faceboook

O que não fazer na hora do vestibular

Além de estudar bastante, o vestibulando também precisa prestar atenção em alguns itens que parecem detalhes, mas podem atrapalhar muito.

Autor: Jéssica Lima

Essa época do ano é bem tensa para quem está prestando vestibular. O ano de estudos é testado e você deve estar preparado para responder perguntas de praticamente todos os assuntos do mundo, já que nós nunca sabemos o que vai cair na prova.
Além de estudar bastante, o vestibulando também precisa prestar atenção em alguns itens que parecem detalhes, mas podem atrapalhar muito (você e os outros alunos da sala) no dia da prova. Vamos dar algumas dicas do que não fazer nesse dia tão importante.

1 – Não coma comidas fedorentas e que fazem muito barulho

O que não fazer na hora do vestibular
É sério! Além de desconcentrar toda a turma que está no mesmo barco que você, você pode acabar tendo uma indigestão no meio da prova e não vai ser legal.
O melhor é ir depois do almoço para não morrer de fome e levar comidas leves como frutas, barras de cereal e água.
 

2 – Não use roupas desconfortáveis

O que não fazer na hora do vestibular
Deixe o salto alto e a blusinha apertada para a comemoração quando você passar no vestibular. Com tantas questões para se preocupar, o que é pior do que ter que ficar ajeitando a roupa ou o sapato?
Por isso, aposte no conforto. Ninguém vai te julgar por usar um moletom, uma blusa confortável e um tênis macio. Com certeza essas roupas irão te incomodar muito menos durante a prova.
 

3 – Não estude na véspera

O que não fazer na hora do vestibular
Pois é, não vai acontecer nenhum tipo de mágica onde toda a matéria que você nunca aprendeu irá entrar no seu cérebro de repente. Não adianta passar a noite em claro estudando um dia antes do vestibular.
Faça revisões antes e deixe esse dia para relaxar e dormir bem, isso será bem mais produtivo.
 

5 – Não tente colar

 
O que não fazer na hora do vestibular
Isso nunca vai dar certo. Primeiro porque as pessoas que ficam na sala estão ali só para ver se alguém vai tentar fazer uma besteira dessas. Segundo porque você pode ter sido o mestre em colar no ensino médio, mas acredite: não vai dar certo no vestibular.
Você provavelmente vai perder a prova e ainda passar uma baita vergonha. Então confie nos seus estudos e só.
 

6 – Não deixe tudo para a última hora

O que não fazer na hora do vestibular
Imagina só se atrasar para o vestibular porque você não comprou uma bendita caneta azul?!
Sempre separe as coisas que você deve levar para a prova um dia antes. E esteja atento ao que cada instituição permite e exige que sejam apresentados, pois esses itens podem variar.
 

7 – Não deixe o celular ligado

O que não fazer na hora do vestibularVocê não vai usar o celular de qualquer forma, então o desligue. Essa é uma regra unânime entre as faculdades e você deve obedecê-la. Também não esqueça de tirar os despertadores agendados no celular, pois algumas vezes eles funcionam mesmo quando o aparelho está desligado.
 

8 – Não perca a noção do tempo

O que não fazer na hora do vestibular
Muitas vezes pelo nervosismo ou falta de atenção, os vestibulandos acabam perdendo a noção do tempo e deixando muitas questões por fazer.
Tenha cuidado com o seu tempo, não pare para tentar resolver uma questão durante uma hora inteira. Se você não está entendendo o que o enunciado quer dizer, passe para a próxima e depois volte nessa questão.
Algumas vezes estamos tão focados em entender algo que deixamos de ver coisas óbvias. Por isso, é melhor “espairecer” com outras questões e não ficar bitolado em uma só.
Gostou das dicas sobre o que não fazer na hora do vestibular? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário, ficaremos felizes em responder.
 

2 Comentários

  1. Gostei das dicas, mas a primeira, para não comer comidas fedorentas e que façam batulhos foi top demais. Morri de rir aqui. Parabéns pelo artigo e pelo início. Pela dica 1 eu li todo resto.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!