faceboook

20 bibliotecas CSS para desenvolvedores.

A preferência de diversos desenvolvedores é o CSS, possuindo ferramentas modernas e de uso simples para o alcance de resultados inovadores e otimizados.(...)

Autor: Redação Impacta

Nos últimos anos, o CSS ganhou a preferência de diversos desenvolvedores e designers por conta de suas inúmeras funcionalidades e atributos. Junto com ele, incontáveis ferramentas são lançadas por desenvolvedores quase todos os meses, para simplificar tarefas. Ferramentas como as bibliotecas CSS, frameworks e outras aplicações são capazes de auxiliar desenvolvedores em uma série de coisas, inclusive na criação de aplicativos web inovadores.

Nos artigos seguintes, selecionamos uma lista de 20 bibliotecas CSS para desenvolvedores que o ajudarão a atingir resultados inovadores e otimizados em pouco tempo. Confira:

      1 – Kite

Kite é uma biblioteca CSS que auxilia o desenvolvimento de layouts, utilizando “inline-block” ao contrário da sintaxe CSS. É prática, simplificada, e fácil de usar. Funciona como flexbox, conteúdo justificado, entre outras funcionalidades, e te permite criar módulos complexos. Kite é baseado em OOCSS com MindBEMding, isso o auxilia a construir seus componentes rapidamente. Suporta praticamente todos os browsers e vem com licença do MIT.

      2 – DynCSS

DynCSS analisa suas regras de atributo -dyn-. Estas regras são expressões de Javascript calculadas de acordo com eventos do browser, como rolagem e redimensionamento das páginas. O resultado é aplicado ao atributo CSS que você tiver especificado como sufixo. Você pode tornar dinâmica qualquer propriedade CSS – se empregada a metodologia jQuery de css(). Isso é possível anexando o prefixo -dyn- e especificando uma expressão Javascript.

      3 – Progressjs

ProgressJs é uma biblioteca JavaScript e CSS3 que ajuda desenvolvedores a criar e gerenciar as barras de progresso de cada objeto na página. Você pode desenvolver seu próprio template para barra de progresso ou simplesmente customizar algum já existente. É possível usar ProgressJs para mostrar o progresso do download de objetos como imagens, vídeos e etc na página do usuário final. Isso pode ser usado em todos os elementos, incluindo caixa de texto, área de texto e etc.

      4 – Hover.CSS

Hover.CSS é uma coleção muito útil de efeitos de hover CSS3 potencializados para botões call to action, logos, imagens e etc. É possível aplicá-los a seus próprios elementos, modificá-los ou apenas usá-los como inspiração. O hover.css pode ser usado de inúmeras maneiras: copiando e colando o efeito que você gostaria de usar, ou fazendo referência à stylesheet. Em seguida, apenas adicione o nome de classe do efeito ao elemento em questão.

      5 – Spinkit

Esta é uma coleção de incríveis ícones animados de carregamento com CSS. O spinkit torna animações CSS atrativas e customizáveis. O objetivo não é oferecer uma solução que funcione em qualquer browser. Se você estiver utilizando browsers que não tenham a propriedade CSSanimation implementada em si (como o Internet Explorer 9 ou versões anteriores), você poderá realizar testes de compatibilidade.

      6 – Magic CSS3 Animation

Magic CSS3 Animations é um pacote de animações CSS3 com efeitos especiais que você pode usar gratuitamente em seus projetos web. Basta incluir o estilo CSS “magic.css” ou sua versão comprimida, “magic.min.css.”

      7 – Bounce.js

Bounce.js é uma ferramenta para gerar keyframes de animações em CSS3. A biblioteca JS para geração de animações dinâmicas está neste caminho. Basta adicionar um componente, escolher as pré definições, e em seguida é possível obter uma URL reduzida ou exportar para CSS.

      8 – ImaCSS

Imacss é uma biblioteca e aplicação que transforma arquivos de imagens em URLs de dados, que são posteriormente incorporados a um único arquivo CSS como imagens de background. Basicamente, ela permite que você reduza todos os seus requisitos HTTP para imagens em seu design, como ícones, de uma só vez.

      9 – Buttons

Buttons é uma biblioteca CSS para criar botões web altamente customizáveis, modernos e flexíveis. Ela é construída com Sass + Compass, que suporta botões quadrados, arredondados, flat ou em 3D, com ou sem efeitos, e os tamanhos, cores, efeitos e fontes usados podem ser todos alterados com auxílio de variáveis.

      10 – OdoMeter

OdoMeter é uma biblioteca JavaScript-CSS para criação de efeitos/interfaces como placas de carro, de sinalização, etc. Esta biblioteca é independente e leve (3kb) e usa transformações CSS de maneira bem rápida. Ela simplesmente transforma o valor de um elemento em outro valor pré-definido com função de uma única linha.

      11 – Single Element CSS Spinner

Single Element CSS Spinners é uma coleção de “loading spinners” (sinalizações gráficas do progresso de carregamento de algum elemento) animadas por CSS. Cada spinner consiste de uma única div com uma classe de “loader” e caixa de texto de “Carregando”.

      12 – Ani.js

AniJS é uma biblioteca declarativa para animações CSS que torna o desenvolvimento mais rápido e dinâmico. É totalmente documentada e fácil de começar a usar.

      13 – Beautons

Beautons é uma biblioteca muito fácil de usar para criar botões mais simples. Você pode aplicar uma variedade de estilos, funções e etc aos botões, além de alterar seus tamanhos, tornando-os positivos ou negativos, e muito mais. 

      14 – Saffron

Saffron é uma coleção de “mixins” e auxiliares Sass que simplificam bastante o processo de adicionar animações CSS3. Apenas inclua um “mixin” em sua declaração “Sass”, depois ajuste qualquer configuração utilizando variáveis e parâmetros “mixin”. Com a Saffron, você tem controle total sobre como suas animações e transições devem se comportar. 

      15 – CSS Shakes

É uma coleção de classes CSS que “balanceiam” o ‘DOM’.

      16 – Typebase.css

Typebase.css é uma stylesheet de tipografia minimalista e customizável. Conta com versões less e sass de modo a ser facilmente modificada e transformada em modernos projetos web. Oferece todo o suporte necessário para uma boa tipografia sem adicionar nenhum elemento estético. É própria para realizar modificações conforme os projetos vão evoluindo.

      17 – Sassline

Configura textos na web para um grid com Sass & rems. Sassline pode ser usado para blogs, protótipos e outros projetos web. Ela recomenda estilos e “mixins” de tipografia básicos para atender as proporções do grid. Basta selecionar uma escala modular para cada ponto de quebra e começar a desenvolver pelo texto responsivo.

      18 – TypeSettings

Consiste em uma barra de ferramentas Sass que configura o texto em Ems, baseado em escala modular, ritmo vertical e responsividade.

      19 – Type Rendering Mix

Type Rendering Mix é uma biblioteca JavaScript minúscula que permite aplicar estilos apenas quando for utilizado Core Text–  para desenvolvimento iOS ou  OS X, por exemplo- para obter uma renderização mais consistente, preservando a  precisão do “antisserrilhamento sub-pixel”.

      20 – Hint.css

Hint.css é uma biblioteca com tooltips feitas com SASS, e utiliza apenas CSS e HTML. A biblioteca usa atributos de dados, propriedades de conteúdo, pseudo elementos e transições CSS3. São tooltips simples e funcionais, com setas, e que podem ser posicionadas em qualquer parte do elemento-mãe. 

Chegamos, assim, ao fim de nossa lista com 20 bibliotecas CSS especiais para desenvolvedores. Deixe seu comentário sobre elas e aproveite para testá-las e otimizar seus resultados em desenvolvimento web!

2 Comentários

    Deixe o seu comentário!

    Não perca nenhum post!