faceboook

Veja como ajudar seu cliente a ter mais segurança no PC

O que você, no papel de técnico em informática, poderia fazer para orientar melhor seus clientes a conseguir mais segurança no PC? Veja aqui!

Autor: Redação Impacta

Quem trabalha conectado a computadores e sistemas informatizados sabe muito bem sobre o grande perigo que é perder dados ou ter as atividades paralisadas por conta de condutas mal intencionadas na rede ou do contato com arquivos infectados trazidos de fora. A segurança de sua rede de computadores é algo importante não só quando há informações confidenciais ou de forte potencial estratégico da empresa sendo manipuladas por seus funcionários, também é essencial para conservar a produtividade em alta. O mesmo pode se falar de quem trabalha como autônomo, em casa, ou simplesmente usa o computador nos momentos de lazer.

Afinal, hoje em dia o computador se tornou um aparelho eletrônico de alta importância. Portanto, o que você, no papel de técnico em informática, poderia fazer para orientar melhor seus clientes a conseguir mais segurança no PC, seja doméstico ou de sua empresa?

shutterstock_125973659-min

Sugira um bom software antivírus

Tais programas são planejados para resguardar os computadores de vírus informáticos. Esses tipos de ameaça referem-se a programas que, quando instalados em um computador, podem fazer grandes estragos: desde corromper arquivos até capturar senhas de seus usuários.

Todos os vírus de computador funcionam de forma semelhante aos vírus biológicos, multiplicando-se e se espalhando para outros computadores, que seriam seus hospedeiros. Eles se escondem, a fim de não serem eliminados, e os bons softwares antivírus pagos oferecerão ajuda e suporte necessário para uma excelente proteção.

Instale programas antispyware

Além dos vírus, outro grande perigo que pode ser trazido para uma empresa são os spywares. Trata-se de programas que capturam e transmitem suas informações para crackers e outras pessoas mal intencionadas. Os antispywares procuram dentro do computador a existência de algum programa deste tipo e toma as providências para exterminá-lo.

Mantenha o sistema operacional atualizado

É importante que seu Windows (ou outro sistema operacional) esteja sempre atualizado. Não só vai se tornar mais difícil para os crackers e vírus penetrarem em seu computador, mas vale lembrar que alguns softwares de proteção podem não funcionar bem com o sistema que está fora da atualização devida. Você pode, inclusive, configurar o sistema para fazer isso de forma automática.

Obtenha um firewall

Este recurso é usado para bloquear e expulsar qualquer arquivo ou execução que tenha algum aspecto duvidoso, sem que sua máquina seja infectada. Por isso, torna-se um grande parceiro do antivírus: se o firewall falhar, e o computador for infectado, haverá ainda a oportunidade de limpar o computador com o antivírus.

Eduque seus clientes a como navegar adequadamente na internet

Muitos vírus e portas para hackers são trazidos pelos próprios usuários do computador. Assim, o técnico deve conversar com os clientes a respeito de coisas que poderiam lhe expor a esses riscos. Uma delas é não clicar em links desconhecidos dentro de seus e-mails ou nos websites que aparentem ser suspeitos. Também não devem ser feitos downloads de arquivos que não se conhece a procedência.

Quanto mais o técnico de computação ajuda os clientes, melhor vai ser o relacionamento com eles e maior será a sua satisfação. Se você der dicas quentes para as pessoas, elas vão passar a confiar muito mais em seu trabalho e seriedade como profissional.

Seus clientes têm tido muitos problemas com segurança no PC ultimamente? Deixe um comentário!

Não pare de atualizar seus conhecimentos!

A melhor maneira de estar sempre preparado para atender seus clientes é se manter atualizado e preparado para as tendências do mercado. Para isso, nada melhor do que os cursos e certificações da Impacta Tecnologia.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!