Saiba a importância do MBA para o mercado de trabalho atual!

Para aqueles profissionais que estão formando seu lugar no mercado de trabalho, a procura por um MBA é muito grande, devido a garantia de um diferencial.(...)

Autor: Redação Impacta

Não há dúvidas de que, de uns anos atrás até os dias de hoje, o mercado de trabalho vem se expandindo de forma proporcional às atualizações das novas áreas que têm surgido com o avanço das tecnologias.
O que pode parecer fácil, acaba não sendo: com o maior volume de vagas nas empresas e organizações, a exigência de profissionais cada vez mais capacitados também aumenta! 
Um passo enorme que profissionais podem dar para se destacarem no mercado é a qualificação, seja por cursos livres, com uma graduação ou até mesmo com um MBA.
Nos últimos anos, com essa crescente busca de profissionais ainda mais aptos a exercerem suas carreiras, a procura por especialistas que em seus currículos apresentam um MBA vem aumentando. Segundo pesquisa da QS, o crescimento foi de 16% em relação aos últimos anos.
Além disso, quem possui uma  formação com MBA teve um aumento de 66% na faixa salarial, segundo a consultoria. 
Mas o que difere um MBA de uma pós-graduação comum? A gente te explica a seguir.

   MBA X Pós-Graduação: entenda a diferença!

 

  • Pós- Graduação

Os cursos de pós-graduação podem ser divididos em duas formas:

  1. o lato sensu, que tem a duração menor e é voltado para MBAs e especializações. É, basicamente, um aprofundamento em uma área específica, sendo indicado para aqueles que desejam ter um diferencial no mercado;
  2. o stricto sensu, que tem a duração maior e é voltado para mestrados e doutorados. É direcionado para os aspectos acadêmicos dentro das áreas profissionais.

É importante lembrar que, com a implementação de ensinos à distância nas universidades – o chamado EaD -, as pós-graduações podem ser feitas através deles, para quem pretende fazer a especialização mas, muitas vezes, não possui tempo para um que seja presencial.
 

  • MBA

Master Business Administration – MBA -, é uma especialização muito relevante para profissionais que atuam em áreas como: gestão, negócios e administração.Mas, conforme o mercado foi evoluindo, o MBA também teve suas mudanças, sendo implementado em diferentes disciplinas acadêmicas, como a comunicação e principalmente nas áreas de tecnologia.
O MBA tem como principal foco a preparação de profissionais que, futuramente, poderão exercer suas funções de maneira prática. Vale lembrar também que, essa formação é para aqueles que gostariam de ser líderes ou gestores nas áreas escolhidas. 
Além disso, são necessárias – como em uma especialização – 360 horas de curso para, então, receber o título de pós-graduação, Mas com esse tipo de formação, seu networking melhora muito, te oferecendo mais facilidade para ser inserido no mercado.

   Mas afinal, quais são as vantagens de se ter um MBA?

Confira agora o porquê de ter um MBA em seu currículo só te trazer vantagens dentro do mercado de trabalho:
 

  • Upgrade na carreira

Em um mercado competitivo, é muito importante saber como conseguir subir de cargo ou até mesmo, um emprego melhor. E para isso, é preciso que seu currículo seja destaque dentre os demais, e essas vantagens são características de um MBA.
 

  • É possível gastar menos

Como já falado, com as evoluções tecnológicas tomando cada vez mais espaço, não é mais necessário se deslocar até a instituição de ensino. É possível fazer o MBA através do EaD – ensino a distância. 
Além de permitir o estudo com mais praticidade para aquele que está fazendo a formação, os valores são bem mais atrativos.
 

  • Impulsionar as chances no mercado

Não que, depois de tudo que já apontamos aqui, isso seja uma grande novidade, mas continua como uma das principais vantagens a grande gama de possibilidades no mercado de trabalho que a obtenção de um MBA dá para os profissionais que optem pela realização do mesmo.
 

  • Networking 

Outro fator para obter sucesso em uma carreira no mercado, é a sua lista de contatos! Isso mesmo, quanto mais gente integrada no seu networking, melhor para que oportunidades de emprego sejam cada vez mais frequentes para você. Um grande exemplo disso, é o LinkedIn.
Curtiu o post? Deixe seu comentário nos contando se tem interesse em algum tipo de MBA ou Pós-Graduação ou se caso já tenha feito uma, nos conte sua experiência!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!