faceboook

Coaching de carreira: veja como isso pode te alavancar para o sucesso

Muito importante para diversos profissionais, Coaching de carreira é uma prática cada vez mais usada e que pode te levar ao sucesso. Veja como!

Autor: Maria Cecilia Antunes

Muitas pessoas ainda não conhecem ou não sabem qual a verdadeira importância de um coaching de carreira em suas vidas profissionais e como ele pode ser uma alavanca para o sucesso.

Pensando nisso, selecionamos os principais motivos pelos quais você deve investir em um coaching de carreira. Vamos lá?

Prepara para a concorrência do mercado de trabalho

Um dos principais motivos para você investir em um coaching de carreira é que o coach ajuda na sua preparação para a concorrência do mercado de trabalho. Com as vagas cada vez mais concorridas, o profissional precisa investir em sua preparação para não perder boas oportunidades.

Isso não vale apenas para pessoas que estão iniciando no mercado de trabalho. Profissionais experientes estão cada vez mais buscando o coaching para descobrirem a melhor forma de fazer uma mudança em seu rumo profissional ou para conseguirem assumir cargos de liderança.

Ajuda a identificar os diferenciais em relação à concorrência

O coaching de carreira auxilia o profissional a obter o autoconhecimento e, dessa forma, descobrir quais aptidões que ele possui ou que pode desenvolver para obter diferenciais em relação aos outros concorrentes.

Conhecendo quais as aptidões possui e quais interessam às empresas, o profissional consegue transmitir essas informações durante a seleção para uma vaga de emprego ou em um processo seletivo — visando uma promoção na carreira e aumentando as chances de ser contratado.

Coaching de carreira veja como isso pode te alavancar para o sucesso

Corrige seus pontos fracos

Outra vantagem do coaching de carreira é que, por meio dessa técnica, será possível identificar quais os pontos fracos precisam ser superados a fim de conseguir o melhor desempenho em sua atuação profissional.

Após identificar quais são as falhas no seu comportamento profissional, o coaching propõe estratégias e técnicas a fim de minimizar as características negativas ou mesmo eliminá-las.

Revela os seus potenciais

O coaching realiza um trabalho de identificar quais qualidades o profissional já possui e revela habilidades ainda desconhecidas por ele. Fazendo essa análise, o coaching de carreira consegue trabalhar essas características, desenvolvendo formas para que esses potenciais sejam ampliados.

Com isso, o profissional possui maior segurança de suas habilidades e da sua capacidade de competição diante de outros candidatos. Além disso, o profissional poderá investir em cursos adequados às suas reais necessidades, tornando-se mais qualificado para o mercado de trabalho.

Identifica os seus objetivos na carreira

Um dos principais papéis do coaching é ajudar seu cliente a identificar quais são os seus objetivos na carreira profissional e traçar metas para que esse objetivo seja alcançado.

O profissional de coach geralmente possui conhecimentos de psicologia relacionado ao trabalho, bem como outras aptidões para analisar a personalidade do cliente e ajudá-lo a usar as características dessa personalidade a favor da sua carreira.

Por esses e outros motivos, o coaching de carreira está sendo cada vez mais procurado por profissionais de diversas áreas, especialmente por executivos do alto escalão de grandes empresas.

Este artigo ajudou você a entender melhor a importância do coaching de carreira na sua vida profissional? Acha que ele pode auxiliar outras pessoas? Então aproveite para compartilhá-lo nas redes sociais!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!