faceboook

A tecnologia como aliada na educação

A maneira de estudar e pesquisar passou por uma transformação, tendo a tecnologia como aliada da educação. Confira como a internet pode ajudar a ensinar.(...)

Autor: Redação Impacta

Até alguns anos atrás, era muito comum que os estudantes buscassem informações e fontes para pesquisa em livros, e as bibliotecas eram o melhor local para conseguir se preparar para avaliações e provas.

Não é segredo para ninguém que mundo passou por grandes mudanças, quando o conceito de pesquisa sofreu uma transformação e passando a ter a tecnologia como aliada da educação. As antigas enciclopédias foram substituídas por páginas na internet como Wikipédia e portais de conteúdo e notícias.

Hoje em dia, esse processo de estudo e busca de informações é muito maior, mais ágil e em uma escala global, sendo possível conseguir até mesmo falar com especialistas por meio de redes sociais, além, é claro, do acesso facilitado a livros ou bancos de dados online.

Claro que essa exposição a muita tecnologia acaba por ligar um alerta em especialistas, já que ela oferece diferentes artifícios para tirar o estudante de seu foco central.

Se por um lado, cada vez mais são desenvolvidos aplicativos que permitem ao aluno ter acesso a todo o conteúdo do seu curso pelo smartphone, por outro fica quase impossível resistir a abandonar a leitura por alguns minutos para ver as últimas atualizações do Instagram ou Facebook ou mesmo as mensagens de aplicativos como WhatsApp.

   A tecnologia como aliada para uma educação online

As antigas aulas de reforço ou cursos também mudaram de cara. Alguns sites direcionados para estudantes oferecem aulas ao vivo e permitem a interação entre aluno e professor, o que facilita na hora de sanar as dúvidas, e criando um novo modelo de ensino: os cursos online.

São diversas as opções de canais no YouTube e mesmo escolas e centros de treinamento já tradicionais – como a Impacta Tecnologia -, que oferecem aulas com qualidade, menor custo e à distância.

Esse tipo de educação com a tecnologia como aliada, oferecem diversas vantagens, como:

  • Driblar a falta de tempo com aulas a distância;
  • Evita o deslocamento, causando impacto direto no meio ambiente;
  • Redução de custos operacionais das escolas e centros de ensino.

   Cuidados para otimizar o tempo para estudar online:

Para aproveitar ao máximo todos os benefícios que a tecnologia oferece em prol dos estudos é fundamental ter disciplina. Quem sente mais dificuldade para manter o foco pode optar por baixar arquivos no computador e desconectar a internet antes de acessá-los.

Uma dica para manter o interesse dos alunos à distância é aplicar métodos dinâmicos de ensino, utilizar ferramentas multimídia e disponibilizar conteúdos mais próximos ao cotidiano dos estudantes durante as aulas.

Curtiu o post? Deixe seu comentário nos contando se o conteúdo foi relevante para você ou caso tenha ficado alguma dúvida!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!