faceboook

Entrevista do porque Office é tão valorizado no Currículo

Eduardo Navarro, Especialista Microsoft, conta algumas vantagens do aprender o pacote Office, com as ferramentas mais usadas no mercado!

Autor: Fernando Navarro

O pacote Office reúne algumas das ferramentas mais utilizadas no mercado e ter conhecimento nelas é ainda um grande diferencial no currículo, possibilitando mais caminhos e oportunidades na busca de um emprego.
Para entendermos melhor como os programas da Microsoft, como Excel, PowerPoint, Word e Access possuem tanta importância para as empresas, convidamos o professor Fernando Navarro, especialista em soluções Office, para um bate-papo.

Confira a entrevista completa e saiba como o conhecimento do Office pode te ajudar a transformar sua carreira!

 
Blog Impacta: Você acha que hoje ter o conhecimento em office para o mercado, é algo necessário?
Fernando Navarro: Absolutamente necessário. A maioria das empresas possui o Microsoft Office. É uma ferramenta de trabalho usada para criar relatórios, gráficos, apresentações e muito mais e com qualidade profissional.
BI: Dominar as ferramentas do Office é um diferencial no currículo? Por que?
Navarro: Com certeza! Quando alguém busca seu primeiro emprego, busca crescer na empresa ou busca recolocação no mercado, possuir conhecimentos no Microsoft Office já é uma vantagem competitiva.
Principalmente se a pessoa possui uma certificação da Impacta. Isso garante um diferencial importante em seu currículo porque atesta que ela tem conhecimento e proficiência das principais ferramentas para criação de relatórios, documentos e apresentações.
BI: Qual o conhecimento mínimo no Office que as empresas buscam no profissional de hoje? O que ele precisa saber fazer no Excel, no Power point? Enfim…
Navarro: Hoje as empresas estão mais exigentes. O mercado está mais exigente. O que se busca já é algo mais do que simplesmente digitar uma carta ou fazer uma lista de compras de suprimentos.
No caso do Word, as empresas demandam documentos com maior qualidade e profissionalismo, alinhados à identidade visual.
O PowerPoint deixou de ser simplesmente um visualizador de tópicos. O programa possui recursos para apresentações sofisticadas com animações, vídeo e gráficos relevantes.
O Excel se tornou essencial para análise de negócios por conta de sua vasta gama de ferramentas de coleta de dados, análises, gráficos, dashboards e muito mais. Tudo para uma rápida tomada de decisões por parte dos gestores.
BI: Quais as principais novidades do Pacote 2019?
Navarro: Muitas melhorias no pacote Office em geral, como compartilhamento na nuvem, traduções, mais ferramentas de acessibilidade, anotações e desenhos, incluindo ícones e desenhos 3D.
No PowerPoint: transição “transformar” que permite animações mais suaves, navegação por “zoom”, que permite acessar partes da apresentação na ordem que desejar.
No Word: tradução de textos, leitura em voz alta.
No Excel: incorporação do “PowerQuery” como ferramenta de modelagem de dados, vários tipos novos de gráficos e funções.
BI: Qual ferramenta do Office está mais em alta?
Navarro: Eu diria que o Excel sempre foi o carro-chefe; ele permite que a empresa analise dados para a tomada de decisões por parte dos gestores e execução de tarefas rotineiras pelos colaboradores.
O Word e PowerPoint sempre serão ferramentas essenciais para apoio à gestão, permitindo a elaboração de documentos e apresentações com aparência profissional, alinhados à identidade visual da empresa.
BI: Só esse ano, quase 3 mil alunos já fizeram Excel aqui na Impacta. Por que há tanta procura das empresas e dos profissionais?
Navarro: Pelo fato do Excel ser a principal ferramenta do Office para gestão nas empresas. Por conta disso, as pessoas que desejam subir um degrau no plano de carreira necessitam solidificar seu conhecimento para a tomada de decisões.
Hoje em dia o gestor não pode perder tempo folheando páginas de relatórios recheados de tabelas e números. Precisam tomar decisões rápidas.
Muitas empresas possuem sistemas corporativos (ERPs), mas nem sempre fornecem relatórios que o gestor precisa. Portanto, muitos relatórios são transferidos e finalizados no Excel.
As empresas sabem disso e muitas investem em cursos para seus colaboradores para que se tornem mais eficientes.
Eu percebo nos meus cursos muitas pessoas buscando recolocação e se dispõem a investir do próprio bolso para adquirir essas competências.
O conhecimento adquirido não é apenas para a empresa. É para sua vida!
BI: O que você falaria para uma pessoa que está pensando em começar a aprender o pacote office? Quais os primeiros passos?
Navarro: Aprenda, pelo menos o essencial, porque o Office é a ferramenta de produtividade padrão na maioria das empresas.
Minha sugestão: comece por cursos básicos e depois pratique bastante. Complete seu aprendizado com dicas, atalhos e mais prática! Aí você terá preparação para partir para cursos mais avançados e arrasa!

Achou o assunto interessante? Confira o instrutor Fernando Navarro explicando sobre Gráfico Circular de Desempenho no Excel 2016 e conheça melhor o Excel:

Gostou do assunto? Deixe seu comentário sobre dúvidas ou sobre sua experiência no post! 

2 Comentários

  1. Entrevista enriquecedora, ajuda abrir a mente em relação a pacote office para quem estava com dúvidas se vale a pena ou não fazer.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!