faceboook

4 Regras da Carreira de TI que podem ser Quebradas

Com os avanços tecnológicos avançando cada vez mais, uma das áreas que mais tem crescido no mercado é a de TI, possuindo alta demanda de trabalhos.(...)

Autor: Redação Impacta

Umas das áreas do mercado de trabalho que mais crescem no país é a de Tecnologia da Informação (TI), já que os avanços tecnológicos estão ganhando cada vez mais espaço dentro dos variados setores do mercado.
Com uma alta demanda de trabalho, é exigido um enorme número de profissionais que possuam qualificação para atuar e se destacar nessa área. O aumento nas ofertas de trabalho ocorre devido às necessidades de determinadas empresas que precisam de profissionais de TI. 
Em relação ao perfil dos profissionais desse segmento, dentre muitas características, se destacam: 

  • Saber planejar, direcionar e controlar as atividades relacionadas à TI e comunicação;
  • Adequar a infraestrutura tecnológica para a melhora dos processos de negócios;
  • Sempre ser atualizado;
  • Ter ideias inovadoras, capazes de transformar o mercado.

Por conta do surgimento de novidades todos os dias e da pressão para ser um profissional de destaque, o mercado acaba criando algumas “regrinhas” para serem seguidas e obter sucesso na carreira. Porém, muitas vezes cumpri-las não é necessariamente a escolha número um a se fazer.
Para que não fique dúvidas sobre qual atalho deve ou não ser seguido para crescer na carreira em TI, separamos 4 regras que valem a pena serem quebradas. Confira!

Veja as Regras que você deve quebrar na carreira em TI:

   Regra 1. Muitas horas são iguais a muito sucesso

Não é nenhuma novidade que o trabalho duro faz parte da vida de qualquer profissional de TI, mas isso não quer dizer que ficar sobrecarregado é sinônimo de sucesso na carreira. Isso porque sua produtividade fica comprometida por cansaço ou estresse em grandes quantidades.
Para aumentar essa produtividade sem ficar esgotado, trabalhando apenas as horas que realmente são necessárias, existem algumas metodologias ágeis que ajudam os profissionais de TI.
O objetivo dessas metodologias é entregar mais valor para os clientes, em um período de tempo menor, juntamente com equipes colaborativas, multidisciplinares e auto gerenciadas, não desgastando apenas uma pessoa, “jogando” o trabalho inteiro sobre ela.  

   Regra 2. Especialize-se em um assunto e seja o melhor nele

O mercado de trabalho, atualmente, quer profissionais que, muito mais do que apenas estarem formados em uma área, tenham habilidades profissionais que vão além do requerimento do cargo.
Mais do que isso, a busca fica maior e mais difícil por profissionais que tenham vontade de aprender, de sempre expandir os conhecimentos já adquiridos e até mesmo de apostar em novos treinamentos ou projetos.
Vale lembrar que não é apenas o próprio conhecimento que as empresas procuram, mas também as habilidades interpessoais, conhecidas como soft skills, sendo 5 delas as mais valorizadas: 

  •  Trabalho em equipe;
  •  Capacidade de comunicação;
  •  Resolução de problemas;
  •  Flexibilidade;
  •  Criatividade.
   Regra 3. Acumule certificações

Possuir certificados é um diferencial que o profissional tem dentro do mercado, principalmente na hora de montar o currículo para as empresas analisarem. 
Mas não se engane! As certificações só são válidas se houver experiências envolvidas, então não adianta nada possuir milhares de certificados incríveis, se você não entende nada sobre a área em questão.
Se você está interessado em saber quais são as principais certificações no mundo da TI, confira nosso E-book gratuito contendo um manual completo sobre o assunto para que não fique mais dúvidas!
shutterstock_669170680

 
  Regra 4. Não precisa se relacionar bem

A antiga visão de que profissionais de TI são pessoas mais fechadas, que ficam quietas no canto delas e que não fazem muita interação com outros departamentos, já se tornou um mito nos dias de hoje.
Os profissionais da área, cada vez mais, fazem parte de tomadas de decisões, ou seja, precisam se relacionar com diversas áreas da empresa, não possibilitando a existência espaço para isolamento profissional.
Entrar no mercado de trabalho sendo um profissional de TI possibilita diversas oportunidades nas mais variadas empresas e, possuindo uma boa qualificação, as vantagens em questão de carreira só irão caminhando para o sucesso. 
Então siga essas “novas regras” do setor – ou crie as suas – e boa sorte na área de TI que escolher!
Curtiu o post? Deixe seu comentário nos contando se você já havia quebrado alguma dessas “regras” ou se ainda não sabia dessa nova fase de mudanças dentro do mercado de TI! 

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!