualizar, dominando esses e outros mecanismos. Para deixá-lo um pouco mais familiarizado, preparamos uma pequena apresentação com expressões essenciais para quem almeja conquistar esse atestado de competências:

  • product backlog: definição das áreas que passarão pelo método;
  • release backlog: obrigações que serão desenvolvidas no product backlog;
  • sprint backlog: ações que devem acontecer naquele sprint (tempo pré-determinado);
  • product owner: dono do projeto;
  • scrum master: profissional elo entre o product owner e o restante do grupo de trabalho;
  • grupo de trabalho: colaboradores que desenvolvem o produto ou o projeto.

Tenha mais competitividade

Nos últimos anos, os próprios clientes passaram a requisitar das empresas mais profissionais com o certificado Scrum. Isso para garantir que seus pleitos sejam atendidos com êxito e segurança. 
Aos poucos, por causa dessa demanda, os setores de recursos humanos começaram a considerar o documento como um importante diferencial na seleção de currículos.
Isso porque essa certificação permite que as companhias destoem da concorrência, pois são documentos que confirmam habilidades. Um profissional que possui esse selo de qualidade conta com o conhecimento exigido para aplicar essas táticas na suplantação de obstáculos. Nada mais é do que a confirmação técnica do conhecimento sobre o Scrum.
Entre as inúmeras compensações de um investimento desse porte está uma gestão mais flexível. Assim, é viável aperfeiçoar os acertos, reduzir as falhas e até mesmo eliminá-las. Desse modo, a instituição se liberta de linhas administrativas engessadas, que vão à contramão do que propõem as filosofias mais modernas de gerenciamento.
Mais um ponto positivo é obter uma equipe resiliente, ou seja, capaz de reagir com equilíbrio diante de situações adversas. Dessa forma, o resultado será um produto ou serviço com maior valor agregado, que atendará com mais perfeição às expectativas e às necessidades dos clientes.
Por essas razões, as companhias líderes de seus segmentos utilizam o Scrum em seus processos. São exemplos disso as grandes corporações de tecnologia como a IBM, a HP, a BRQ, entre outras.

O método também vem crescendo entre as startups, pois possibilita que elas aumentem a qualidade em ritmo superior à média sem a obrigação de investimentos volumosos. Independentemente do porte, as empresas, portanto, querem usar o método para pôr em prática o planejamento estratégico. O que elas desejam, na verdade, é o sucesso seguro. 

Veja como usar a metodologia scrum

Conquiste equipes mais preparadas

A melhora do trabalho em equipe é visível e imensa com o uso do método Scrum. Para se ter uma ideia, durante o processo de certificação, o aluno aprende que o Scrum Master — gerente e elo entre a diretoria ou proprietários e os colaboradores — deve ser como um líder-servidor.
Isso significa muito mais do que apenas chefiar e fiscalizar um grupo de profissionais. Ser um líder-servidor vai requisitar do gerente habilidades e técnicas de coaching.
Afinal de contas, mais do que apontar erros, um Scrum Master tem de mostrar caminhos concretos para a evolução. Esse profissional facilita a rotina da equipe no desempenho de suas atividades.
Outro tema tocado durante o curso de certificação é o aumento da eficiência de equipes que atuam sob esse sistema. Por sentirem-se motivados, muitos profissionais dobram a sua produtividade.
O que também contribui para o aprimoramento do trabalho em grupo é a visão da equipe como multidisciplinar. Nesse sentido, os papéis e responsabilidades nunca estão completamente fechados, de modo que todos têm flexibilidade o bastante para a adaptação a cenários diversos.
Por isso, a certificação Scrum é ideal para quem tem ambição de ascender na carreira com uma gestão de pessoas eficiente.

Adapte o Scrum à sua empresa

Outro benefício da metodologia Scrum é sua fácil aderência à realidade de qualquer companhia. O método pode ser adequado a todo tipo de negócio.
Para que a iniciativa seja bem-sucedida, é recomendável contar com bons profissionais que possam auxiliar na implantação do método. O ideal é que haja uma espécie de treinador. Ele vai apoiar a transformação dos conceitos teóricos em estratégias práticas para um plano real de desenvolvimento.  
Para organizações ainda não tão convictas sobre a utilidade desses processos, o conselho é iniciar por um único projeto primeiro, que tenha baixo risco.
Em seguida, o desempenho da iniciativa sob o método Scrum deve ser comparado às demais atividades. Assim, será possível avaliar o tamanho do impacto dessa metodologia no aumento da qualidade e na rapidez das entregas.
A certificação Scrum, portanto, comprova que o profissional tem o conhecimento e o preparo necessário para usar esses processos na superação de desafios. Além disso, será mais um passo para a carreira daqueles que desejam galgar novas posições. Afinal de contas, cada vez mais as áreas de recrutamento procuram por colaboradores que tenham passado pelo curso.
E você, ficou interessado? Então entre em contato com a gente e conheça nossos cursos e certificações!

1 Comentário

    Deixe o seu comentário!

    Não perca nenhum post!