7 dicas para melhorar o SEO em vídeos no Youtube

Do que adianta produzir um canal no Youtube se os seus conteúdos não são encontrados pelos usuários? Veja como melhorar o SEO em vídeos com essas dicas!(...)

Autor: Redação Impacta

Sem dúvidas, os vídeos são uma grande tendência da comunicação digital. De acordo com a pesquisa realizada pela HubSpot Research, 54% dos consumidores preferem assistir vídeos do que consumir conteúdo das marcas em imagem. Diante desse cenário, cresce cada vez mais a importância de investir nas táticas de SEO em vídeos no Youtube.
Afinal de contas, a plataforma conta com mais de 1 bilhão de usuários e com uma produção de vídeos cada vez maior, é preciso recorrer a algumas técnicas para se destacar no mercado. É por esse motivo, que o SEO é fundamental para que o conteúdo apareça para a pessoa certa e no momento em que ela precisa.

Mas afinal o que é SEO?

A sigla SEO – Search Engine Optimization, significa otimização para mecanismos de busca. Isto é, são várias táticas utilizadas para que um site, blog ou conteúdo, seja exibido quando o usuário digitar algum termo, nos primeiros resultados de busca, de forma totalmente gratuita.
Assim, a marca ganha mais visibilidade perante o seu público e, consequentemente, aumenta as suas chances de gerar negócios. Mesmo que o consumidor não efetue uma compra imediatamente em virtude do conteúdo, ele pode ser fortemente influenciado a fazer isso ainda que no ambiente off-line.
A seguir, apresentamos algumas das principais dicas para que o seu vídeo apareça nos primeiros resultados do Youtube. Acompanhe!

1. Comece pelo nome do arquivo

Parece óbvio, mas muitas pessoas negligenciam os detalhes e eles fazem influenciam bastante na otimização dos vídeos. O nome do arquivo, por exemplo, é um desses pontos que merecem atenção.
Na hora de subir com o arquivo é preciso que ele tenha uma descrição sobre o assunto abordado no vídeo. Imagine que você vai publicar um conteúdo com dicas para produzir mais com menos tempo, o nome do arquivo pode ser “Dicas de Produtividade.avi”.

2. Adeque o seu título

Outro elemento chave é a definição do título do vídeo, pois ele precisa estar relacionado às palavras digitadas pelas pessoas no Youtube. É importante sintetizar o tema a ser tratado e inserir uma palavra-chave que o seu público tem pesquisado. Na própria ferramenta de busca da plataforma é possível ver as palavras mais buscadas ao digitar um termo.
Se você digitar “dicas de produtividade”, por exemplo, vão surgir vários termos completando a frase. Assim, podem surgir mais ideias para criar títulos atraentes e conquistar sua audiência.
Outra ferramenta muito eficiente para apontar os termos mais buscados pelas pessoas no Google é o Ubersuggest. Nela é possível pesquisar gratuitamente as palavras-chave mais relevantes. Desse modo, você poderá buscar insights para criar novos conteúdos com base nas necessidades do público.

3. Crie uma descrição poderosa

Infelizmente o Youtube ainda não é capaz de entender sobre qual tema é o seu vídeo interpretando o áudio. Por isso, é fundamental criar uma descrição completa deixando claro o que será abordado no vídeo. Além disso, é de suma importância inserir as palavras-chave e acrescentar uma chamada para as pessoas se inscreverem no canal.
Portanto, capriche na criação da sua descrição para que a plataforma entenda perfeitamente sobre o que se trata o vídeo e possa exibi-lo quando o usuário fizer uma busca relacionada.

4. Escolha as melhores Tags

Assim como o espaço para inserir as palavras-chave de um blog são as tags de um vídeo. Contudo, no Youtube é interessante selecionar mais de um termo para otimizar o vídeo. É válido adicionar palavras que já estejam presentes no título e descrição, pois isso aumenta a possibilidade de aparecer em uma boa posição nos resultados de busca.
Como o Youtube é integrado com as buscas do Google, é importante conferir o Google Trends para localizar outros termos que estejam em alta.  

5. Produza um conteúdo de qualidade

É fato que a qualidade do som e da imagem é um fator indispensável para que um vídeo seja exibido para o maior número de pessoas. No entanto, o conteúdo também precisa ser qualificado. Para isso, é preciso conhecer profundamente o seu público.
O vídeo precisa ser útil para as pessoas que pretende alcançar e você só vai saber disso se identificar os principais problemas que o seu público enfrenta. A constatação dessas dificuldades é o primeiro passo para criar conteúdo de valor.
Uma das táticas mais utilizadas para identificar com clareza quem são os potenciais compradores é a definição de personas. Por meio desse método, que consiste em uma entrevista com os principais clientes, é possível mapear o perfil que representa o cliente ideal. Dessa forma, a produção de conteúdo fica mais efetiva.

6. Fique atento ao tamanho do vídeo

Ao conhecer a persona, a tendência é que os conteúdos sejam mais específicos e profundos. Por isso, vídeos muito curtos não são suficientes para transmitir a mensagem e podem até gerar uma taxa alta de abandono, o que não é bom para a classificação do vídeo. Afinal, de conteúdo superficial a internet já está cheia.
Sendo assim, procure gravar vídeos que tenham duração acima de 5 minutos. O tempo ideal é aquele capaz de gerar curiosidade e ao mesmo tempo, cumprir a promessa do título.

7. Invista na divulgação

As interações com o vídeo também são consideradas um critério importante para que o Youtube exiba o seu conteúdo nas primeiras posições. Por isso, uma das melhores formas de potencializar o alcance da mensagem é com o apoio da divulgação.
Dessa forma, procure divulgar o vídeo nas redes sociais e grupos para atrair um volume de tráfego maior para o canal. Os anúncios também podem ser grandes aliados então separe um verba para impulsionar uma publicação com o conteúdo no Instagram, por exemplo, e acompanhe os resultados.

Os vídeos são excelentes formatos para criar uma audiência e gerar muitos negócios. Contudo, é preciso ter estratégia e a otimização é apenas uma delas. Sem falar que as ferramentas se atualizam a todo o momento e, por isso, é essencial permanecer estar sempre atualizado sobre as maiores tendências de Marketing Digital.

capa-seo-no-youtube

Ficou claro que apostar na criação de um conteúdo de qualidade não é o suficiente para ser encontrado pelo seu público. É preciso investir pesado em algumas técnicas de otimização e se você tem interesse em se aprofundas nas táticas de SEO em vídeos no Youtube, baixe gratuitamente o nosso e-book com um passo a passo completo para começar a sua estratégia agora mesmo!

4 Comentários

  1. Coach David disse:

    Muito bom…obrigado pelas dicas….vou utilizar nos meus videos

  2. Alem do SEO o YouTube é uma dos melhores meios para anúncios.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!