faceboook

Principais diferenças entre engenharia elétrica e eletrônica

Saiba no artigo a diferença entre eletrônica e engenharia elétrica e veja as perspectivas de carreira nas duas áreas!

Autor: Redação Impacta

Você conhece as diferenças fundamentais entre engenharia elétrica e eletrônica? Está completamente inconsciente das distinções entre esses dois campos sobrepostos? É muito ingênuo para entender qual deles tem melhores perspectivas de carreira em termos de emprego e salário?

É de fato uma tentativa logicamente orientada que traça uma clara distinção entre eletrônica e engenharia elétrica e compara as perspectivas de carreira dos respectivos cursos profissionais nessas duas áreas.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir o conteúdo!

Leia os tópicos a seguir, eles esclarecerão suas dúvidas e perguntas de forma simplificada!

O que é Engenharia Elétrica?

É uma disciplina da engenharia que trata do estudo da potência elétrica. O estudo inclui análises detalhadas e demonstrações práticas das modernas soluções de engenharia que utilizamos para gerar eletricidade em escala industrial.

Ele também aborda as questões ou problemas de engenharia que acompanham a transmissão e distribuição de energia elétrica em distâncias maiores. Afinal, o principal objetivo de um engenheiro eletricista é transmitir com sucesso um grande volume de energia sem ter uma grande dissipação de energia.

Portanto, você teria que estudar tudo relacionado ao projeto e desenvolvimento de vários sistemas e dispositivos elétricos usados ​​nos sistemas de geração e transmissão de energia. Você teria que adquirir conhecimento profundo e experiências práticas nos principais assuntos da engenharia elétrica.

O estudo da engenharia elétrica inclui disciplinas como eletrônica de potência e acionamentos, modelagem de sistemas de potência, mecanismo de controle de potência, operação e manutenção de várias máquinas elétricas, recursos de energia renovável, veículo elétrico, medição elétrica e sistemas de controle usados ​​em motores e acionamentos de geradores, circuito de rede e síntese e muitos mais.

O que é Eletrônica?

Embora os termos elétrico e eletrônico sejam aproximadamente correlacionados com eletricidade, eles são ligeiramente diferentes um do outro. Enquanto a engenharia elétrica está relacionada ao fluxo de alta potência, o termo eletrônica se relaciona especificamente com o fluxo de potência comparativamente baixa.

A engenharia eletrônica é um subdomínio da engenharia elétrica. O estudo da eletrônica cobre especificamente o projeto, montagem e otimização de vários aparelhos eletrônicos, como computadores, laptops, telefones celulares e smartwatches.

Alguns dos principais assuntos pelos quais você terá que passar ao estudar eletrônica incluem comunicação analógica e digital, fibra ótica e comunicação sem fio, sensores, sistemas de satélite e radar, dispositivos de estado sólido, sistemas VLSI e integrados, sistemas de robótica e automação, Engenharia de microondas, Internet das Coisas (IoT) e muito mais.

Quais são as principais diferenças entre engenharia elétrica e eletrônica?

À primeira vista, as engenharias elétrica e eletrônica parecem estar intimamente relacionadas, pois ambas precisam lidar com o eletromagnetismo para atingir seus objetivos de engenharia. No entanto, permanecem tão distintos entre si, pelo menos em termos de usabilidade e aplicações práticas.

Enquanto a engenharia elétrica trata da geração, transmissão e distribuição de energia, a eletrônica se concentra no projeto, desenvolvimento e manutenção de circuitos eletrônicos usados ​​em diferentes tipos de equipamentos usados ​​em TV, rádio, computadores, smartphones e IOTs.

Assim, em suma, embora esses dois campos de engenharia compartilhem uma vasta extensão dos mesmos fundamentos científicos, eles diferem muito no lado da implementação.

Para entender essa diferença, olhe para o seu smartphone. Possui muitos componentes pequenos e circuitos complexos, montados em um espaço compacto. Você sabe quem faz esse trabalho para você? Você sabe quem monta o smartphone que você carrega no bolso? 

Você sabe quem cria a ampla variedade de gadgets inteligentes como AirPods, relógios inteligentes, produtos de automação residencial e drones comerciais para você?

Bem, eles são os engenheiros eletrônicos que trabalham para grandes empresas de manufatura como Samsung e Apple, que são a verdadeira força por trás de toda a história de sucesso. Eles estão diretamente envolvidos no processo de design e desenvolvimento do seu smartphone e outros gadgets inteligentes.

Mas, ao mesmo tempo, se você pensar de forma mais introspectiva, também descobrirá que esses engenheiros elétricos desempenham um papel crucial nos processos de telecomunicações modernos.

Embora seus aparelhos eletrônicos sejam projetados e montados por engenheiros eletrônicos, eles são engenheiros elétricos que executam as tarefas críticas de transformação e transmissão de dados sem as quais seu telefone celular provavelmente perderia seu propósito existencial no espectro comercial. 

Eles transformam os dados digitais em sinais elétricos e os transmitem para os cantos mais distantes do mundo com retransmissores de satélite.

Portanto, fica claro que os engenheiros elétricos e eletrônicos têm escopos diferentes e atendem a propósitos não idênticos. Enquanto a engenharia elétrica pode ser considerada o campo mãe, a eletrônica é mais como um subconjunto moderno da engenharia elétrica, onde os engenheiros precisam lidar com o projeto e a fabricação de dispositivos e dispositivos eletrônicos baseados em semicondutores que usamos em nossa vida cotidiana. 

Conclusão

Para a maioria dos candidatos imaturos e massas comuns, a diferença entre engenharia elétrica e eletrônica é quase idêntica à distinção entre um ramo-mãe e seus derivados. Eles estão correlacionados em muitas áreas, mas mantêm um abismo de diferenças em sua aplicação e implementação.

Quer aprender a desenvolver, instalar e fazer a manutenção de equipamentos e sistemas eletrônicos, além projetar aparelhos eletrônicos seguindo as constantes evoluções tecnológicas? 

A Impacta tem o curso técnico em eletrônica, onde você recebe certificação modular a partir do primeiro semestre. Assim, terá qualificações profissionais antes do término do curso, o que dará maior competência em áreas específicas e inserção no mercado de trabalho. Saiba mais aqui.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!