faceboook

Inspire-se com os conselhos de designers renomados

Uma das boas formas de aprender é na observação de grandes profissionais. Para que você se inspire, separamos algumas conselhos de designers renomados.(...)

Autor: Redação Impacta

Uma das boas formas de aprender é através da observação. Isto é, perceber o que os grandes profissionais da nossa área fazem/faziam ou indicam/indicavam como bons caminhos. Afinal, para poder inovar é necessário conhecer bem o caminho que já foi trilhado e quais as perspectivas para o futuro.

Então, para que você possa se inspirar para criar seus novos projetos, separamos algumas dicas sensacionais de designers renomados. Confira!

“A gente tem que sonhar, senão as coisas não acontecem” (Oscar Niemeyer)

Conselhos de designers renomados como Oscar Niemeyer servem para qualquer profissional

Não poderíamos começar de outra forma, afinal o arquiteto brasileiro é considerado um dos maiores expoentes do design de todos os tempos. E não é para menos. As formas sinuosas, que parecem desafiar a gravidade, são exemplos da (des)construção de tantos termos com que todo designer convive, como gestalt, tangente, positivo e negativo (conheça aqui 15 termos que todo profissional de design deve conhecer).

Seu conselho serve para todo profissional que lida com a criação. Para chegar até o novo é fundamental ultrapassar os paradigmas e se permitir “pensar fora da caixa”, sonhar com o que ainda está por vir, com o que pode – e deve – acontecer para melhorar a realidade.

Então, seja você um iniciante ou profissional já estabelecido, o importante é lembrar que, assim como Niemeyer continuava a se desafiar – mesmo após os cem anos, continuou a caminhada -, nada deve impedi-lo de alcançar o que deseja, mesmo que pareça impossível.

“Aprendi desde cedo a abraçar a mudança” (Karim Rashid)

Karim Rashid é um grande nome do design de interiores

Um dos designers industriais mais conhecidos da atualidade, obteve seu diploma no Canadá e foi para a Itália continuar seus estudos. Hoje em dia, com 54 anos, ele já projetou um pouco de tudo, entre design de interiores, mobiliário, iluminação, moda,  produtos de tecnologia, entre muitos outros.

Seu trabalho se destaca pelo colorido, as formas orgânicas e pela contextualização de seu trabalho diante de um mundo digital e conectado. Criou diversos neologismos que se aplicam na concepção de uma nova visão e estética (como ‘blobject’, technorganic’, ‘digipop’ ‘infotainment’, entre muitos outros).

Seu conselho para abraçar a mudança é justamente baseado nas suas experiências nessa nova era onde a informática deixou de ser geek para se tornar centro das atenções. Então, não tenha medo de se jogar e criar novos universos!

“A falha está contida na criatividade” (Saul Bass)

Saul Bass criou memoráveis pôsteres de filmes

Dedicado principalmente à sétima arte (parceiro constante de Alfred Hittchcock, Otto Premingher, Billy Wilder e Stanley Kubrick nas sequências de abertura e pôsteres) e à criação de logos (Minolta e United Airlines são apenas alguns), este designer norte-americano criou, ao longo de seus 40 anos de carreira, uma identidade de trabalho que hoje serve de inspiração para muitos designers. Seu traço minimalista e o uso das cores e retas conseguiu se traduzir em clássico.

Sua dica é preciosa. Afinal, para acertar é preciso errar. Mas isso não significa que você deva simplesmente contar com a sorte na hora de desenvolver seus projetos. Leia e mantenha-se informado para conhecer o seu terreno.

O que todas esses conselhos têm em comum? A movimentação para seguir em frente e criar o seu próprio caminho profissional. O erro, o impossível e as mudanças são parte integrante do processo e devem ser encaradas como tal. Portanto, seja persistente, estude e siga em frente. Criar é preciso!

Quer se inspirar ainda mais para criar?

Então, você precisa conhecer os cursos de Art & Design da Impacta Tecnologia, que te preparam para o mercado de trabalho, incentivando a criatividade em todos os processos.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!