10 vantagens de começar a fazer faculdade no segundo semestre
Decidimos reunir neste post 10 vantagens de começar faculdade no segundo semestre. Assim, você fica por dentro dessa possibilidade e começa a se capacitar (...)
Autor: Jéssica Lima
Para quem está tentando entrar no mercado de trabalho, isso significa que, além da competição, que tem se tornado cada vez maior, o cenário de crise econômica faz com que seja indispensável investir em qualificação profissional.
Diante disso, fica claro que deixar o ensino superior para depois não é uma boa ideia, não é mesmo? Portanto, decidimos reunir neste post 10 vantagens de começar faculdade no segundo semestre. Assim, você fica por dentro dessa possibilidade e começa a se capacitar para uma carreira de sucesso. Para conferir, acompanhe a leitura!
1. Mensalidades mais baratas
A maior parte das instituições de ensino superior (IES) oferecem descontos para as vagas do segundo semestre. Isso porque a demanda de alunos costuma ser bem menor que no início do ano — não é à toa que essa é considerada a melhor época para negociar valores e formas de pagamento. Aproveite!
2. Ganho de tempo para a preparação
Sair do Ensino Médio e encarar a faculdade imediatamente costuma não ser uma boa ideia. Isso porque os estudantes ainda estão se adaptando à nova rotina, não têm certeza de qual carreira seguir e, por vezes, não estão preparados para enfrentar os desafios de uma graduação.
No entanto, esperar o ano seguinte e recomeçar o processo do vestibular pode acabar sendo frustrante. É aí que entra a vantagem de começar faculdade no segundo semestre. Ao iniciar um curso de graduação nessa época, o futuro acadêmico ganha mais tempo para se preparar, organizar a rotina e avaliar se a graduação pretendida é realmente aquela que faz o coração bater mais forte.
3. Menor concorrência por vagas
Os grandes programas educacionais brasileiros possuem calendário semestral. Isso significa que existe a possibilidade de entrar em uma faculdade por meio deles na metade do ano.
Desse modo, os estudantes que, devido à grande concorrência, não conseguem atingir as notas de corte no Sistema de Seleção Unificado (Sisu), podem alcançar uma pontuação mais competitiva no meio do ano e tentar conquistar a vaga tão sonhada.
Isso vale, inclusive, para os vestibulandos de cursos que são concorridos o ano inteiro, como Medicina, Direito, Engenharia e áreas correlatas.
O Programa Universidade para Todos (ProUni) é mais um que tem ingresso no segundo semestre. As inscrições costumam acontecer nos meses de junho e julho e, assim como no Sisu, a concorrência também é menor, pois muitos já se tornaram universitários e outros decidiram se preparar para as próximas seleções.
4. Possibilidade de utilizar o FIES
O Financiamento Estudantil (Fies) também oferece diferentes possibilidades para o meio do ano. Como algumas IES entram nesse programa educacional semestralmente, se, no início do ano, você não encontrar a faculdade que desejava na lista, pode checar seis meses depois. Legal, não é mesmo?!
5. Aumento na oferta de bolsas
Devido a essa baixa demanda, as faculdades aproveitam o momento para oferecer mais bolsas e condições especiais para quem ingressar no segundo semestre.
Quando se trata das bolsas de estudos, por exemplo, quem tem menor poder aquisitivo pode comemorar: as de 50% e 75% costumam ficar em alta nesse período, o que seria praticamente impossível de conseguir no primeiro semestre.
6. Eliminação dos gastos com pré-vestibular
Ao optar por iniciar um curso de graduação no segundo semestre, o aluno poderá optar por cortar da sua lista uma série de gastos promovidos pela preparação, entre eles: as mensalidades do cursinho, materiais e inscrições para outros vestibulares.
7. Sem vestibular
Vale lembrar que diversas IES usam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como processo seletivo no segundo semestre. Isso quer dizer que não será necessário fazer outra avaliação para conseguir uma vaga, encurtando o processo.
8. A certeza de que a sua turma será formada
Inúmeros universitários que se matriculam no início do ano ficam frustrados quando recebem a notícia de que a faculdade não conseguiu o mínimo de alunos para formar uma turma. Porém, quem opta por se inscrever posteriormente não corre esse risco, já que o semestre letivo tende a esperar pela formação da turma na segunda metade do ano.
9. Mais orientações educacionais
Com o passar dos anos, o volume de discentes que prestam vestibular e entram no ensino superior só aumenta. Contudo, uma vez que a quantidade de estudantes é menor no meio do ano, os funcionários dessas instituições conseguem orientar cada novo aluno com mais atenção, algo imprescindível para que o ex-vestibulando consiga se adaptar à nova rotina.
Aliás, essa é uma vantagem que os educandos precisam aproveitar para esclarecer qualquer dúvida a respeito do funcionamento do curso e da faculdade como um todo
10. Oportunidade de começar um estágio
Em muita área é possível fazer um estágio logo no primeiro semestre. O salário, em alguns casos, pode ser o equivalente à remuneração de um emprego para quem tem até o Ensino Médio.
No entanto, a melhor parte fica por conta do ganho de tempo: trabalhando em período integral, o universitário não consegue se dedicar como deveria à faculdade e, em muitos casos, fica para trás. Em contrapartida, com uma carga horária reduzida ele tem a possibilidade de mandar bem nos estudos, enquanto ganha qualificação profissional e faz networking.
Agora que você já conhece 10 vantagens de começar faculdade no segundo semestre, nós não temos dúvidas de que você vai considerar o ingresso no ensino superior nessa época. Então, não deixe de consultar os sites das instituições que oferecem o curso que você almeja e, se você fez o Enem, fique ligado nos programas educacionais e confira se o calendário deles para o meio do ano já foi divulgado.
Gostou de saber quais são as vantagens de começar uma faculdade no segundo semestre? Quer ficar por dentro de outros conteúdos como este? Siga a gente nas redes sociais — estamos no Instagram, Twitter, Facebook, LinkedIn e no YouTube!
Deixe o seu comentário!