faceboook

A importância e os benefícios do desenvolvimento profissional

Ao buscar o desenvolvimento você amplia conhecimentos, aprende novas habilidades e aprimora competências que já possui. Saiba mais!

Autor: Redação Impacta

Ninguém nasce brilhante em seu trabalho e toda pessoa de sucesso aprende ao executar suas habilidades por muito tempo – aproveitando as oportunidades de desenvolvimento profissional ao longo de toda a sua carreira.

O mercado de trabalho está se tornando cada vez mais competitivo e em constante mudança, portanto, o desenvolvimento profissional e o aprendizado contínuo são mais importantes do que nunca para ter sucesso e alcançar os objetivos. 

As tecnologias e as melhores práticas estão evoluindo e progredindo em todos os setores, tornando-se crucial para profissionais novos e experientes continuar desenvolvendo suas habilidades e aprimorando seus conhecimentos. Acompanhe a leitura a seguir e entenda melhor o assunto!

O que é desenvolvimento profissional?

O desenvolvimento profissional refere-se à educação continuada e ao treinamento de carreira depois que uma pessoa entra no mercado de trabalho, a fim de ajudá-la a desenvolver novas habilidades, manter-se atualizada sobre as tendências atuais e avançar profissionalmente.

Muitos campos exigem que os profissionais participem de educação e aprendizado contínuos, às vezes como pré-requisito para manter seu emprego ou para manter sua licença, designação ou certificação. 

Nesses casos, o campo provavelmente possui requisitos específicos de educação continuada ou educação profissional continuada. Mesmo quando não é obrigatório, muitos profissionais que desejam se destacar na carreira buscam voluntariamente oportunidades de desenvolvimento profissional e aprendizado.

Por que o desenvolvimento profissional é importante?

A verdade é que muitas pessoas não estão investindo no desenvolvimento de suas carreiras. Pesquisas indicam que a maioria dos funcionários diz que não faz nada para atualizar ou melhorar seu conjunto de habilidades atual. 

Essas pessoas não estão muito preocupadas com o futuro da sua carreira. Muitos também podem ser bons em seus empregos, mas estão satisfeitos com o que estão fazendo ou simplesmente não estão preocupados com seu futuro profissional.

Isso significa que, aproveitando o desenvolvimento profissional, a educação continuada e o planejamento de sua carreira, você já tem uma vantagem sobre boa parte dos seus colegas. Como você está indo em frente e assumindo o controle de sua carreira, é muito provável que você alcance o sucesso e atinja seus objetivos.

Qual é o objetivo do desenvolvimento profissional?

É uma maneira de as pessoas avaliarem suas próprias habilidades, considerarem seus objetivos na vida e estabelecerem metas para realizar e maximizar seu verdadeiro potencial.

O objetivo do desenvolvimento profissional é dar aos profissionais a oportunidade de aprender e aplicar novos conhecimentos e habilidades que possam ajudá-los a progredir na carreira. O desenvolvimento profissional tem tudo a ver com a construção de seu conjunto de habilidades e base de conhecimento para o seu campo.

E o desenvolvimento profissional não é útil apenas para você – também é útil para o seu empregador. Ao ter oportunidades de aprender, aumentar seus conjuntos de habilidades e manter-se atualizado sobre as tendências do setor, profissionais como você aumentam seu próprio valor e, ao mesmo tempo, aumentam o valor geral de sua empresa.

O desenvolvimento profissional e as oportunidades de treinamento profissional fornecem muitos outros benefícios específicos para profissionais jovens e experientes. Alguns desses benefícios estão listados abaixo.

Leia também: Desenvolvimento pessoal e profissional: invista!

Benefícios do desenvolvimento profissional para os empregadores

Os empregadores podem se beneficiar do desenvolvimento profissional de várias maneiras. Primeiro, promove taxas de retenção de funcionários mais altas, pois os empregadores que oferecem desenvolvimento profissional incentivarão os funcionários a permanecer em seus negócios.

Algumas indústrias realmente exigem que os trabalhadores tenham certificações. E se um trabalhador não tiver a certificação necessária, isso pode ser ruim para o empregador – sem mencionar os desafios legais que isso representa. O desenvolvimento profissional, no entanto, pode ajudar os trabalhadores a obter a certificação e o aprendizado necessários para seu setor.

Os benefícios do desenvolvimento profissional também incluem:

Expansão da base de conhecimento

O desenvolvimento profissional e as oportunidades de educação continuada podem expor profissionais jovens e experientes a novas ideias, solidificar seus conhecimentos e aumentar sua experiência em seu campo. Aqueles que buscam ativamente essas oportunidades de aprendizado são os que mais se beneficiarão delas.

Aumento de confiança e credibilidade

Ao aumentar a especialização dos profissionais por meio do desenvolvimento profissional, sua confiança em seu trabalho também aumentará. Ninguém gosta de pensar que está perdendo habilidades importantes em seu setor. 

Cursos de desenvolvimento profissional, educação continuada e oportunidades de treinamento permitem que os profissionais desenvolvam confiança e credibilidade à medida que adquirem novos conjuntos de habilidades e designações profissionais.

Maior potencial de ganhos e capacidade de contratação

O desenvolvimento profissional e a educação continuada oferecem aos profissionais jovens e experientes oportunidades para aumentar seu potencial de ganhos e futura capacidade de contratação, aumentando seus conhecimentos e atualizando seus conjuntos de habilidades.

Credenciais, certificações e designações profissionais — a maioria das quais pode ser acessada e obtida online — também fornecem maneiras fáceis de aumentar o valor de um profissional. Profissionais com os conjuntos de habilidades certos que procuram e aproveitam as oportunidades de qualificação são certamente mais lucrativos do que aqueles que não o fazem.

Mais oportunidades de networking

Muitas oportunidades de desenvolvimento profissional, como workshops, conferências e outros eventos de networking, permitem que os profissionais se expandam e conheçam outras pessoas em seu setor que podem ajudá-los com oportunidades de carreira no futuro.

Quando você decidir que quer uma mudança ou está pronto para subir em sua carreira, sua rede profissional e os relacionamentos profissionais que você estabeleceu serão úteis.

Atualização sobre as tendências do setor

Desenvolvimento profissional, educação continuada e oportunidades de aprendizado são ótimas maneiras de se manter atualizado sobre o conhecimento e as tendências do setor. 

Todo setor profissional está em constante evolução, portanto, os funcionários devem aproveitar as oportunidades de desenvolvimento profissional e treinamento para expandir sua base de conhecimento, aprender novas práticas e técnicas e adotar novas tecnologias.

“Portas abertas” para futuras mudanças de carreira 

Para os profissionais que desejam fazer uma mudança completa de carreira ou mudar de setor, novas habilidades adquiridas por meio do treinamento de desenvolvimento profissional podem ser essenciais para abrir novas portas em seu campo ou fazer a transição para um novo setor.

Como melhorar o seu desenvolvimento profissional?

Uma das coisas mais difíceis ao aprender uma nova habilidade é encontrar tempo para executá-la. Na verdade, a pesquisa mostrou que muitos de nós passamos 72 horas por semana trabalhando, deixando muito pouco tempo livre todos os dias.

Então, a seguir estão oito estratégias práticas que você pode usar para priorizar seu desenvolvimento profissional, mesmo quando você tem uma agenda de trabalho lotada:

Concentre-se nos objetivos

Se você não consegue ver o benefício de algo, provavelmente desistirá disso. Afinal, por que se preocupar, se isso não vai te levar a lugar nenhum? Portanto, você precisará de um forte senso de propósito ao traçar seus objetivos de aprendizado.

Comece listando as habilidades e conhecimentos que você mais deseja aprender. Em seguida, expresse-os como metas SMART (específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes, baseadas no tempo).

Elaborar um plano de ação claro ajudará você a organizar seu tempo de aprendizado de maneira mais eficaz, fortalecer sua autodisciplina e aumentar sua motivação. Ele também lhe dará uma maneira de medir seu progresso. E quando você fizer isso, verá com mais clareza o valor de continuar com seu desenvolvimento profissional.

Gerencie obstáculos e distrações

Identifique os obstáculos que podem dificultar o cumprimento do cronograma de aprendizado. Passe por cada obstáculo e pense em estratégias que o ajudarão a superá-los.

Por exemplo, você pode planejar dedicar algum tempo para aprender durante seu trajeto diário. Mas você imediatamente se distrai com mensagens e e-mails – e, antes que perceba, esqueceu tudo sobre aprendizado.

Portanto, comprometa-se a reservar seu tempo de deslocamento apenas para aprender. Evite abrir seus e-mails ou olhar sua lista de tarefas diárias até chegar ao trabalho. Você pode até escrever essa promessa como um ‘contrato’ consigo mesmo.

Faça do aprendizado um hábito

Quando você torna o aprendizado um hábito, é provável que ocorra uma mudança positiva e duradoura e alcance as metas que definiu para si mesmo. Faça isso incorporando o aprendizado à sua rotina diária. Reserve um tempo – por menor que seja – todos os dias para aprender e cumpra-o!

Por exemplo, você pode começar a trabalhar cedo nas segundas e quartas-feiras para praticar uma nova habilidade ou encontrar um horário específico do dia para estudar. O que quer que você decida fazer, certifique-se de fazê-lo rotineiramente.

Estabeleça limites

Muitas vezes, uma das maiores distrações são as outras pessoas. Você pode ter reservado algum tempo em sua pausa para o almoço para ler sobre um novo desenvolvimento da indústria ou concluir uma avaliação online, mas outras pessoas podem não perceber isso, então as solicitações de trabalho continuam chegando.

Pode ser difícil dizer ‘não’ quando isso acontece. Mas fazer isso de maneira assertiva ajudará você a proteger seu valioso tempo de aprendizado. Isso não significa que você deva ser rude ou inflexível. Em vez disso, seja amigável, mas firme. Explique ao seu colega o que você está tentando alcançar e peça que ele respeite o seu ‘intervalo’.

Faça cada minuto valer a pena

Aprender algo novo requer muito tempo, mas blocos curtos podem ser igualmente eficazes… contanto que você se concentre. A chave é maximizar o impacto de cada momento que você tem disponível. Comece dando uma olhada em sua lista de tarefas. O que você poderia realizar realisticamente no tempo disponível?

Mesmo que você tenha apenas 10 minutos de sobra, aproveite a oportunidade. Use esse tempo para encaixar um pouco de aprendizado extra. Certifique-se de concentrar sua energia de forma eficaz. Por exemplo, minimize as distrações indo a algum lugar tranquilo, desligue o telefone e saia dos aplicativos de mensagens.

Estratégias como leitura rápida, mapeamento mental e uso de recursos de treinamento pequenos também podem ajudá-lo a maximizar cada momento quando você tem tempo disponível limitado.

Aprenda no seu melhor

Muitas pessoas optam por trabalhar em seu desenvolvimento profissional após concluírem o resto. Mas, por mais tentador que seja, pense em como você se sente quando termina tudo na sua lista de tarefas – geralmente você está exausto, certo?

Em vez disso, tente agendar seu aprendizado para horários do dia em que seus níveis de energia estão altos e é possível que você esteja “na zona”. Por exemplo, você pode se sentir um pouco lento logo após o almoço, mas pode estar cheio de energia pela manhã.

Encontre seu próprio estilo de aprendizagem

Todos temos nossa própria maneira de aprender. Algumas pessoas preferem ler e fazer anotações. Outros aprendem fazendo. Ao identificar seu próprio estilo de aprendizado pessoal, você conseguirá aprender com mais eficiência. O tempo gasto em um livro didático, por exemplo, pode ser desperdiçado se você achar os vídeos mais envolventes. 

Mas lembre-se de que diferentes formas de aprendizado podem atender a diferentes estilos de aprendizado; portanto, experimente e encontre o que melhor se adapta a você para cada tarefa.

Colabore com outras pessoas

Aprender ao lado de outras pessoas, pode tornar a experiência mais divertida e envolvente. Eles podem ajudá-lo a se manter motivado e fornecer conselhos e apoio. Se você tiver alguém verificando seu progresso, isso também pode mantê-lo focado em seus objetivos principais.

Pergunte a seus colegas se eles estariam interessados ​​em reservar mais tempo para aprender. Se estiverem, por que não formar um grupo de estudo ou simplesmente passar algum tempo lendo e aprendendo com eles? Vocês podem até participar de uma aula ou fazer um curso online.

As redes sociais também podem ajudá-lo a encontrar outros profissionais em seu setor, que estejam interessados ​​em aprender ou que possam oferecer treinamento e aconselhamento.

Seja mentor de alguém ou seja orientado

A mentoria permite que você aprenda diretamente com pessoas que passaram por muitos dos mesmos desafios que você pode estar enfrentando. Um bom mentor irá ajudá-lo a evitar as armadilhas e erros que eles podem ter cometido.

Além disso, não subestime o benefício de ser o mentor de outra pessoa. Você nunca sabe o que pode aprender com um novato se abordar o relacionamento com a mente aberta e vontade de aprender.

Exemplos de oportunidades de desenvolvimento profissional incluem:

  • Tirar Certificação, Licença ou Designação Profissional
  • Participar de uma conferência profissional
  • Participar de workshops
  • Aproveitar o microlearning (geralmente entre 1 e 10 minutos de duração)
  • Acompanhar um colega
  • Ler um livro que pode ajudá-lo em seu campo

Procurando Desenvolvimento Profissional? Venha e participe de nossos programas de certificação credenciados on-line.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!