5 motivos para você aprender HTML5
O HTML5 é a linguagem padrão para navegadores e plataformas diferentes. Esse já é um ótimo motivo para aprender HTML5 o quanto antes, saiba outros (...)
Autor: Redação Impacta
O mundo da internet, navegadores e dispositivos nunca esteve tão diverso. Além de existirem vários navegadores, há plataformas móveis dos mais diversos tipos e formatos – tornando mais difícil do que nunca a tarefa de fazer com que seu site fique ótimo em todas essas plataformas.
A solução para esse problema é simples: criar um padrão comum que funcione bem em vários navegadores e plataformas ao mesmo tempo. E a verdade é que esse padrão existe, e se chama HTML5!
Quer saber mais motivos para que você comece a aprender essa linguagem de programação incrível? Então, confira o nosso post e veja 5 motivos para aprender HTML5 o quanto antes.
É o futuro: adapte-se a ele
Aí está o principal motivo de começar a aprender HTML5! Essa linguagem é cada vez mais utilizada por várias empresas, além de ter uma alta compatibilidade com vários tipos de navegadores.
Portanto, a tendência é que o HTML5 não vá embora tão cedo — por isso, quem não começar a usar agora, pode acabar ficando para trás.
Além disso, é essencialmente apenas HTML — não algo assustador ou que você precisa descobrir ou reaprender. Realmente não há desculpas para não adotar o HTML5. Afinal, através dele você pode aproveitar todas as vantagens como escrever um código limpo, além de todos os outros os recursos e APIs, aproveitando o máximo do potencial dessa ferramenta.
Facilidade em lidar com plataformas móveis
Os dispositivos móveis estão tomando conta do mundo — o que significa que mais e mais usuários usam seus navegadores móveis para acessar o seu website ou aplicativo. Nesse contexto, é inegável que o HTML5 é a ferramenta móvel mais preparada para essa necessidade de compatibilidade. Afinal, os navegadores móveis adotaram plenamente HTML5, tornando a criação de projetos mobile tão fácil quanto a sua adaptação para telas menores, através das vantagens do Design Responsivo.
Suporte a áudio e vídeo
Esqueça o Flash Player ou outros players de mídia — tornar os seus vídeos e áudios acessíveis é muito mais fácil utilizando as tags HTML5 <video> e <audio>. Colocar sua mídia pra tocar sempre foi um pesadelo, afinal, você tinha que usar as tags <embed> e <object>, atribuir uma lista enorme de parâmetros, apenas pra ter sua mídia visível e funcionando.
Já no HTML5, é muito mais simples. Você basicamente irá tratar seus vídeos como imagens, utilizando as tags <video src=”url”/>. A partir disso, é só definir a altura, largura e autoplay como em qualquer outro elemento em HTML da seguinte forma: <video src=”url” width=”640px” height=”380px” autoplay/>.
Suporte aos principais navegadores
Praticamente todos os navegadores populares e modernos têm suporte para o HTML5, entre eles o Firefox, Chrome, Safari e Opera IE9 — e até navegadores mais antigos e com problemas gerais de compatibilidade aceitam bem essa linguagem. Nesse contexto, o HTML5 está sendo construído para tornar os códigos mais limpos, sendo mais amigável aos browsers, sejam eles novos ou antigos.
Melhores interações com o usuário
Todos queremos sites mais dinâmicos e responsivos aos usuários, permitindo que as pessoas interajam com o site, e não apenas olhem para ele. Para isso, a tag HTML de desenho <canvas> permite que você faça a maioria das possibilidades interativas e animadas do que as antigas aplicações de internet, como o Flash de uma forma bem simples.
Além da tag <canvas>, o HTML5 possui várias APIs nativas que permitem que o usuário construa uma melhor experiência de usuário, através de uma aplicação web mais robusta e dinâmica, como o Drag and Drop, banco de dados de armazenamento off-line, gerenciamento de histórico, editor de documentos, entre vários outros.
Conhece alguém que também deveria aprender HTML5? Compartilhe com ele! Deixe seu comentário!
4 Comentários
Deixe o seu comentário!
Boa tarde.
Eu falei pelo chat ontem,
Pedi uma proposta e ficaram de me enviar, não recebi ainda.
Fico no aguardo.
Seu e-mail foi repassado aos nossos consultores. Acredito que já tenham tentado o contato. Obrigado