faceboook

Serviços em nuvem: as 5 melhores ferramentas de armazenamento

Os Serviços em nuvem são cada vez mais populares e trazem economia e segurança. Você já conhece as Melhores Ferramentas de Armazenamento? Veja nossa (...)

Autor: Redação Impacta

Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo:

Serviços de armazenamento na nuvem estão ganhando cada vez mais importância no cotidiano das empresas, demonstrando que a tecnologia é uma aliada quando o assunto é gerenciamento e proteção de dados. As ferramentas são utilizadas por praticamente todos os segmentos do mercado, facilitando a vida de gestores e usuários.

Devido à agilidade e praticidade dos servidores, as configurações são feitas de maneira remota e imediata. Isso possibilita, por exemplo, um ambiente muito mais seguro e capaz de atender às necessidades do negócio com eficiência.

Acompanhe a seguir e veja quais são os 5 melhores serviços em nuvem e seus maiores benefícios. Confira!

Quais são os benefícios dos serviços em nuvem?

A computação na nuvem é uma área de TI que vem crescendo significativamente nos últimos anos. Isso porque as empresas e usuários começaram a perceber seus inúmeros benefícios para a elaboração de novos projetos e iniciativas.

O conceito também é conhecido como cloud computing, que significa acessar arquivos, programas ou recursos de computação de qualquer local, por meio de uma rede conectada à internet. Assim, tendo apenas uma conexão à disposição, as pessoas podem acessar os dados de computadores, tablets ou smartphones.

A seguir, confira quais são os maiores benefícios que os serviços em nuvem oferecem.

Redução de custos

Contar com um software na nuvem permite que a empresa reduza diversos custos. Para isso, o ideal é fazer um levantamento do espaço necessário de armazenamento diretamente na plataforma para ter uma estimativa do valor do investimento. Nesse caso, o gestor pode optar por um plano que seja adequado à atual necessidade da companhia, evitando gastos excessivos ou desnecessários. 

Escalabilidade

A escalabilidade é a capacidade de expansão de um sistema sem que haja a perda de seu desempenho. Graças a essa característica, o usuário só paga por aquilo que consome, sem ter a necessidade de lidar com custos extras de recursos adicionais. Qualquer negócio, independentemente de seu tamanho, deve se preocupar com esse aspecto para ter mais eficácia e rapidez em seu crescimento.

Agilidade e flexibilidade

Da mesma forma, os serviços em nuvem oferecem muito mais agilidade e flexibilidade para aumentar ou diminuir a infraestrutura de tecnologia. Com isso, a empresa evita fazer grandes investimentos e não perde tempo planejando a compra de um novo servidor. Basta solicitar mais espaço e ter os recursos à disposição automaticamente, de maneira simples e sem grandes mudanças nos processos da gestão.

Acesso à tecnologia de ponta

A cloud computing permite que pequenos e médios empreendimentos tenham acesso à tecnologia de ponta. Antigamente, a possibilidade de comprar um servidor de última geração não era nem mesmo cogitado para uma companhia com poucos colaboradores. Atualmente, as ferramentas da nuvem podem ser acessadas em todo o seu potencial, mesmo contando com um pequeno orçamento.

Como escolher o melhor serviço em nuvem? 

O primeiro passo para optar por um bom serviço de armazenamento na nuvem é fazer uma avaliação geral das necessidades do negócio. Isso é fundamental para entender se a ferramenta escolhida consegue dar suporte à administração, se oferece funcionalidade e processos técnicos e, ainda, se conta com práticas de segurança eficientes.

Ao pesquisar por provedores de nuvem, a gestão também deve analisar se o servidor tem competência e qualidade para oferecer o produto de forma adequada. O ideal é sempre optar por um serviço de cloud computing que tenha credibilidade no mercado e seja recomendado por outras companhias conhecidas. 

Assim, é possível ter uma visão abrangente dos pontos fortes e fracos da plataforma, tendo a certeza de que está investindo em uma ferramenta de credibilidade e bom custo-benefício. Além disso, é importante não se basear apenas no preço, pois a solução mais barata pode representar o aumento dos gastos no futuro.

servicos de nuvem

Quais são os melhores serviços em nuvem?

Atualmente, o mercado oferece excelentes serviços de armazenamento na nuvem. Mesmo que possa parecer, escolher um bom provedor não é uma tarefa simples. Isso exige bastante pesquisa e atenção da gestão, principalmente no momento da contratação. É preciso compreender claramente quais são os direitos e obrigações de cada parte e, ainda, o que pode ser exigido do servidor. 

A seguir, confira quais são os 5 melhores serviços em nuvem disponíveis, suas principais características, avaliações e benefícios.

1. Google Drive

O Google Drive oferece 15 GB de espaço gratuito, que pode ser expandido posteriormente conforme o pacote escolhido pela companhia. Ele é considerado uma das melhores ferramentas de armazenamento, pois permite sincronizar arquivos de qualquer dispositivo móvel para a nuvem. O Google Drive também inclui recursos online para o processamento de textos, planilhas e apresentações, que são facilmente compartilhados com outras pessoas.

2. OneDrive

O OneDrive foi feito especialmente para usuários do Windows, que conseguem integrar a nuvem com outros produtos da Microsoft. Inicialmente, o OneDrive oferece 5 GB de armazenamento gratuito e, assim como o Google Drive, ele também permite o compartilhamento de arquivos por meio de permissões personalizáveis. Um ótimo benefício é que a ferramenta permite a edição de arquivos online sem a necessidade de downloads.

3. iCloud

Já o iCloud é o servidor de arquivos da Apple que oferece integração total com as demais plataformas da marca. Ele dispõe de 5 GB gratuitos para os usuários, onde é possível armazenar todos os arquivos que desejar. Mesmo que o iCloud seja voltado para aparelhos da Apple, ele também consegue sincronizar dados do Windows por meio do iWork, um aplicativo que pode ser facilmente sincronizado nos dispositivos móveis. 

4. Mega

O Mega também é um dos melhores serviços em nuvem disponíveis, oferecendo 50 GB gratuitos e uma interface simples e intuitiva. Por meio do aplicativo, é possível fazer upload de arquivos e fotos, e sincronizar usuários com computadores e desktop. Esta opção é interessante sobretudo para as empresas, pois o Mega tem planos personalizados para negócios, garantindo a criptografia dos dados antes mesmo de chegar aos servidores da marca.

5. Dropbox

O Dropbox, mesmo que seja bastante popular, oferece apenas 2 GB gratuitos, mas existem maneiras de aumentar o espaço sem que haja a necessidade de custos extras. Recheado de recursos, o Dropbox é um dos provedores mais antigos e mais simples, podendo ser instalado na maioria dos computadores e dispositivos, possibilitando a sincronização ágil e fácil entre os diferentes aplicativos. 

Os serviços em nuvem já representam soluções de armazenamento eficientes para empresas e demais usuários. No entanto, antes de optar por uma ferramenta, lembre-se de considerar quais são as suas necessidades e verifique os termos e condições do provedor. Assim, será possível aproveitar todos os excelentes benefícios que a cloud computing oferece!

Gostou do conteúdo? Então, aproveite a visita e assine a newsletter para receber, diretamente em seu e-mail, todos os conteúdos da Impacta!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!