faceboook

Quais as vantagens de fazer uma pós em Cloud Computing?

Muito se fala sobre as profissões do futuro. Há algumas décadas, os setores de medicina, engenharia e advocacia eram considerados mais promissores (...)

Autor: Rogério Ramalho

Muito se fala sobre as profissões do futuro. Há algumas décadas, os setores de medicina, engenharia e advocacia eram considerados mais promissores do que outras carreiras. Hoje, no entanto, as atuações ligadas à tecnologia são destaque. Uma dessas áreas que tem ganhando adeptos e espaço no mercado é a Cloud Computing.
Se você é um profissional da área de desenvolvimento, é interessante focar em uma pós em Cloud Computing. Porém, o primeiro passo é entender o que de fato significa atuar nesse segmento e quais as vantagens de se aprofundar nesse tema.
Neste post mostraremos os motivos para que esse campo seja considerado uma profissão do futuro e citaremos as vantagens de fazer uma especialização voltada para essa temática, como a chance de encontrar um mercado promissor, diferenciais no currículo e qualificação profissional.
Ficou interessado/a pelo tema? Siga conosco e entenda mais sobre como inovar na carreira.

Saiba quais são as áreas de atuação profissional

A Tecnologia da Informação (TI) é uma atividade com grande espaço no mercado. Contudo, a chegada da chamada computação em nuvem, ou Cloud Computing, ampliou essas possibilidades.
Essa área de atuação combina conceitos, tecnologias e metodologias e, por isso, exige especialização. Um profissional com pós em Cloud Computing pode ser formado em Estatística, Matemática ou Computação e vai atuar fazendo análise de indicadores e de infraestrutura, buscando sempre a otimização de recursos.
A nuvem é algum lugar do outro lado da sua conexão de internet, em que você pode acessar aplicativos e serviços de onde os seus dados são armazenados de forma segura.
A pós-graduação em Cloud Computing tem como objetivo abordar as melhores práticas sobre a implementação de soluções baseadas em nuvem, permitindo que o aluno estude cada fase e entenda os motivos para utilizar determinadas soluções e tecnologias, além de torná-los capazes de desenvolver projetos para ambientes de todos os tamanhos e de diferentes complexidades.

Mercado promissor para o setor de tecnologia

Levantamento realizado pela Locaweb Corp mostra que em 2017 houve crescimento de 20% na procura por serviços em nuvem, em comparação com o ano anterior. Isso se dá pelas vantagens desse serviço para contribuir com a redução de custos no processo produtivo e pela maior agilidade para entregar soluções tecnológicas às empresas — a consultoria IDC já havia indicado em outro estudo que só em 2016 esse mercado movimentaria 98,4 bilhões de dólares.
Segundo relatório elaborado pela Gartner, um dos centros de pesquisas tecnológicas mais renomados do mundo, a necessidade de profissionais de Cloud Computing está presente entre as principais tendências do setor de tecnologia até 2020.

Pós em Cloud Computing: tenha um diferencial competitivo

Para ser competitivo dentro do mercado de trabalho é preciso estar sempre atualizado quanto às inovações. Assim, ter uma pós em Cloud Computing garantirá que você está pronto para as inovações tecnológicas que estão em curso em todo o mundo. O estudo dessa atividade garantirá que o profissional esteja à frente dos concorrentes quando o tema for eficiência e modernidade.
Outro fator que torna essa área uma profissão do futuro é a ampla demanda por esse serviço. Empresas buscam a tecnologia como uma forma de otimizar os negócios e, para isso, precisam contar com o sistema em nuvem.
Por abranger diversas áreas, a busca por esses serviços também virá de diversos setores da economia. A formação tornará o profissional preparado para virtualizar soluções e as tornarem competitivas no mercado.

Profissional com visão completa e especializada

Diferentemente de um profissional com formação em Tecnologia da Informação, sua visão precisa ser mais estratégica e especializada, pois ele buscará inovações tecnológicas — Big Data e serviços em nuvem, como SaaS, IaaS e PasSa para melhorar os resultados de uma empresa, por exemplo.
Para quem procura uma formação realmente completa, com conhecimento que vai além das habilidades técnicas e do aprendizado intuitivo, o ideal é buscar uma especialização. A pós em Cloud Computing garantirá uma visão mais analítica e estratégica, capacitando o profissional para atuar como CIOs, chefes de departamento e cargos do chamado alto escalão nas empresas.
Outra possibilidade é a oportunidade de se tornar um empreendedor na área. Para dar início a esse processo é recomendado, por exemplo, mostrar habilidade para o mercado compartilhando conteúdos em blogs, redes sociais e vídeos.

Qualificação e desenvolvimento de novas habilidades

Se você tem formação em áreas relacionadas ao tema, como a Ciência da Computação, estará apto a se especializar, aprendendo sobre gestão de projetos, arquitetura de software, tecnologias de virtualização, engenharia de data center, entre outros.
Quem conclui a pós em Cloud Computing passará por aulas teóricas e práticas, que farão com que o aluno entenda cada etapa de um processo na nuvem e o objetivo de usar determinadas soluções e tecnologias para o empenho adequado.
Serão feitos estudos e analisados projetos de todos os tipos sobre empresas de diferentes tamanhos e complexidades. Para isso, serão desenvolvidas habilidades como: administração e orquestração de ambientes em nuvem, arquitetura da internet e protocolos de comunicação, gestão de negócios e planejamento  estratégico, interoperabilidade entre plataforma de nuvem, arquitetura de banco de dados, entre outras.
Atuar na nuvem garante oportunidades incríveis, mas, para ser um profissional capaz de gerenciar serviços de implementação de ferramentas, configurar sistemas, redes e fazer manutenção é preciso formação aprofundada. É importante ir além do aprendizado autodidata e buscar qualificação em escolas renomadas.
Ser um profissional com pós em Cloud Computing garantirá um diferencial fundamental em um mercado tão competitivo e, ao mesmo tempo, com importantes novas oportunidades para quem atua nas áreas de tecnologia.
Assim, será possível buscar formas de desenvolver grandes trabalhos em empresas de ramos completamente distintos. Como o Cloud Computing é a área o futuro, quem desenvolve a capacidade para atuar nesse setor será um profissional preparado para o amanhã.
Agora que você conheceu as vantagens de fazer uma pós em Cloud Computing e entendeu melhor os ramos de atuação de quem busca uma formação nessa área, que tal conhecer melhor o a Pós da Faculdade Impacta? As inscrições estão abertas:
Inscreva-se na Pós-graduação em Cloud Computing

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!