Otimize seu Desenvolvimento Profissional sem estagnar!

Nos dias de hoje existem muitas transformações sendo feitas em diversas áreas, e por esse motivo é mais do que necessário desenvolver competências (...)

Autor: Gabriella Uota

Com tantas transformações acontecendo todos os dias, seja na tecnologia, seja na economia, seja na legislação, é fundamental desenvolver um conjunto de competências para manter a excelência no trabalho, mesmo diante de cenários incertos.
Nesse sentido, o desenvolvimento profissional permite assumir a própria carreira, garantindo um crescimento continuado.
Entre os principais desafios desse desenvolvimento, estão a capacidade de enfrentar obstáculos de maneira positiva e construtiva, a automotivação, a comunicação, a resiliência e o foco.
Continue a leitura e saiba por que investir no desenvolvimento profissional e como alcançá-lo!

   Por que investir no desenvolvimento profissional?

Quando você pensa em desenvolvimento profissional, quais aspectos se destacam? Esse tipo de aperfeiçoamento envolve diversas competências que podem ser usadas em diferentes situações. Conheça alguns motivos para investir na sua carreira:

  • Ficar preparado para novos desafios

Você já esteve diante de um desafio que não sabia se seria capaz de resolver? Em geral, quando um profissional executa a mesma função por muito tempo, é comum que ele se torne muito bom e realize o trabalho com destreza. No entanto, ao ter que encarar um novo obstáculo, a confiança na sua capacidade pode ficar abalada.
Ao investir no seu desenvolvimento, você estará sempre aprendendo algo novo e, assim, se sentirá mais preparado para os desafios profissionais.

  • Desenvolver habilidades importantes

Ao investir em desenvolvimento profissional, diversas habilidades são trabalhadas, como liderança, autoconhecimento e, até mesmo, inteligência emocional. Cada uma delas pode ser utilizada de diferentes formas, mas o mais importante é que todas ajudem a obter melhores resultados nos seus objetivos.

  • Destacar-se na empresa

Já parou para pensar em como estar preparado para o mercado de trabalho ajuda a se destacar na carreira? Em geral, colaboradores que investem no próprio desenvolvimento profissional conseguem se organizar melhor, têm mais foco, são mais produtivos e estão prontos para resolver qualquer problema que surgir na empresa. Isso permite que eles se destaquem, o que ainda pode render promoções e crescimento na carreira.

   Como alcançar o desenvolvimento profissional?

Quando o assunto é carreira, você não pode ficar acomodado para as tendências do mercado ou vai perder boas oportunidades. Novos modelos de negócio surgem a todo momento e exigem uma nova postura do profissional.
Quem busca o desenvolvimento deve ficar de olho em toda essa dinâmica. Confira algumas dicas para ter sucesso na carreira:

  • Planeje sua carreira

Planejamento é fundamental para crescer na carreira. Para isso, é importante entender em que ponto você está e aonde quer chegar. Depois, monte um plano de acordo com o que você precisa fazer para alcançar os resultados que deseja, definindo prazos para cada meta ser cumprida.
É preciso ter em mente que imprevistos são comuns e, eventualmente, você precisará fazer alguns ajustes em sua trajetória. Porém, faça sempre o possível para se manter fiel ao plano traçado anteriormente.
Depois de definir o que deverá ser feito para alcançar seus objetivos profissionais, crie um cronograma. Isso é um estímulo a mais para colocar o plano em prática, além de ser uma excelente forma de visualizar o que você já fez e o que ainda precisa fazer para a sua realização profissional.

  • Invista na sua capacitação

É muito comum obter o diploma da faculdade e se tornar um profissional generalista. No entanto, o ideal é que a pessoa busque especialização, pós-graduação ou MBA na área que deseja atuar ou se desenvolver.
Dessa forma, o profissional ganha mais conhecimento para realizar as tarefas do dia a dia, além de conquistar visão estratégica para dar suporte a outros setores e aumentar o próprio reconhecimento dentro da empresa.
Desenvolver as habilidades comportamentais corretas também é essencial para crescer na carreira. Por isso, invista em workshops e treinamentos que tenham foco em orientar como liderar pessoas ou abordam assuntos como negociação e comunicação, por exemplo.

  • Amplie sua rede de contatos

Criar uma boa rede de relacionamento é muito importante. Hoje, o mercado está cada vez mais competitivo e não basta apenas ser um bom profissional para ser reconhecido — muitas vezes, é necessário ter indicações diretas.
No entanto, o networking precisa representar uma troca. É importante que você seja uma pessoa proativa, compartilhe suas experiências, faça perguntas, exponha suas opiniões e esteja disposto a dar e ouvir feedbacks. Também saiba mostrar suas preocupações e inseguranças de forma sincera, mas cuidado para não soar exagerado. Peça conselhos e mostre que está disposto a aprender.

  • Esteja atento ao mercado

Conhecer as tendências e necessidades do mercado permite que você antecipe soluções e descubra novos nichos de atuação. Para isso, é importante contar com a experiência que chega conforme o desenvolvimento profissional se torna mais completo.

   Qual a relação entre capacitação e desenvolvimento profissional?

Para que você alcance o seu desenvolvimento profissional e consiga uma vantagem competitiva, é importante investir em uma pós-graduação. O certificado é um pré-requisito para conquistar cargos e remunerações mais altas, conseguir empreender ou descobrir uma nova área de atuação.
Quem busca o sucesso no mundo empresarial deve procurar por formações como cursos de especialização, pós-graduação ou MBAs. São várias opções para promover sua atualização profissional, aprofundar seus conhecimentos e aprender competências técnicas, como:

Ao decidir fazer um MBA ou uma especialização, o cuidado é optar por instituições de qualidade e que tenham infraestrutura moderna e completa, além de professores com experiência acadêmica e profissional. Assim, você pode estudar de forma tranquila, traçar uma carreira de sucesso e fazer a diferença no seu ambiente de trabalho.
A pós-graduação permite obter:

  • aumento salarial;
  • conhecimento prático e atual;
  • troca de experiências;
  • novas perspectivas de carreira.

Conhecer as transformações do mercado é uma estratégia para antecipar novas demandas e poder se preparar para sair na frente dos demais candidatos. Para isso, busque qualificação, como um MBA ou uma especialização, que vão ajudar você a conhecer as novidades da sua área. A educação continuada é o ponto-chave para quem busca o desenvolvimento profissional.
Quer fazer sua pós-graduação em uma faculdade com foco em tecnologia? Deixe um comentário nos contando sobre ou caso tenha ficado alguma dúvida!

2 Comentários

    Deixe o seu comentário!

    Não perca nenhum post!