faceboook

Tudo o que você precisa saber sobre gestão de e-commerce

O mercado das lojas virtuais é muito concorrido, por isso o segredo para ser bem sucedido nesse cenário, é a boa gestão de e-commerce. Veja algumas (...)

Autor: Redação Impacta

Extremamente concorrido, o mercado das lojas virtuais enfrenta inúmeros desafios desde os passos iniciais na etapa de planejamento, até a fase em que são implementadas, com a necessidade de configurações e otimizações quase que diárias.

Após um bom planejamento ser traçado e o projeto ser concebido, a chave para um e-commerce bem-sucedido é a boa gestão.

Confira algumas dicas para melhorar a gestão de e-commerce

Conheça seu público-alvo

Antes mesmo da escolha das técnicas mais apropriadas ao seu empreendimento, é essencial conhecer o seu potencial comprador.

Somente desta forma será possível compreender os desejos de quem pode ter interesse em seus produtos ou serviços e direcionar as campanhas a eles, no intuito de converter as visitas ao seu site em vendas e fazer com que os clientes sejam fiéis à sua marca.

Tenha cuidado na hora de fazer a escolha da hospedagem

A hospedagem do site é uma das partes mais importantes da gestão de e-commerce. Escolher um bom servidor permite que a experiência do visitante seja mais agradável, o que gera comentários positivos dando mais credibilidade à marca.

O servidor ideal é aquele que oferece um alto desempenho no que diz respeito à velocidade de carregamento de dados e suporte técnico em tempo integral, o que evita com que o site saia do ar inesperadamente.

Existem as opções de servidores compartilhados, que funcionam muito bem com os negócios com pouco tráfego e ainda tem a vantagem de afastar a preocupação de se ter um técnico focado na gestão da infraestrutura, pois o trabalho é feito pelo prestador do serviço.

Há também a opção dos servidores dedicados, que são utilizados para aplicações maiores. Este último exemplo requer um trabalho desenvolvido pelo próprio empreendimento para o gerenciamento de todo o sistema e traz a vantagem de poder oferecer melhores recursos de armazenamento e velocidade em função de ser altamente customizável.

Ofereça segurança ao cliente

Uma questão que faz toda a diferença no e-commerce é a segurança. O cliente aceitou fornecer seus dados bancários, portanto, a última coisa que ele espera é ter inconvenientes relacionados ao seu dinheiro.

Investir em certificações digitais, que evitam o roubo de dados e inclusive são requisitos para a maioria das operadoras de cartões de crédito, é algo essencial na transmissão de confiabilidade da marca.

Tenha atenção com a questão logística

A logística é a parte do processo das vendas que cuida da questão do armazenamento das mercadorias e transporte até o cliente. Trabalhar eficientemente na gestão de todos os processos logísticos é determinante na prevenção de perdas e diminuição do tempo de entrega do produto.

É fundamental compreender que o cliente, ao cumprir sua parte realizando o pagamento, deseja a contrapartida da mesma forma, recebendo um produto em perfeitas condições e no prazo mais curto possível.

Invista em Marketing Digital

Trabalhar com e-mail marketing em ações segmentadas e personalizadas auxilia no aumento da taxa de conversão, porém, não existe uma regra de qual é o melhor meio de divulgação de sua marca e seus produtos. O ideal é que sejam feitos testes frequentes de modo a analisar qual ferramenta tem obtido um maior retorno em investimento.

Conte com a ajuda de profissionais que saberão como direcionar melhor o seu investimento, criando as melhores ações alinhadas aos seus produtos e a segmentação de potenciais clientes, que saibam trabalhar com as melhores ferramentas de marketing e análise de resultados condizentes com a realidade do seu negócio.

Tenha muita atenção com as métricas a serem analisadas e aos resultados obtidos. Estes aspectos são fundamentais para a determinação de metas e tomada de decisões necessárias ao crescimento da lucratividade do site.

Faça uma boa gestão de E-commerce e garanta o seu sucesso

Que tal ser um especialista no sucesso de E-commerce?

MBA em Gestão de E-commerce te prepara para ser especialista em comércio eletrônico

O curso MBA de Gestão Estratégica de E-Commerce da Impacta te ajuda a ser especialista na criação e administração de projetos de comércio eletrônico com base em modernas estratégias, técnicas de mensuração, ferramentas e pesquisas.

Para se inscrever no curso, basta acessar o site aqui. Em caso de dúvidas, fale com um de nossos consultores através do chat online.

2 Comentários

  1. Quero conhecer mais a respeito

  2. Bruno Saes disse:

    Lilian, obrigado pelo comentário. Um de nossos consultores entrará em contato para dar mais informações. De qualquer maneira, você também pode tirar suas dúvidas por meio do nosso atendimento online no link http://chat.impacta.com.br/chatv2/default.asp.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!