Pantone revela a cor do ano para 2015: Marsala
Pantone apontou um tom marrom-avermelhado, inspirado em um vinho italiano e chamado de Marsala, como a cor tendência para o ano de 2015.
Autor: Bruno Saes
Como já virou tradição, a Pantone revela qual a cor escolhida como tendência para 2015. A divulgação pode até soar de maneira estranha para quem não é do ramo de design, porém, é muito importante, visto que reflete em toda a indústria gráfica, servindo como influência aos profissionais e empresas do universo das artes em todo o mundo.
A empresa, reconhecida como autoridade mundial em escala de cores, apontou para o próximo ano um tom marrom-avermelhado, chamado de Marsala, o mesmo nome de um tipo de vinho italiano.
A escolha da Pantone para 2015 chamou bastante atenção por dois motivos. O primeiro, que causa um verdadeiro choque no público, ocorreu muito provavelmente devido ao tamanho da diferença entre a Marsala e as cores escolhidas nos anos anteriores. O novo tom tem um aspecto muito mais sério e fechado, diferenciando-se das escolhas vivas e alegres de 2012, com o Tangerine Tango, 2013, com Emerald, e 2014, com Radiant Orchid (escolha que também foi divulgada aqui no Blog Impacta).
Divulgação da Pantone gera piadas na web
O segundo motivo que causou muita repercussão, principalmente nas redes sociais, é referente ao nome da cor. Acontece que, além de ser um nome de vinho, Marsala é nomenclatura de um molho da rede de comida italiana Olive Garden, fato que gerou muitas piadas na internet.
Claramente a escolha da Pantone não teve nenhuma ligação com a rede de alimentação. Em release para apresentar a cor, a empresa explica o conceito sobre o tom de 2015: “Assim como o fortificado vinho que dá o nome à Marsala, esse tom saboroso engloba a riqueza satisfatória de uma farta refeição, enquanto as suas raízes marrom-avermelhadas emanam uma sofisticada e natural sensação terrosa”.
Você podia até não conhecer essa cor, porém, agora terá a certeza que em 2015 irá encontrá-la bastante, seja nas passarelas de desfiles de moda, em sites, na decoração de ambientes e até mesmo nos itens de maquiagem.
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