Por que investir em boas fotos para sua loja virtual?

Nas lojas virtuais, a fotografia é o único contato que o cliente terá com o produto antes de comprar. Por isso, ter boas fotos é essencial.

Autor: Rodrigo Cipullo

Começamos com o velho e bom clichê: uma imagem vale mais que mil palavras. E vale mesmo! Principalmente quando seu consumidor é virtual, pois a fotografia é o único contato que ele terá com o produto antes da compra, ao contrário da loja física. Sendo assim, é necessário estar sempre atento aos detalhes e manter-se o mais fiel possível nas características e cores do produto.

Veja algumas dicas para valorizar as fotos de seu e-commerce:

Mostre o seu produto de forma clara: ele é sua principal estrela e tem que aparecer da maneira mais clara e realista possível para seu cliente. Utilize um fundo branco. Pode parecer bem óbvio, porém, muitas lojas e lojistas cometem esse erro primário. O fundo branco realça os detalhes e faz com que o foco da fotografia fique totalmente no produto.

Para o caso do produto ser branco, procure um fundo com uma cor mais escura, que realce o seu produto, a cor mais indicada para o caso é a cor cinza.

Fotos que valorizem os detalhes de seu produto são essenciais

Atente-se para cores e luz: para manter os detalhes e cores fiéis ao produto original é necessário que a luz seja da mesma cor que o fundo, já que no caso de usar uma fonte de luz ou uma cor de fundo diferente (amarelo, azul ou vermelho) poderá distorcer as cores originais dos objetos e trazer uma experiência insatisfatória quando o cliente receber.

Então, se utilizar o fundo branco, sua fonte de luz tem que ser branco. A luz é importantíssima e o tratamento da imagem deve ser o mínimo possível. Um bom clique é fundamental e eliminará a necessidade de um tratamento que “maquie” a realidade e as características do produto.

Tenha suas próprias fotos: infelizmente, as fotos ficam sempre em segundo plano na criação de uma loja virtual. Muitos lojistas acabam utilizando as fotos enviadas pelo próprio fabricante do produto ou ainda imagens captadas na internet  (muitas vezes retiradas até no site dos concorrentes) com baixa resolução. Uma fotografia profissional e de qualidade é fundamental e poder representar o sucesso do seu negócio!

Invista em imagens profissionais: caso não tenha conhecimento técnico ou equipamentos necessários para uma foto de qualidade use os serviços de um profissional. Pode parecer um alto investimento para o começo, porém, a qualidade do seu produto será realçada e certamente aumentará suas vendas. É preciso sempre pensar como o produto será visto e interpretado pelo seu cliente, gerando imagens detalhistas e fiéis ao produto que conversem com o seu cliente, sem dúvidas o desejo de consumo será aumentado.

Utilize mais de uma imagem por produto: mescle as fotos que misturem ângulos mais amplos, mostrando o produto como um todo, e imagens mais detalhistas. Não abuse dos detalhes, pense nos pontos que farão a diferença na tomada de decisão da compra. Para esse caso, lembre-se que uma ou duas fotos é pouco para apresentar o produto, porém, mais de oito ou nove fotos pode ser considerado totalmente exagerado. Mescle duas ou três fotos amplas co três ou quatro fotos detalhistas que, certamente, terá um bom resultado.

É necessário pensar como o seu cliente. A compra online começa e termina com os olhos, por isso, uma boa fotografia vai aproximá-lo de um produto que ele não terá nenhum outro contato, passando confiança e acabando com a dúvida do “será que devo comprar?”. A fotografia é uma arte e, como todas as outras artes, requer tempo e dedicação. Não tenha pressa ou faça as fotos da sua loja virtual de qualquer jeito, lembre-se que ela é fundamental para o e-commerce, resultando no aumento das vendas e conversão da sua loja virtual.

Se você pretende iniciar pessoalmente a fazer os cliques de seus produtos, vale dar um conferida na postagem sobre os 10 erros comuns de um fotógrafo iniciante.

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