faceboook

Depoimento de um profissional de Software Livre

Um profissional que trabalha com Software Livre é muito importante no mercado de trabalho, porém profissionais capacitados estão em falta.

Autor: Redação Impacta

Trabalho com tecnologia há 12 anos. Em todo esse tempo trabalhando com tecnologia, eu sempre tive contato com Software Livre. No começo foi um pequeno contato, sem entender muito o que Software Livre realmente representava e como ele era importante dentro da estrutura tecnológica de uma empresa.

Atualmente, vejo muitas pessoas como as mesmas dúvidas que eu tinha em relação a esse mundo open source. Perguntas como: O que é realmente o Software Livre? É de graça? É bom? Tem suporte? O consultor é mais barato? Posso ganhar dinheiro trabalhando com isso? Hoje posso responder essas perguntas com clareza, pois trabalho somente com isso.

Posso dizer o quanto o profissional que trabalha com Software Livre é importante, e como ele está escasso no mercado atual.

O Software Livre está por toda parte. O mais conhecido atualmente é o sistema operacional GNU/Linux. Ele é utilizado em empresas de todos os tamanhos por ser livre para utilização, ou seja, não é necessário pagar licença sobre ele, e tem o código fonte aberto, o que permite que modificações sejam feitas.

Outros Softwares Livres são bastante conhecidos, como Apache, MySQL, OpenOffice, Firefox, Chrome (isso mesmo, o navegador da gigante Google), Android (também da Google), JAVA, PHP, JBoss, TomCat e muitos outros.

header_softwarelivre

Chegamos, então, à grande questão:

   Por ser livre para uso, a consultoria é mais barata? O profissional vai ganhar menos?

Muito pelo contrário. O profissional especializado em Software Livre tende a ganhar mais no mercado pelo fato da necessidade de um conhecimento muito mais técnico.

Muitas coisas em Software Livre precisam ser configuradas e customizadas (não em termos de programação) e como grandes empresas utilizam Software Livre, os profissionais sempre estão bem empregados e valendo cada vez mais.

   Então devo só trabalhar com software livre e descartar o software proprietário?

A resposta é não. Eu sou especialista em Software Livre, mas tenho conhecimentos em muitos softwares proprietários, pois é muito difícil achar um ambiente “100% Software Livre”. A maioria das empresas possui um ambiente misto e o profissional precisa saber integrar todas essas tecnologias.

O profissional de Software Livre é muito valorizado no mercado. Eu sei porque também realizo contratações e vejo como é complicado achar esse tipo de profissional.

Minha sugestão é: se você está entrando no mercado agora, ou quer dar um novo rumo à sua carreira, se especialize em Software Livre, mas não deixe de lado as tecnologias proprietárias. Seja um profissional diferenciado.

Curtiu o post? Deixe seu comentário nos contando se o post foi relevante para você ou caso tenha ficado alguma dúvida!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!