Robotista ou Roboticista? Entenda a diferença do Profissional da Indústria 4.0

Robotista ou Roboticista? Você sabe quem é o que faz o Profissional da Indústria 4.0? Assista o Vídeo e Entenda tudo com Rogério Vitalli!

Autor: Redação Impacta

Na era da Indústria 4.0, o uso de robôs para desempenhar tarefas no setor industrial e colaborativo é cada vez mais comum, sendo visto como uma ótima opção para aumentar a produtividade e competitividade em momentos de crise.

 

Entretanto, a carência de mão de obra especializada em áreas como mecatrônica, programação, manutenção e operação de robôs industriais fez surgir no mercado uma demanda por nova profissão chamada de “Robotista”.

 

No Brasil, esse profissional não trabalha sozinho, pois necessita do suporte do profissional de automação, responsável pelo PLC (Controlador Lógico Programável), e que comanda o funcionamento da célula mecatrônica.

 

Já em países da Europa e nos EUA, existe a figura do Roboticista, que é o profissional que desenvolve competências na programação dos robôs e também comanda o PLC.

 

Mas quem é o profissional Robotista? Quais as responsabilidades? E quais as diferenças para o chamado “Roboticista”? São muitas as perguntas sobre uma área relativamente nova, mas tão importante no mercado atual e futuro, não é mesmo?

 

Por isso, o Coordenador do curso de Pós-Graduação em Engenharia Robótica da Faculdade Impacta e diretor executivo do Instituto Avançado de Robótica – I.A.R, Rogério Vitalli, gravou um vídeo para explicar tudo isso!

 

Assista e entenda tudo sobre o robotista:

https://www.facebook.com/353165531516945/videos/3786147674790983/

E aí, ficou mais alguma dúvida? Deixe o seu comentário!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!