4 Motivos para ter uma boa gestão de mídias sociais

30 de junho é o Social Media Day e, para comemorar, separamos 4 Motivos que mostrar porque Investir na Gestão de Mídias Sociais é importante!

Autor: Redação Impacta

Atualmente as redes sociais estão tão presentes em nossas vidas pessoais e profissionais que temos até um dia para comemorá-las! Dia 30 de junho é o Dia da Mídia Social ou, como é mais conhecido, social media day.

A data de homenagem surgiu com o site Mashable, em 2010, propondo uma reflexão sobre as importantes mudanças que as redes sociais proporcionaram na vida das pessoas.

E quantas pessoas! Segundo o relatório Digital 2021 da We Are Social e Hootsuite, em janeiro desse ano já eram quase 4,2 bilhões de usuárias nas redes sociais em todo o mundo.

Não é à toa que hoje, 11 anos depois, o Social Media Day é comemorado em mais de 90 países, com a realização de diversos eventos, atividades e debates.

Porém, mesmo com esse reconhecimento e com a quantidade de usuários, ainda há empresas que não investem em uma boa gestão de suas mídias.

A falta de uma visão do retorno e das possibilidades que as redes sociais oferecem ao negócio é um dos principais empecilhos, mas a gente quer te mostrar que vale a pena!

4 Motivos para investir em um boa gestão de mídias sociais

Só no Brasil são cerca de 150 milhões de usuários nas redes sociais, ainda de acordo com o relatório Digital 2021.

Só com esses números já poderíamos notar a importância do investimento das empresas nessas mídias, visto que seu público representa mais da metade da população do país — e uma grande fatia do mercado de
consumidores.

Mas não basta ter um perfil, página ou canal. É fundamental que a empresa se posicione ativamente. Por isso, mostraremos a seguir alguns bons motivos para apostar na estratégia.

1 – Divulgar a marca com qualidade

Um gestor de mídias sociais se faz essencial, principalmente na hora de
divulgar a marca com qualidade. É ele quem ajuda a empresa a trabalhar
o seu nome no mercado por meio de estratégias digitais. Isso inclui:

» lançamento de novos produtos;
» propagandas;
» promoções etc.

O profissional deve ter bem alinhado e já saber mais do que ninguém:

» qual linguagem utilizar;
» como se posicionar diante de assuntos polêmicos;
» o que gera engajamento com o público, entre outras informações fundamentais.

O trabalho dele é alinhar a missão, visão e valores da empresa aos conteúdos publicados nas mídias sociais, mostrando ao consumidor que a sua marca se destaca entre os concorrentes.

2 – Ser um canal ativo de comunicação e relacionamento com os clientes

Não importa qual seja o seu público-alvo: as redes sociais ajudam a facilitar a conversa da sua empresa com esses consumidores. Esses canais remetem a relacionamento, logo, é importante interagir com os usuários que estão ali, reforçando a identidade da sua marca.

A gestão é fundamental, pois permite uma constância de comunicação. Não gerenciar o uso das mídias sociais pode gerar uma imagem de falta de comprometimento.

Por isso, responder questionamentos e estar aberto a críticas e sugestões são atitudes que mostram a sua preocupação e fazem com que os fãs da página sintam que são valorizados.

3- Ter controle sobre os conteúdos e frequência de publicação

Os conteúdos devem ser postados com certa frequência. Isso porque os seguidores da marca precisam estar em constante contato, para poderem criar um relacionamento forte com ela.

Com uma gestão eficaz, você consegue colocar informações de qualidade no feed dos seus clientes na frequência mais adequado ao seu público. Essa é uma maneira eficaz de aumentar o alcance do seu negócio de maneira on-line.

Apostar no bom gerenciamento ainda ajuda no controle dos horários mais adequados para a postagem, frequência de cada tipo de conteúdo e o estilo mais bem aceito pela audiência.

Além disso, permite uma administração melhor dos recursos para impulsionamento (Ads) e destinação correta deles.

4 – Obter insights e informações sobre o seu consumidor

O que as pessoas procuram nas redes sociais? Qual o tipo de conteúdo é mais interessante aos olhos delas? O que estão fazendo os concorrentes que têm se destacado no mercado?

Todas essas informações estão presentes nesses canais e não são tão complicadas de obter.

Por essa razão, a gestão prioriza o estudo dessas métricas e dos resultados que vêm sendo alcançados, fazendo um monitoramento próximo desses canais.

Isso ajuda na obtenção de dados sobre o comportamento do consumidor, avaliando o que ele tem falando sobre a marca, identificando fraquezas e aceitação de determinado produto e muito mais.

Tudo isso é uma fonte de insights, visto que, a partir de um estudo aprofundado e usando de criatividade, é possível aperfeiçoar os seus produtos ou serviços, contribuindo para a tomada de decisão.

Conclusão

Quando a empresa decide investir na gestão de mídias sociais com o intuito de divulgar seus serviços e produtos, ela traz mais qualificação para a sua estratégia digital, aproxima a marca do público e se posiciona no mercado tão competitivo. Ou seja, o investimento é essencial.

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