faceboook

Soft skills: entenda o que são para o futuro do seu trabalho!

Você sabe o que são as Soft skills? Descubra e saiba porque o mercado de trabalho do futuro as está valorizando cada vez mais!

Autor: Adzuna

As previsões para o futuro do mercado de trabalho são inúmeras, mas uma opinião parece ser unânime: com o aparecimento de novas tecnologias, as habilidades essencialmente humanas serão valorizadas.
Criatividade, trabalho em equipe, comunicação e flexibilidade são apenas algumas das características que ganharão nova importância tanto na relação entre membros de uma equipe, quanto no vínculo com a própria tecnologia.

Mas onde se encaixam as soft skills hoje e onde se encaixarão amanhã?

Formação acadêmica, certificados de cursos técnicos e experiências prévias costumam ser os fatores mais bem elaborados nos currículos, afinal, é apenas do seu conhecimento que as empresas precisam, certo?
Errado!
Quer dizer, parcialmente errado. É claro que suas competências tangíveis adquiridas em sala de aula (as chamadas hard skills) são essenciais para que você consiga atender as necessidades de crescimento da empresa. Mas, de acordo com muitos profissionais de recursos humanos, é imprescindível não subestimar a importância das suas soft skills, que são as habilidades interpessoais. Isso tanto durante os processos seletivos, quanto após a contratação.
Essa importância das soft skills ocorre hoje porque as empresas têm valorizado cada vez mais o perfil comportamental dos seus funcionários e como cada perfil se encaixa na cultura corporativa. Afinal, um funcionário que “fala a língua da empresa” é um ativo para a marca, porque, além de facilitar a comunicação interna, torna-se um bom argumentador no momento de vendê-la, seja direta ou indiretamente.
A mecanização e digitalização dos processos de trabalho, contudo, provavelmente transformará esse cenário, originando novas perspectivas sobre as soft skills. Pensamento crítico, resolução de conflitos, comunicação, gestão do tempo e mesmo as situações que requerem uma reflexão ética terão relação estreita com a tecnologia.
Um bom exemplo disso são algumas das estratégias de marketing utilizadas hoje, que com a ajuda de algoritmos, fazem o recolhimento de dados sobre seus padrões de pesquisa e conduta online a fim de oferecer anúncios personalizados nos sites que visita.
Essa é uma prática eticamente correta ou puramente intrusiva? Se você utiliza um site é porque concorda com o recolhimento dos dados, certo? Mas em uma sociedade que depende da internet para funcionar integralmente, não poderíamos considerar essa lógica como uma espécie de chantagem? E esse é um exemplo pequeno se considerarmos algumas das discussões já levantadas por estudiosos e mesmo por produções televisivas.
O seriado britânico “Humans”, por exemplo, lança um olhar para um futuro onde a inteligência artificial age de forma tão similar aos humanos que conflitos éticos começam a surgir sobre como direitos e deveres devem ser aplicados para ambos.  
Claramente, as habilidades interpessoais que conhecemos hoje e a forma como são praticadas entre os membros de uma equipe ganharão significados e finalidades completamente novas quando “desafiadas” pela tecnologia.

Mas como saber se você tem as habilidades pessoais que o mercado valoriza?

header_perfil_comportamental

Faça uma autoanálise

Determine quais são suas soft skills inatas (aquelas aptidões que são parte essencial da sua personalidade) para usá-las a seu favor, e identifique aquelas que são mais valorizadas pela empresa para a qual você trabalha ou deseja trabalhar. Assim, será possível destacar e desenvolver as habilidades que melhor se encaixam ao seu cargo ou ao que almeja.
Experimente um exercício simples: liste suas soft skills mais fortes e aquelas que necessitam aprimoramento. Para isso, relembre situações em que empregou suas habilidades para atingir um resultado positivo, como um projeto que liderou ou uma solução criativa que resolveu um problema.
Para te ajudar a reconhecer suas habilidades e focar nas mais relevantes para o seu momento profissional, fizemos uma lista das 5 soft skills mais valorizadas por recrutadores:

  1. Trabalho em equipe

Toda empresa valoriza um profissional colaborativo, que entende a importância de agregar valor para o time inteiro, e não apenas para seu próprio trabalho. Um profissional capaz de interagir com todos os setores e manter uma sinergia entre os funcionários por meio da sua capacidade de comunicação é cada vez mais valorizado.
E ainda ganha pontos extras caso seja uma pessoa motivadora e inspiradora entre seus colegas de equipe, o que valoriza as qualidades de todos.

  1. Capacidade de comunicação

Saber se expressar e articular bem suas ideias é essencial em qualquer cargo, mas sem esquecer que um bom comunicador também sabe ouvir os outros e incorporar as sugestões dos colegas. Aqui também se encaixa a importância de saber falar, pelo menos, um segundo idioma, caso seu objetivo seja atingir cargos altos em grandes empresas.

  1. Resolução de problemas

A palavra-chave aqui é independência: autonomia para encontrar soluções sem afetar a produtividade do time ou envolver terceiros é uma habilidade muito valorizada pelas empresas. Caso seja preciso envolver outros membros do time, contudo, manter-se comprometido com a obtenção de resultados positivos em conjunto certamente o(a) ajudará a se destacar.

  1. Flexibilidade

Hoje, a adaptabilidade à mudança é uma característica essencial. Não só devido às novas ferramentas que surgem e se desenvolvem, mas também à forma como essas alterações modificam as formas de interação entre as pessoas.   

  1. Criatividade

Com orçamentos cada vez mais apertados, recrutadores valorizam profissionais que conseguem enxergar soluções criativas e inovadoras, seja para diminuir custos ou aprimorar um produto ou serviço.

Reconhecer suas soft skills te proporciona a possibilidade de se destacar durante um processo seletivo ou na empresa em que trabalha. Então exercite a identificação frequente delas e comece hoje a utilizar a ferramenta ideal para encontrar vagas de acordo com seu perfil na Adzuna.com.br!
Guest post publicado pela Adzuna.com.br, parceira Impacta.

1 Comentário

    Deixe o seu comentário!

    Não perca nenhum post!