faceboook

Museu do Computador: conheça a sua contribuição para a inovação e tecnologia

Veja como o Museu inovou usando o software do metaverso na Impacta

Autor: Redação Impacta

O Museu do Computador é uma iniciativa cultural mantida por uma associação privada sem fins lucrativos, dedicada à recuperação, conservação e exposição de computadores e outros objetos relacionados à história da informática e da tecnologia digital no Brasil e no mundo. 

Foi fundado na cidade de São Paulo em 1998 por José Carlos Valli e realiza eventos itinerantes e mostras temporárias. A associação mantenedora do museu possui um acervo vasto, entre exemplares de hardware, software, manuais, livros, pôsteres e fotografias, atestando a linha evolutiva dos objetos ligados à ciência computacional e à informática.

Primeira exposição do mundo vendida no metaverso

Com a pandemia, o museu foi fechado e, devido à necessidade de sobreviver, desenvolveu de 2020 a 2022 um software usando Unreal Engine e criou o primeiro museu a vender lives diretamente do metaverso. 

Usando um óculos de realidade virtual, a história é contata do ábaco até o futuro da tecnologia usando modelos 3D, vídeos e fotos. Os visitantes não precisam ter o óculos de realidade virtual, já que tudo que se passa no óculos é espelhado via YouTube. Com isso o Museu do Computador revolucionou a maneira como recebe seus visitantes e ampliou o alcance de visitas para todo o Brasil. 

A explicação ocorre em uma hora e meia e os visitantes a assistem usando o software do metaverso no teatro Impacta e depois visitam a exposição física com muitos artefatos tecnológicos que viram no metaverso, só que dessa vez, ficam cara-a-cara com esses “dinossauros” da tecnologia.

A primeira turma com 28 alunos a visitar o museu no metaverso foi do colégio Ábaco, localizado em São Paulo, no dia de 9 de junho de 2022. Foi a primeira turma no mundo a visitar um museu ao vivo diretamente do metaverso no mundo.

Reinauguração no Dia da Informática

O Dia da Informática, em 15 de agosto, foi a data escolhida para a reinauguração do Museu da Informática, que desde 2019 está na sede da Faculdade Impacta Tecnologia, no tradicional bairro da Barra Funda, em São Paulo.

Dentre os mais de 5 mil itens do acervo, o destaque fica para uma memória de ferrite (1950), mainframe de 1959, mouse de madeira (1962), Osborne 1 — primeiro computador portátil, entre outras relíquias. 

Estes itens podem ser observados na visita presencial ou no universo virtual. Vale reforçar que o Museu da Informática é o primeiro do mundo a ter uma exposição no metaverso. 

“Tivemos a nossa primeira visita guiada no metaverso em junho de 2022. Com um óculos de realidade virtual, a história da informática é contada do ábaco até o futuro por meio do canal do Youtube”, explica José Carlos Valli. 

“Revolucionamos a forma como recebemos os nossos visitantes e expandimos o alcance, pois eles não precisam mais estar em São Paulo para acompanhar a fascinante história da informática”, complementa.

Na visita física, os visitantes também têm contato com o resumo no metaverso e, depois, visitam o acervo. 

“Para a Faculdade Impacta, que respira tecnologia, é um privilégio ter o museu em nossa sede. Nossos alunos podem visitar e acompanhar a evolução, bem como aproximamos as empresas de nossa instituição”, afirma Célio Antunes, fundador e CEO do Grupo Impacta Tecnologia.

O Museu da Informática será reaberto para as visitas a partir de 16 de agosto. Agende a sua visita em nosso site.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!