faceboook

O que são e como cumprir as Atividades Complementares? 5 Dicas para aproveitar a quarentena!

As Atividades Complementares são exigidas em toda Faculdade. Mas por que são importantes? Veja 5 Dicas para cumprir as Horas durante a Quarentena!

Autor: Redação Impacta

Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo:

Fazer uma graduação é um dos maiores desafios da vida de qualquer profissional. Além de lidar com as emoções em uma etapa cheia de incertezas, o esforço e dedicação para conquistar uma formação com real aprendizado são árduos, mas necessários.

E tudo isso fica ainda mais desafiador para muitos alunos que precisam conciliar os estudos na faculdade com a rotina cansativa do trabalho. 

Além de assistir às aulas, participar, estudar para provas, realizar os trabalhos, reunir colegas para exercícios em grupo e a entregar o tão temido projeto de conclusão do curso, o aluno ainda tem outro compromisso acadêmico importante: cumprir a carga horária exigida de Atividades Complementares.

Toda faculdade exige a entrega dessas atividades. Mas o que são e por que são necessárias? Como cumpri-las em um momento que não podemos sair de casa?

Para responder essas perguntas e te ajudar a aproveitar o tempo livre em época de isolamento social para cumprir as suas horas, preparamos esse artigo. Fique com a gente para ver as dicas que separamos!

O que são as atividades complementares?

Com o objetivo de acrescentar experiências que ampliem a formação do estudante, as atividades complementares são uma exigência do Ministério da Educação (MEC) para a conclusão do currículo acadêmico. 

Ou seja, o aluno precisa obrigatoriamente cumprir a carga horária mínima determinada pela faculdade para poder ter o seu diploma em mãos.

Essas atividade são um complemento ao aprendizado obtido a partir da grade curricular, garantindo habilidades, conhecimentos, competências e experiências importantes ao desenvolvimento pessoal e profissional.

Apesar de não estarem atreladas a uma disciplina, as atividades complementares devem estar vinculadas diretamente às áreas de estudo do curso, podendo ser divididas em duas categorias:

  • Atividades complementares internas – ações extracurriculares realizadas dentro da faculdade, tais como monitorias, projetos de iniciação científica, pesquisa e extensão, participação em eventos e feiras da própria instituição;
  • Atividades complementares externas – são aquelas realizadas fora do ambiente da faculdade, como participação em workshops, palestras e congressos, realização de cursos, intercâmbios e estágios não obrigatórios, publicações, entrega relatórios sobre livros e filmes, entre outros.

A aceitação de algumas atividades, bem como o seus formatos, definição de horas válidas para cada categoria e prazos de entrega, variam de uma instituição de ensino para outra. Por isso, é fundamental checar a regulamentação e os requisitos da sua faculdade sobre o assunto.

Na Faculdade Impacta, por exemplo, as Atividades Complementares podem incluir projetos de pesquisa, monitoria, iniciação científica, projetos de extensão, módulos temáticos, seminários, simpósios, congressos, conferências, além de disciplinas oferecidas por outras instituições de ensino ou de regulamentação e supervisão do exercício profissional.

Além disso, a participação em eventos e hackathons, a entrega de publicações e relatórios, também pode contar horas desde que atenda as orientações e requisitos definidos pelo professor responsável.

A carga horária mínima exigida é equivalente a 25 horas por semestre letivo. Ou seja, para cursos de 4 semestres = 100 horas,  para cursos de 8 semestres = 200 horas. 

Por que as Atividades Complementares são importantes?

Infelizmente é muito comum que os estudantes enxerguem as atividades complementares mais como um empecilho para a graduação, muitas vezes deixando para entregá-las nos últimos meses de curso.

Porém, o objetivo da exigência dessas atividades faz muito sentido no contexto acadêmico, já que permitem enriquecer a aprendizagem e formação profissional e pessoal.

Para entendermos melhor essa importância, separamos algumas vantagens que as atividades complementares trazem para a formação. Confira:

  • Conheça a profissão:

    Algumas atividades permitem explorar na prática a sua área profissional, como a participação em encontros, visitas a empresas e mesmo os estágios.

     

  • Aprenda coisas novas:

    Por mais que as grades curriculares de um curso de graduação sejam atualizadas e completas, o mercado sempre traz novidades e tendências com mais velocidade e que, sem dúvidas, vão complementar sua formação e ajudar a se destacar.

     

  • Expanda o conhecimento:

    Muitas informações e habilidades acabam não entrando nas disciplinas de um curso, mas são muito valorizadas na área de atuação ou mesmo na vida pessoal. Por isso, essas atividades ajudam a aumentar a bagagem cultural e social dos alunos.

     

  • Construa networking:

    Muitas opções de atividades complementares favorecem a construção de uma rede de contatos que certamente será valiosa na sua vida profissional. Além de colegas e professores, é possível conhecer profissionais da sua área nessa hora!

     

  • Desenvolva habilidades pessoais:

    As chamadas soft skills são cada vez mais valorizadas nos RHs, e as atividades complementares também ajudam com isso. Além de autonomia, é possível aprender a trabalhar em equipe, ter liderança, criatividade e proatividade.

OK, já vimos porque as atividade complementares são importantes. Mas como fazer para aproveitar o tempo em casa para entregar as suas horas?

 atividades complementares na quarentena

5 Dicas para fazer Atividades Complementares na quarentena

Se você já está em atraso na entrega das horas, agora é o momento ideal de aproveitar o tempinho a mais em casa e correr atrás. Mesmo sem poder sair de casa é possível realizar algumas atividades que podem ser consideradas como atividades complementares na sua faculdade. 

Antes de mais nada, vale lembrar da importância de checar exatamente as exigências e formatos da sua instituição, mas procuramos separar dicas de atividades que são aceitas na maioria dos cursos. Confira: 

 

  • Faça Cursos Online

Uma das melhores formas de se aperfeiçoar profissionalmente e ainda garantir horas extracurriculares é fazendo cursos à distância e tirando certificações.

Na Faculdade Impacta, os alunos já contam com acesso gratuito a alguns cursos online  complementares. 

Hoje em dia, as opções de cursos EAD são as mais variadas possíveis, garantindo qualidade de ensino e certificado de conclusão. Vale aproveitar o período de isolamento, pois muitas empresas estão liberando os Cursos Gratuitamente, como os do Your Way Free

 

  • Assista e faça a resenha de filmes

Essa é talvez uma das atividades mais divertidas para se fazer em casa e que podem ser aceitas como horas complementares. 

É claro que o filme escolhido precisa estar relacionado ao seu curso e vale a pena checar os requisitos para entrega de resenhas, de modo que sejam aceitas pelo seu coordenador.

Mas há cursos e professores que já indicam uma lista de filmes complementares. Se for o seu caso, vale a pena começar por estes, o que acha?

 

  • Leia e resuma livros da sua área

Assim como entregar relatórios sobre filmes, os livros também podem garantir algumas horas extras importantes para a sua formação. 

A diferença é que é ainda mais comum que os cursos apresentem uma lista de livros complementares ou mesmo que terão capítulos trabalhados nas disciplinas. Com isso, você já terá uma base de materiais para ler e relatar.

Além da própria leitura ser um ótimo exercício para qualquer profissional, o fato de fazer um relatório sobre a obra vai te ajudar a memorizar os aprendizados.

Também é necessário checar se o título é aceito para o seu curso, qual o formato de relatório e a quantidade de horas correspondentes ao número de páginas lidas.

 

  • Assista Palestras Online que garantam certificados

Outra ótima oportunidade de fazer atividades complementares em tempos de pandemia é com as palestras online e webinários. 

Muitas empresas, profissionais e instituições estão apostando nesse formato durante os dias de quarentena. Então opção é que não vai faltar, não é mesmo? Algumas faculdade e professores inclusive estão fazendo suas transmissões ou indicando canais aos alunos.

É fundamental que o tema do evento esteja relacionado ao seu curso ou área e se a palestra oferecer certificado, melhor ainda! É ótima opção de se manter atualizado e inserido no meio mesmo à distância.

 

  • Escreva e Publique artigos

Outra maneira de garantir boas horas para suas atividades é escrevendo e publicando artigos científicos, estudos e pesquisas. 

Muitos cursos já incentivam essa prática e têm locais e requisitos bem claros para quem quiser e conseguir publicar artigos. Para outros, vale pesquisar e perguntar ao seu coordenador quais possibilidades são aceitas e que melhor se encaixam ao seu curso.

Além dessas dicas mais gerais, há cursos que permitem ainda outras atividades complementares específicas que podem ser realizadas à distância, como visitas à museus virtuais e organização de trabalhos voluntários. 

Por isso, a recomendação é conversar com professores e colegas e ver quais são as melhores opções para você. Assim, você vai poder aproveitar da melhor forma as inconveniências causadas pelo momento difícil que enfrentamos.

E aí, o que achou das dicas? Tem mais alguma para compartilhar? Deixe seu comentário!

1 Comentário

    Deixe o seu comentário!

    Não perca nenhum post!