Quais são as vantagens de utilizar o Universal Analytics?

O Google Analytics não é novidade, mas muita gente ainda não conhece o Universal Analytics, que permite uma melhor coleta de dados em diversos dispositivos.(...)

Autor: Redação Impacta

O Google Analytics (GA) não é novidade para ninguém. A mais popular ferramenta para mensurar e analisar dados de navegação dos usuários em sites conquista cada vez mais usuários, entre empresas e pessoas. 

Agora, muita gente não sabe que há cerca de um ano o Google utilizou o código do GA e lançou o Universal Analytics (UA), um novo modelo para a plataforma que permite uma melhor coleta dos dados em diversos dispositivos.

Ainda não conhece? Pois elencamos abaixo algumas das vantagens para que você atualize o código e passe a usufruir do melhor que o UA e o GA têm a oferecer.

Vantagens de utilizar o Universal Analytics

O User ID

Com o Universal Analytics, apenas um único código pode ser associado a várias sessões (e atividades dentro dela). Assim, é possível obter dados mais precisos de navegação dos seus usuários em diversos dispositivos, permitindo uma análise aprofundada da experiência do usuário que fez o login.

A melhoria permite que você consolide dados que antes eram independentes (ou seja, o administrador não sabe a quem pertencem as informações coletadas) e indique como usuários específicos se comportam.

Recursos Avançados de Personalização no Universal Analytics

Ao utilizar o UA, você pode configurar, de acordo com as suas necessidades, quatro opções presentes na página do administrador. São elas:

Tempo limite de sessões e campanhas: por padrão, sessões expiram em 30 minutos e campanhas, após 6 meses. Mas com o UA é possível editar essas configurações de acordo com os seus projetos.

Origens de pesquisa orgânica: com o novo código é possível adicionar, excluir e reordenar a lista de mecanismos de pesquisa reconhecidos pela plataforma, para relatórios e coleta de dados.

Exclusões de referências: esse é o tráfego que chega ao seu site por outra origem, como um link em domínio diferente. Esse novo recurso permite que você retire das suas referências carrinhos de compras de terceiros (evitando que clientes sejam contados como novas sessões e como uma referência ao finalizarem a compra e retornarem ao seu site).

Exclusões de termos de pesquisa: agora você pode excluir quem, por exemplo, digita o endereço do seu site ou o nome da sua empresa no mecanismo de busca do Google. Esse tráfego passará a ser contado como direto e não como tráfego de pesquisa.

Recursos Aprimorados de e-Commerce

Quem lida com comércio eletrônico recebeu com alegria a criação de uma área específica no Google Analytics. Agora, com o UA é possível codificar o site do seu negócio com um plug-in específico. Ele permite que sejam criados relatórios avançados de comércio eletrônico, analisando compras e comportamento de consumidores.

Novo Código de Acompanhamento

Um dos problemas enfrentados pelos administradores do GA era no que dizia respeito aos usuários de dispositivos móveis. Com o crescimento da área, era necessário criar um código mais flexível, permitindo a coleta de dados sem a necessidade de inserir códigos específicos em cada página a ser analisada.

Com o novo código é possível configurar e personalizar de forma muito mais fácil as informações.

Dimensões e Métricas Personalizadas

Se no GA existiam as dimensões e métricas padrão, com o UA é possível criar e personalizar as suas. Elas permitem que você colete e analise dados que a plataforma não acompanha automaticamente. Basta configurá-las no seu sistema uma vez que elas passarão a ser parte do seu relatório.

É ou não é um admirável mundo novo para se experimentar? Ainda tem dúvidas de como utilizar a ferramenta? Deixe um comentário!

 

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