Arquitetura da Informação e Usabilidade – Experiência positiva na navegação
A Arquitetura da Informação é muito mais do que uma questão de estética do layout de uma página: concentra-se na experiência de navegação que o (...)
Autor: Jéssica Lima
A Arquitetura da Informação é muito mais do que uma questão de estética do layout de uma página web: concentra-se na experiência de navegação que o usuário terá. Desta maneira, uma das grandes responsabilidades da arquitetura da informação e usabilidade está diretamente relacionada à taxa de retorno ao site, tempo de permanência na página e navegação satisfatória.
E o que isso pode gerar de impacto? Tudo depende do segmento e da necessidade do portal.
Arquitetura da Informação e Usabilidade, gerando uma experiência positiva na navegação
Podemos pegar como exemplo um e-commerce, em que as informações devem ser claras e de fácil acesso. É importante ter uma navegação intuitiva, de forma que o internauta possa facilmente encontrar o que deseja e alternar de uma informação para outra sem se perder.
O primeiro objetivo pode até ser atingido, ele consegue gerar um aumento no número de pessoas que acessam o seu e-commerce, porém, o usuário acha confuso encontrar o que precisa, depara-se com muita informação visual e com pouco direcionamento. Ele, então, resolve sair e comprar em um site concorrente, com uma usabilidade mais eficiente.
A mesma coisa acontece em uma loja física: o cliente entra, encontra um ambiente carregado de informações, com muitos produtos sem uma sequência lógica de exposição, se cansa e vai embora.
Portanto, é de extrema importância levar em consideração a estrutura do website no momento de colocá-lo no ar. Imaginar-se no lugar do usuário, entender o que ele gostaria de encontrar na ocasião em que acessará o site e qual a forma mais prática para que que ele chegue ao seu objetivo o mais rápido possível também são ações importantes para o sucesso de um portal.
Além de proporcionar uma boa experiência na navegação do que ele procura, é importante considerar na estrutura do site o que é desejado que o usuário veja, criando assim um direcionamento que facilite a sua navegação.
Desta maneira, um site eficiente é aquele que consegue ter boa aparência visual com um aspecto estrutural muito bem desenvolvido.
Esse texto foi desenvolvido por: Márcia Christina Tacla Silveira, ex-aluna do MBA de Marketing Digital da Faculdade Impacta.
Referências
Portal E-commerce Brasil – UX no e-commerce: mapeando a jornada do consumidor. Acesso em 01 de junho de 2017.
Portal Ideatore – Usabilidade e Arquitetura da Informação. Acesso em 01 de junho de 2017.
Deixe o seu comentário!