faceboook

Conheça 12 truques do Microsoft Word

Muita gente já usou o Microsoft Word, mas nem todos conhecem as incríveis funções, possibilidades e atalhos. Veja o que separamos para você!

Autor: Redação Impacta

Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo:

Quem usa com frequência o computador e o pacote Office com certeza já utilizou o Microsoft Word. Ele é o editor de textos mais popular do mundo, mas nem todo mundo sabe usá-lo de maneira completa, com todas as ferramentas e recursos disponíveis.
Mesmo quem conhece programas complicados e atalhos do teclado pode ser surpreendido com a quantidade de truques do Microsoft Word. A maioria das pessoas pensa que o Word é um programa para quem quer escrever textos, modificar fontes ou fazer trabalhos escolares. Contudo, ele é muito mais do que isso.
Apesar de ser aparentemente simples e com funcionamento intuitivo, neste post serão apresentadas opções avançadas do uso do programa, como correções, backups e tradução de textos, entre várias outras funções que podem tornar a vida do usuário muito mais simples e eficiente — afinal, há sempre algo novo para aprender. Confira!

1. Traduza o texto de uma só vez

Para não ter que buscar o tradutor do Google, usando uma ferramenta, você pode traduzir todo o texto no próprio Word, uma parte selecionada ou apenas uma palavra. Primeiro, clique na guia revisão, traduzir e escolha o idioma da tradução. A tradução será mostrada no navegador.

2. Insira comentários

A ferramenta para adicionar comentários é útil para incluir informações extras ao arquivo. Para usar, basta marcar um trecho do texto e clicar com o botão direito do mouse. Selecione “Novo Comentário” para abrir um balão de texto em um painel à direita; assim, você substitui o papel comum pelo computador.

3. Faça textos sem erros

De nada adianta criar um documento no Word com bom formatação se o texto estiver com erros de ortografia e gramática, não é mesmo?
O programa permite a você corrigir automaticamente seu texto sem precisar se preocupar em passar erros. Do contrário, para evitar correções indesejadas, também é possível solicitar que não sejam feitas mudanças automáticas nas palavras. Para desligá-la, vá ao menu “Arquivo“, “Opções” e escolha a aba “Revisão de texto” para mudar as  “opções de autocorreção“.

Em “revisão de texto“, é possível personalizar automaticamente como deseja a correção. Adicionando os comandos certos, a tendência é escrever textos com muito mais agilidade.

4. Padronize textos com letras maiúsculas e minúsculas

Um dos truques do Microsoft Word que nem todo mundo sabe da existência é mudar palavras colocando-as maiúsculas e minúsculas sem grande dificuldade. O atalho é interessante quando você já escreveu algo, mas acabou percebendo que deveria ter utilizado de outra forma. É preciso marcar o texto e pressionar as teclas Shift e F3 ao mesmo tempo.

5. Entenda como hifenizar o texto

A hifenização é um processo de separação de palavras no final de cada linha de um parágrafo. É uma estratégia que pode deixar seu texto mais confortável para ler, além de reduzir a quantidade de páginas do documento sem que você mexa no tamanho do texto. Pressione a guia layout da página e escolha “hifenização“. O programa oferecerá uma lista de alternativas que você poderá escolher entre nenhuma, automática ou manual.

6. Encontre sinônimos

Um texto com muitas palavras repetidas pode demonstrar pobreza de vocabulário e conteúdo, o que pode distrair e dispersar o leitor. Se você está escrevendo ou editando um texto e não quer repetir as palavras, o Microsoft Word possui uma ferramenta que mostra opções de sinônimos. É só clicar com o botão direito do mouse na palavra que deseja substituir no corpo do texto. Depois, escolha uma das palavras sugeridas.

7. Guarde suas referências

O Microsoft Word permite que você monte sua própria biblioteca, possibilitando fazer referências mais rápidas dos arquivos que estão sendo pesquisados. Na aba “referências“, chegue ao ícone “gerenciar fontes bibliográficas“. Uma janela será aberta, clique em “nova” e preencha os dados da sua referência.

A mesma ficará salva para futuras consultas. Outro truque é incluir citações com maior agilidade o que pode ser muito útil na hora de formatar um documento como TCC. Também na aba “referências” do menu, clique em “inserir citação” para abrir uma janela e informar os detalhes, começando pelo tipo de fonte — como livros, artigos, revistas e sites.

8. Edite arquivos em PDF

Você sabia que para editar arquivos PDF, você não precisa ter no computador outros recursos e aplicativos, como o Adobe?

O próprio Word oferece essa função, apesar de poucas pessoas saberem. Basta clicar com o botão direito no PDF e ir em abrir com Word, que ele já aparecerá disponível para edição. =D

9. Coedite um documento para agilizar o trabalho

Não é mais preciso esperar você terminar sua edição do texto para que alguém comece o processo de revisão ou complemento. No Microsoft Word online, disponível do Office 365, já é possível trabalhar simultaneamente com outros autores e responder comentários que foram incluídos. Assim, o outro usuário, ao mesmo tempo, pode completar o trabalho sem maiores complicações. Todas as opções podem ser encontradas na guia Revisão.

10. Destaque eventuais alterações

Para controlar o que foi alterado em um texto por você ou até por outra pessoa, insira marcações coloridas para manter visível a versão original. Ative a função “controlar alterações“, no menu superior “revisão“, e passe a tachar e pintar o texto apagado e, com outra cor, o novo texto inserido. As cores são escolhidas por você.

11. Adicione vídeos

A função de inserir gráficos ou fotos no pacote Office já é de conhecimento geral. Mas o que pouca gente sabe é que há a possibilidade de inserir vídeos curtos para ilustrar documentos. O arquivo não fica mais pesado por isso, ele apenas converterá o link da forma mais adequada. Assim como proceder para incluir uma foto, vá na aba Inserir e indique a opção vídeo.

Você pode inserir um vídeo direto do Youtube ou por um código de inserção!

12. Copie um texto sem formatação

Quem nunca copiou um arquivo de uma página e, antes de colá-lo no Microsoft Word, passou pelo bloco de notas do computador para apagar a formatação? Mas isso não é necessário: basta selecionar o texto a ser copiado e pressionar CTRL + C para copiá-lo; clique no menu “editar” e, na sequência, em “colar especial“; no campo “como“, marque a opção “texto não formatado“.

Desenvolver suas habilidades pessoais e conhecimentos é um caminho importante para conseguir o sucesso profissional. Conhecer os truques do Microsoft Word é uma alternativa para ter um diferencial no mercado de trabalho e encontrar novas oportunidades.

Agora que você já aprendeu novas funcionalidades do Word que ajudarão a desenvolver um trabalho mais completo e profissional, o que acha de assinar a newsletter para acompanhar novas dicas sobre o programa?

1 Comentário

  1. Constantino Isaac disse:

    Super esclarecedor.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!