faceboook

O mercado de trabalho em 2023 sob a perspectiva de um candidato

Leia o artigo e entenda as perspectivas e desafios encontrados por candidatos no mercado de trabalho atualmente !

Autor: Redação Impacta

O mercado de trabalho está sempre mudando à medida que os funcionários se aposentam, procuram novos empregos e navegam na disrupção.

Em uma pesquisa de dezembro de 2022 da Monster.com, os trabalhadores relataram estarem procurando novos empregos para obter melhores salários, mais oportunidades de crescimento ou a necessidade de sair de um local de trabalho tóxico.

Todos os sinais indicam ser fácil entrar no LinkedIn e conseguir o emprego dos seus sonhos em questão de dias – então, por que ainda parece tão difícil ser contratado?

A melhor maneira de responder a essa pergunta é entender o mercado de trabalho atual e o que isso significa para quem procura emprego. Acompanhe a leitura a seguir e saiba mais!

Principais estatísticas do mercado de trabalho para 2023

O relatório de janeiro do Departamento do Trabalho dos EUA mostrou um aumento de 517.000 empregos, superando em muito sua estimativa de 187.000. O lazer e a hospitalidade geraram a maior parte dos empregos à medida que as empresas se recuperam da pausa no turismo relacionada à pandemia, mas espera-se que os cuidados de saúde assumam a liderança no crescimento do emprego à medida que a população do país continua envelhecendo.

A força de trabalho atual está crescendo (embora mais lentamente do que nos últimos anos) e o PIB deve aumentar. Do ponto de vista de um economista ou político, o mercado de trabalho mundial certamente está crescendo. 

Mas o ponto de vista de um economista empregado é muito diferente do de um candidato a emprego comum. Do ponto de vista do candidato, o mercado pode parecer um pouco tumultuado.

Maiores mudanças no mercado de trabalho

A pandemia do COVID-19 causou uma sacudida de vários anos no mercado global, com muitos setores e organizações dinamizando operações para cumprir novas políticas e mudanças nos regulamentos de saúde. 

Trabalhar em casa tornou-se uma necessidade para os empregos de escritório para manter a produtividade durante um período de quarentena e distanciamento social, enquanto os trabalhadores essenciais tomaram precauções e se adaptaram às novas regras de segurança.

Antes da pandemia, apenas 6% dos indivíduos nos EUA trabalhavam principalmente em casa. Agora, 66% dos funcionários dos EUA trabalham remotamente, pelo menos em meio período, com até 92% dos funcionários trabalhando remotamente pelo menos um dia por semana. Isso é um grande salto!

Números impressionantes do mercado de trabalho podem dar a ilusão de que nos recuperamos totalmente da quarentena. Ainda assim, pode levar anos, até décadas, para que a força de trabalho se recupere de uma mudança tão significativa – especialmente seus impactos na saúde mental.

Maiores desafios do mercado de trabalho

Por definição, é um mercado de candidatos a emprego, mas isso não significa que os candidatos estão perdendo. Muitos estão enfrentando sua parcela justa de desafios.

Perturbação econômica

Parece que sempre há uma razão válida para uma possível recessão estar se aproximando em um futuro próximo. E, enquanto lutam com o medo de uma recessão, os trabalhadores também estão navegando em alta inflação e possível estagnação. Para algumas pessoas, esses problemas são agravados, resultando em demissões, salários abaixo do esperado e estresse no local de trabalho.

Automação

Embora seja improvável que os robôs realizem uma revolução ou assumam quase metade de nossos empregos, como alguns temiam, a automação continua sendo uma ameaça para alguns empregos. Já existem robôs e programas de inteligência artificial (IA) que podem verificar o estoque, preencher formulários e escrever artigos. É apenas uma questão de tempo até que os robôs realizem tarefas mais complexas, especialmente com os desenvolvimentos recentes em IA.

A automação tem o potencial de diminuir o número de empregos disponíveis, levando os trabalhadores a aprender novas habilidades ou procurar empregos em outras indústrias. Mas também significa que os funcionários qualificados na operação de máquinas estarão em alta demanda – pessoas que entendam como a automação funciona e como as máquinas podem ser usadas da melhor maneira em ambientes de negócios.

Concorrência

Se você deseja ter um emprego de sucesso na próxima década, precisará estar preparado para uma competição intensa – tanto com outros candidatos quanto com os funcionários existentes. Frequentemente, há tantos candidatos qualificados competindo por uma função específica que pode parecer uma batalha difícil.

Mesmo uma economia em expansão vem com sua parcela de demissões, empresas em dificuldades e desafios de inflação que levam os trabalhadores a buscar salários mais altos. Isso aumenta a concorrência, o número de candidatos que se candidatam a empregos e a demanda por habilidades especializadas; por isso, é preciso muito mais esforço para se destacar da multidão.

Os recrutadores estão sempre procurando currículos impressionantes e, quanto mais eles veem, mais altos seus padrões sobem. Os candidatos a emprego podem ter dificuldades para serem notados, mesmo que o empregador esteja procurando alguém com suas habilidades exatas. O pool de candidatos é grande e, como a economia é cíclica, provavelmente só aumentará.

Maior desejo pelo trabalho remoto

A força de trabalho falou – ninguém mais quer ir para o escritório todos os dias. Mas nem todo trabalho disponível oferece esse tipo de flexibilidade. O número de funções híbridas e remotas disponíveis está aumentando, mas os candidatos estão concorrendo primeiro a essas funções. 

Isso cria um fluxo de candidaturas para os cargos que os recrutadores devem eliminar um a um, afunilando o processo de contratação. A melhor maneira de superar isso é estar no topo da pilha, o que significa que os trabalhadores devem constantemente buscar e aproveitar oportunidades híbridas ou remotas. O madrugador fica com o home office!

Como se destacar em um pool de candidatos

Com tantas pessoas se candidatando para os mesmos empregos, os recrutadores são mais exigentes sobre quem contratar. Eles têm mais opções do que nunca e querem se certificar de que a pessoa contratada será a mais adequada para sua empresa.

Então, como você se destaca entre todos esses outros candidatos? Existem várias coisas importantes que os recrutadores procuram:

  • Um currículo bem elaborado: inclua palavras-chave relacionadas ao seu setor ou profissão em todas as páginas de seus materiais de inscrição, especialmente em seu currículo. Isso ajudará os recrutadores a encontrá-lo facilmente quando estiverem pesquisando em centenas de aplicativos ao mesmo tempo.
  • Habilidades: os recrutadores querem ver se você tem o que é preciso para fazer bem o trabalho, então eles estarão olhando para suas habilidades para avaliar se você terá sucesso na função. Agora é um ótimo momento para acumular uma ou duas certificações para impulsionar seu currículo.
  • Personalidade: os recrutadores querem alguém que se encaixe em sua cultura e trabalhe bem com outros funcionários. Embora seu currículo possa refletir uma pequena parte disso, sua carta de apresentação e entrevistas serão o que fecha o negócio. Certifique-se de mencionar seu desempenho em empregos anteriores e como você trabalhou em sua equipe.
  • Envolvimento: Envolver-se ativamente com o recrutador mostra comprometimento. Certifique-se de acompanhar sua inscrição e sempre prepare perguntas fortes para fazer em sua entrevista.
  • Honestidade: Seja honesto sobre suas conquistas, lacunas em sua experiência de trabalho ou problemas no passado. Isso mostrará aos recrutadores que você é transparente e garantirá que eles não serão os únicos a dar voz a qualquer “sinal de alerta” que virem.
  • Pesquisa: conheça a vaga para a qual está se candidatando! Isso significa fazer algumas pesquisas sobre a empresa, sua estrutura e valores antes de sua entrevista. Uma boa pesquisa também ajudará a formular perguntas para o recrutador que sejam específicas da própria organização.
  • Mídia social: muitos recrutadores estão usando sites de mídia social como o LinkedIn como parte de seu processo de contratação atualmente. Certifique-se de que todos os seus perfis de mídia social sejam profissionais e atualizados para os recrutadores poderem ter uma ideia de quem você é antes de encontrá-lo pessoalmente.

Embora o mercado de trabalho tenha seu quinhão de desafios, ainda existem maneiras pelas quais os candidatos podem aproveitar suas habilidades para garantir que estão dando os passos mais eficazes em direção a uma carreira dos sonhos.

Lembre-se também de que a motivação e a confiança ajudam muito a garantir uma nova função. Com o currículo certo e sólidas habilidades de entrevista, os candidatos a emprego têm potencial para alcançar novos patamares em 2023!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!