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Saiba como fazer um personal branding eficiente

Cuidar bem da sua imagem não é mais uma exclusividade das empresas. Entenda o que é porque você deve fazer um personal branding!

Autor: Maria Cecilia Antunes

Ter talento significa muito pouco no mercado de trabalho. Eu sei que você vai achar alguma estranheza ao ler essa afirmação, mas no post de hoje, você vai entender por que ela é tão verdadeira.

Imagine um profissional capacitado e habilidoso. Ele trabalha em uma empresa e desempenha bem suas funções. Porém, não costuma levar crédito por seu trabalho – ou seja, esses resultados não aparecem em seu currículo. Ele não conhece muitas pessoas de sua área, então poucos sabem de sua competência.

Ser um excelente profissional pode garantir seu emprego e bons resultados nele – até mesmo uma promoção, talvez. No entanto, para se destacar no mercado de trabalho, é preciso mais. É preciso um bom trabalho de personal branding. Você já planejou o seu?

O que é personal branding?

A palavra branding é tradicionalmente relacionada à construção de uma imagem positiva para as marcas de empresas. Porém, hoje, tem-se aplicado o mesmo termo à carreira. 

Se você fosse uma marca, como outras pessoas te veriam?

Ter uma marca pessoal positiva, conhecida e com credibilidade é indispensável para encontrar e aproveitar as melhores oportunidades do mercado de trabalho. E não pense que estamos falando em autopromoção desenfreada e descontrolada. O personal branding consiste em criar uma marca profissional estratégica. Quer saber como? 

Personal branding passo a passo

A construção da marca profissional é um trabalho contínuo e, às vezes, desafiador, mas altamente recompensador. Pronto para começar e colher os resultados? 

Saiba como fazer um personal branding eficiente

Confira nosso passo a passo:

1. Defina seus objetivos de carreira

Antes de mais nada, é preciso saber onde você deseja chegar em sua carreira. Um planejamento sem rumo é pura perda de tempo! Por isso, defina com clareza seu objetivo profissional. Sua estratégia de branding será guiada por ele.

2. Elabore uma boa apresentação

Uma vez definido o objetivo, hora de começar a se comunicar com quem pode ajudá-lo a chegar lá. Isso é feito através de uma boa apresentação, que envolve currículo e portfólio, cartão de visitas, redes sociais e até um site, se possível. Considere, também, criar uma marca pessoal — uma logomarca!

Em todo seu material, use dados que comprovem seus bons resultados. Eles são muito mais eficazes do que autoelogios. Cuide da aparência, clareza e objetividade de seus canais pessoais de comunicação, pois eles são sua melhor chance de causar uma boa primeira impressão.

3. Cuide de sua imagem pessoal

Uma vez que você decida investir em personal branding, essa entrega precisa ser completa. Não adianta ter um LinkedIn impecável e um Facebook cheio de postagens comprometedoras.

Não adianta se comportar bem na entrevista de emprego e mal na festa da empresa.

Assuma a sua marca pessoal e trabalhe constantemente para preservar uma imagem positiva. Não quero dizer, com isso, que você nunca mais vai poder se divertir: apenas o faça de maneira responsável.

Seja você mesmo, mas com seus objetivos a longo prazo sempre em mente.

4. Estude e produza conteúdo

A produção de conteúdo é uma excelente forma de criar credibilidade. Falando sobre sua área, você se torna referência nela. Mas, para isso, obviamente, o conteúdo precisa ser original, relevante e sempre atualizado.

Considere ter um blog, dar cursos ou até mesmo usar ferramentas já existentes, como a plataforma de artigos do LinkedIn. E, para garantir que a sua produção será impecável, estude sempre! Quanto mais informação sobre seu mercado e mais capacitação tiver, melhor poderá escrever sobre ele, e mais confiança e visibilidade vai conquistar.

5. Faça networking

O networking ainda é uma das melhores formas de conquistar visibilidade e garantir boas oportunidades. Dedique-se a conhecer e interagir com outros profissionais sempre, seja fazendo cursos, participando de eventos ou até mesmo usando as redes sociais. Isso vai garantir que sua marca seja positiva e conhecida.

Nunca se esqueça: quem é visto é lembrado! 

Agora que você sabe como criar um personal branding imbatível, siga-nos no Facebook e LinkedIn para continuar recebendo dicas para desenvolver sua carreira!

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